Cupcake de ovomaltine
Bolos e bolinhos

Cupcake de ovomaltine nas Bodas de Papel da filha

Minha filha completou Bodas de Papel dias atrás. Preparei esses  dois coraçõezinhos de papel para decorar cupcake de ovomaltine e servir com cafezinho ao casal, após o almoço de 1 ano de casamento. Pequenas “frescuras” de mãe. Mas o importante mesmo é ser feliz! Parece que foi ontem que publiquei as cenas do casamento deles…

Cupcake de ovomaltine

125 g de manteiga sem sal
80 g de açúcar
60 g de ovomaltine
2 ovos
1 colher (chá) de essência de baunilha (ou 1/2 de extrato)
160 g de farinha de trigo
20 g de cacau em pó
100 ml de leite
1 colher (chá) de fermento em pó

Recheio:

250 g de creme crocante ovomaltine (ou creme de avelã com chocolate)

Cobertura (buttercream de café):

110 g de manteiga sem sal
230 g de açúcar de confeiteiro (usei só 120 g)
100 g de cream cheese
1 colher (chá) de baunilha
2 colheres (sopa) de café forte

Preparo:

Massa – Bata a manteiga com o açúcar e o ovomaltine até ficar cremoso. Adicione os ovos e a baunilha, sempre batendo. Agregue a farinha e o cacau, peneirados juntos, alternando com o leite. Misture, por último, o fermento. Distribua a massa por 12 forminhas de papel e coloque-as dentro da forma de metal. Leve ao forno preaquecido a 170° por aproximadamente 25 minutos. Faça o teste do palito. Espere esfriar para rechear.
Cobertura – Bata a manteiga, o açúcar e o cream cheese. Fora da batedeira, adicione baunilha e café, apenas misturando bem. Leve à geladeira para firmar. É uma cobertura bem mole e reduzi a quantidade de açúcar. Retire do gelo e decore imediamente, antes de servir. Você pode usar outros tipos de cobertura, como ganache, chantilly ou brigadeiro de ovomaltine.
Recheio – Com o bolinho frio, corte um cone na tampinha , pressione um pouco a abertura, coloque uma colher pequena de recheio e recoloque o cone retirado. Finalize com a cobertura e a decoração desejada.
A receita recebi por e-mail, mas fiz pequenas alterações.

Bouganvillea spectabillis

Um dos nomes populares da Bouganvillea spectabilis é flor de papel. Ela é natural do Brasil.

Compartilhar:

20 Comentários

  • luma rosa

    Hum… Fiquei imaginando o gosto desse cupcake. Lembro de uma época que a fábrica do Ovomaltine diminuiu a produção e que não achavamos mais em supermercado. Para tomar a batida, tinha que aproveitar quando passavamos ao lado da fábrica na via dutra. Não existiam tantos sabores e essa tal batida era verdadeiro sucesso!

    Agora encontro novamente nas prateleiras dos supermercados, mas até hoje não encontrei alguém que fizesse como o original.

    Essas “frescuras” da mãe tem que existir sempre! Aliás, devemos comemorar os momentos felizes sempre e relembrar para reforçar os laços de afeto!

    Gina, assisti a entrevista do Vinícius na Globo News e não sabia que ele tinha feito MPB na Uni Rio. Muito bom! Melhor ainda quando os pais apoiam os sonhos dos filhos!

    Vim lhe fazer um convite:

    Você já participou do BookCrossing Blogueiro e por isso venho te chamar para o 6º BookCrossing Blogueiro que acontecerá do dia 16 ao dia 23 de Abril.

    Ficarei feliz com a sua presença, participando ou ajudando a divulgar!

    “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo e esquecer os caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia; e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.” (Fernando Teixeira de Andrade)

    Feliz páscoa!!
    Beijus,

    • Gina

      Também cheguei a comprar na fábrica da Dutra.
      Como sempre, vou fazer o possível para participar do Book Crossing Blogueiro.
      Obrigada pelo carinho.
      Boa Páscoa pra você também!
      Bjs.

  • Rachel Azevedo

    Concordo com vocês, Regina e Josy, também adoro mimar meus filhos com algumas frescurinhas feitas somente para eles e sou eu quem fica mais satisfeita.

    Ficaram lindos os corações, tenho certeza que ficarão guardados para sempre na memória da filha e genro… Parabéns a eles!!!

    Bjuss querida!!!

  • Josy

    Gina querida eu diria que voce não é uma mãe fresca, e sim muito, muito carinhosa. Mas entendi, o que vc quis dizer, essas pequenas frescurinhas que proporcionamos aos nossos filhos nos faz tão bem, eu diria até que nos faz mais felizes do que aos presenteados né?? Hehe., Conheço bem isso, adoro essas frescurinhas hehe. Ficaram lindos e gostei dos coraçõezinhos uma idéia bacana. A flor é linda, cresce aos montes por essa terra. Beijocas

      • Josy

        Gina querida, passei aqui para deixar votos de uma Feliz e abençoada Páscoa a voce e seus familares, repleta de paz, e alegrias e aproveitando, peço imensas desculpas pela minha indelicadeza ao me esquecer de parabenizar sua filha pela Bodas de Papel. Me desculpe viu? Desejo que Deus abençoe a união a cada dia da vida deles. Bjos

  • Teresa Newman

    Faz bem querida essas frescurinhas a quem dá e a quem recebe. Carinho nunca é demais. adoro! confesso que ainda não aprendi a fazer esses arabescos com o buttercream , um dia chego lá.
    Não poderia deixar de comentar . Essa especie de flores (Bougnavillea) era que dava vida aos muros da minha casa quando solteira. Lindos!

    • Gina

      De fato, Terê, o buttercream não é muito bom para manusear. Se vivêssemos num país que não fosse tropical creio que seria perfeito. Até prefiro essa cobertura do que o chantilly, por exemplo, mas tem esse inconveniente.
      A buganvílea é linda demais. Gosto principalmente quando ela é usada na frente da casa, formando arcos. Que beleza tê-la em casa!
      Bjs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *