Cupcake de pinhão
Conheci o pinhão, fruto da araucária, há muitos anos. Agora posso me deliciar executando vários pratos com ele, porque moro na terra dessa semente. Dias atrás vi a divulgação desse cupcake de pinhão num concurso aqui do meu Estado e não sosseguei enquanto não reproduzi, com algumas adaptações. Se você tiver pinhão acessível, faça também!!
Cupcake de pinhão
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de pinhão cozido e moído
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/4 xícara (chá) de óleo
1/4 xícara (chá) de leite
2 ovos
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
Formas de papel para cupcake
Preparo:
Misture a farinha de trigo com o pinhão moído para não empelotar.
Na batedeira, misture levemente o açúcar, o óleo e o leite. Quebre os ovos e vá adicionando um a um, sempre batendo. Coloque o pinhão com a farinha de trigo e siga batendo. Desligue e misture o fermento. Distribua nas forminhas de papel. Coloque-as na forma de alumínio para cupcake. Leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 20-25 minutos ou até corar.
Recheio (brigadeiro de pinhão):
1/2 lata de leite condensado
1/2 xícara (chá) de pinhão bem moído
1 colher (sopa) de manteiga
100 g de creme de leite
Preparo:
Coloque tudo na panela, misture antes de acender o fogo. Cozinhe por volta de 6 minutos, sem deixar soltar do fundo, ficando como um brigadeiro mole. Deixe esfriar para encorpar.
Marshmallow e farofa de pinhão:
1/4 xícara (chá) de água
3/4 xícara (chá) de açúcar
2 claras
1/4 xícara (chá) de pinhão cozido e picadinho
3 biscoitos de leite (tipo maria, maisena, leite) moídos
1 colher (chá) de açúcar
Preparo:
Prepare uma calda em ponto de bala mole com a água e o açúcar. Pingue um pouco da calda num copo de água. Se formar uma balinha tipo “puxa”, estará no ponto. Bata as claras em neve e acrescente a calda ainda quente, sempre batendo. Bata bastante, aproximadamente 8 a 10 minutos, até ficar bem firme e brilhante.
Numa frigideira, toste o pinhão picado até ficar meio crocante, deixe esfriar, misture o biscoito triturado e o açúcar.
Montagem do cupcake:
Faça um buraco no meio do bolinho e retire o miolo para rechear. Coloque o recheio e espalhe por cima também. Com um saco de confeiteiro cubra o bolinho com o marshmallow, usando o bico pitanga, e polvilhe a farofa de pinhão.
Receita adaptada daqui. Rendimento: 7.
É dessa árvore, a Araucaria angustifolia, que obtemos o pinhão, fruto nativo do Brasil. Os pombinhos vieram a calhar no dia de hoje, não? Feliz Dia dos Namorados!!
9 Comentários
Pingback:
Guloso e Saudável
Bom dia Gina,
Lindos e deliciosos cupcakes, morando na região do pinhão com ele novo, os cupcakes ainda devem ser mais saborosos, muito boa receita.
Bom final de semana, beijo,
Vânia
Gina
Apesar disso, os preços aqui deveriam ser mais baratos, mas não são…
Bom final de semana pra você também, Vânia!
Josy
Gina querida, desculpe minha ausência, confesso que 24 horas já não está dando na minha vida rsrs. Adorei seus cupcakes, estão lindos e extremamente delicados. Gosto demais de pinhão, nunca fiz bolos com ele, mas já provei e ficam muito saborosos. Gostei muito da receita. Excelente. A árvore eu não conhecia, muito bom saber, ainda mais tendo como companhia esse casalzinho simbolo do amor e no dia de hoje. Beijinhos. Feliz dia dos namorados pra vc e seu eterno namorado.
Gina
Fico admirada que seu tempo estique tanto!! O meu está curtíssimo…
Como sempre, só você mesmo para atentar aos detalhes, minha amiga!
Gracias, sempre!
Lylia
Oi Gina,
Não conhecia esse cupcake de pinhão, mas imagino que deva ficar muito gostoso. Pena que aqui em Brasília ele não seja achado assim tão facilmente.
Bj,
Lylia
Gina
Foi novidade para mim também. É uma forma de abrasileirar um bolinho “gringo”.
Bjs.
chica
Que delícia deve ser. Nunca provei! beijos,tudo de bom,chica
Gina
Acabei de comer! Apesar de levar bastante pinhão, não fica com sabor acentuado. Segundo meu marido, o recheio é a melhor parte. Também pudera, brigadeiro!
Bjs.