Rocambole com creme de ovomaltine
Bolos e bolinhos

Bodas de Oliveira e rocambole

Ontem completamos Bodas de Oliveira. Pensei em algumas opções para apresentar hoje, inclusive algo salgado, que levasse azeitona, o fruto da oliveira. Mas os doces sempre foram ponto forte no Naco.
Já tinha visto algumas vezes rocambole com padrões variados de desenhos e escolhi algo ousado, que tinha tudo para dar errado, porque previa linhas finas. Certamente o padrão fino não soltaria do papel manteiga. Mesmo assim, resolvi arriscar. Não deu certo e o desenho ficou no papel. Mas o marido não se importa com isso e adorou o rocambole com recheio de creme de avelã com chocolate.
Não satisfeita, lá fui eu preparar um rocambole com creme de ovomaltine, dessa vez apenas com coraçõezinhos, bem mais fácil e rápido. Só para marcar a data, afinal, 34 anos de casados, mesmo que comemorado apenas entre nós dois, merecem um toque especial.

Rocambole com creme de ovomaltine

4 ovos
4 colheres (sopa) cheias de açúcar
4 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 colher (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de baunilha
1/2 pote de creme de ovomaltine (90 g)
3 colheres (sopa) de creme de leite
Corante comestível vermelho

Preparo:

Preaqueça o forno a 180°.
Passe as gemas por peneira. Bata bem as claras, acrescente as gemas e continue batendo. Adicione a baunilha. Bata em torno de 4 minutos. Diminua a velocidade e acrescente a farinha de trigo.
Faça o desenho desejado no papel manteiga. Unte um assadeira, coloque o papel manteiga com o desenho voltado para baixo, unte o papel também. Pegue uma pequena porção de massa, pingue 2 gotas de corante e mexa bem. Acrescente mais, se necessário, até dar a cor desejada. Com a ajuda de um saco plástico com um pequeno corte na ponta, cubra os desenhos com a massa colorida e leve ao forno preaquecido por 1 minuto.
Retire do forno e cubra com o restante da massa. Retorne ao forno por 10 minutos. Vire sobre pano polvilhado levemente com açúcar. Deixe esfriar um pouco para soltar o papel com cuidado.
Para o recheio, apenas misture bem o creme de ovomaltine com o creme de leite.
Vire o bolo novamente para espalhar o recheio e enrole com auxílio do pano. Reserve um tempo enrolado para firmar.
Essa receita foi minha amiga Ângela (Ora, pitangas), que me passou. A proporção é de 1 colher de açúcar e 1 colher de farinha pra cada ovo. Queria um rocambole pequeno, por isso usei 4 ovos.
Obs.: Use recheio a gosto.

Vaso de suculenta
O vaso foi um presente pintado pela minha cunhada, através de quem conheci meu marido. Agora serve como cachepô para uma suculenta.

Compartilhar:

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *