Encontro Gourmet – workshops
Dando continuidade ao Encontro Gourmet, ocorrido em São Paulo dia 29 de setembro, vejam uma parte da programação.
Nesse post quero destacar o Encontro Gourmet – workshops.
A Gastronomia molecular, com a Chef Dani Padalino, foi um dos mais concorridos. Na técnica de uso do nitrogênio líquido, Dani preparou um sorvete de jaca em pouquíssimo tempo.
Foto cedida pela Patrícia Martins.
Na esferificação, ela utilizou a polpa de jabuticaba, misturou alginato (espessante) e cloreto, que esferifica. A bolinha resultante é colocada em água para retirar o amargor do cloreto. Simples assim e o resultado surpreende.
A enzima transglutaminase serve para colar, por exemplo, bife à rolé, em substituição aos palitinhos. Com essa técnica de colagem de proteína, ela preparou um minimedalhão de camarão, servido com azeite de dendê em pó.
O workshop da Baden Baden foi apresentado pelo sommelier de cerveja Eduardo Passarelli.
A harmonização de cervejas de malte escuro, tipo Staut, com aroma de chocolate e café, foi sugerida para as sobremesas à base de chocolate amargo ou meio amargo.
As do tipo Weiss, que têm notas de frutas e cravo-da-índia, funcionam bem com pratos leves, como crostinis de brie com mel. A degustação foi um purê de batata doce com camarão.
Cervejas escuras, tipo Red ale, combinam bem com carnes, inclusive com molho à base de cerveja, como ragu de cordeiro, por exemplo. Também podem ser empregadas para queijos azuis.
As do tipo Golden, com aroma de canela, harmonizam com aperitivos, como azeitonas e pickles. Cervejas do tipo Cristal combinam-se bem com ceviche.
No workshop sobre food design e fotografia, Ariana Lima e Gabriel Bertoncel, do E3 Fotografia, apresentaram recursos simples que podem melhorar sensivelmente a qualidade das fotos, como o uso de lanterna e espelho. Também diferenciaram os conceitos de food designer, que faz um menu degustação, com apresentação do prato e food styling, que é a engenharia para montar um prato.
Degustação preparada pelo Chef Fernando Pulcino.
Foto dos chocolates cedida pela Bruna.
A Chef chocolatier Luciana Lobo mostrou diferentes formas de apreciar um bom chocolate. Foram degustados chocolates do Brasil, da Bélgica e da Tanzânia, com teores de cacau distintos.
A querida Carla Maicá apresentou algumas sugestões para utilizar o Rap 10, um dos patrocinadores do evento. Não perdeu a oportunidade de solicitar ajuda à Queila, ambas blogueiras que temos prazer em ter como amigas, agora não mais virtuais. Esse foi o principal objetivo desse encontro, que nos proporcionou momentos como esse, de confraternização geral.
Foto cedida pela Carla Colombo.
As flores sempre fazem bonito na decoração. Uma maneira bem simpática de decorar é utilizá-las em garrafas, como havia na bancada gourmet.
8 Comentários
Marly
Oi, Gina,
Vim ler o restante das suas impressões sobre o Encontro, e assim cheguei aqui, rsrs.
Este post ficou especialmente interessante, por causa das muitas novidades registradas. Esta enzima transglutaminase deverá simplificar bastante o preparo de certos pratos, né? rsrs. E as cervejas especiais estão cada vez mais presentes em todas as estapas de uma refeição: entrada, prato principal e sobremesa, rsrs.
Já li o último post, mas precisava tomar conhecimento deste.
Beijo, boa tarde e bom domingo.
Gina
Que bom, Marly, você acompanhar a saga dos posts do encontro, mas da próxima vez quero é poder lhe dar um abraço, viu?
Beijos!
Rachel Azevedo
A Maria de Lourdes tem razão, aos poucos e com posts como o seu, vamos recordando os momentos vividos…sempre com aquele aperto de saudade no coração.
Adorei seu post, muito bem montado.
Um beijão querida!
Gina
Minha amiga, o que não falta é assunto para falar desse evento. Ainda faltam as degustações, que estavam ótimas, apesar de ter comido bem pouco. O tempo foi direcionado para outras coisas.
Obrigada, Rachel.
Carla Colombo
Adorei o post, vc colocou muito bem os detalhes dos workshops!
Eu mesma não lembrava quais os nomes dos “ingredientes mágicos” usados pela chef Dani (só do transglutaminase, não sei pq kkkkkk)
Obrigada pela menção à foto das flores… só uma pequena correçãozinha, é brisandonacozinha.com e não .com.br! hehehehehe
Beijão! 🙂
No próximo espero conhecer todas de verdade e não ficar acanhada como fiquei! 🙂
Gina
Eu que agradeço, Carla, pela foto. Já corrigi o link.
Deu um branco geral no pessoal do encontro. No próximo a gente corrige tudo isso…rs!
Beijos!
Maria de Lourdes
Aos pouquinhos a gente vai relembrando dos detalhes não é mesmo? Ficou muito bom este seu post.
Bjs
Gina
Vamos matando a saudade também.
Beijos e boa semana!