Bodas de Oliveira e rocambole
Ontem completamos Bodas de Oliveira. Pensei em algumas opções para apresentar hoje, inclusive algo salgado, que levasse azeitona, o fruto da oliveira. Mas os doces sempre foram ponto forte no Naco.
Já tinha visto algumas vezes rocambole com padrões variados de desenhos e escolhi algo ousado, que tinha tudo para dar errado, porque previa linhas finas. Certamente o padrão fino não soltaria do papel manteiga. Mesmo assim, resolvi arriscar. Não deu certo e o desenho ficou no papel. Mas o marido não se importa com isso e adorou o rocambole com recheio de creme de avelã com chocolate.
Não satisfeita, lá fui eu preparar um rocambole com creme de ovomaltine, dessa vez apenas com coraçõezinhos, bem mais fácil e rápido. Só para marcar a data, afinal, 34 anos de casados, mesmo que comemorado apenas entre nós dois, merecem um toque especial.
Rocambole com creme de ovomaltine
4 ovos
4 colheres (sopa) cheias de açúcar
4 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 colher (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de baunilha
1/2 pote de creme de ovomaltine (90 g)
3 colheres (sopa) de creme de leite
Corante comestível vermelho
Preparo:
Preaqueça o forno a 180°.
Passe as gemas por peneira. Bata bem as claras, acrescente as gemas e continue batendo. Adicione a baunilha. Bata em torno de 4 minutos. Diminua a velocidade e acrescente a farinha de trigo.
Faça o desenho desejado no papel manteiga. Unte um assadeira, coloque o papel manteiga com o desenho voltado para baixo, unte o papel também. Pegue uma pequena porção de massa, pingue 2 gotas de corante e mexa bem. Acrescente mais, se necessário, até dar a cor desejada. Com a ajuda de um saco plástico com um pequeno corte na ponta, cubra os desenhos com a massa colorida e leve ao forno preaquecido por 1 minuto.
Retire do forno e cubra com o restante da massa. Retorne ao forno por 10 minutos. Vire sobre pano polvilhado levemente com açúcar. Deixe esfriar um pouco para soltar o papel com cuidado.
Para o recheio, apenas misture bem o creme de ovomaltine com o creme de leite.
Vire o bolo novamente para espalhar o recheio e enrole com auxílio do pano. Reserve um tempo enrolado para firmar.
Essa receita foi minha amiga Ângela (Ora, pitangas), que me passou. A proporção é de 1 colher de açúcar e 1 colher de farinha pra cada ovo. Queria um rocambole pequeno, por isso usei 4 ovos.
Obs.: Use recheio a gosto.
O vaso foi um presente pintado pela minha cunhada, através de quem conheci meu marido. Agora serve como cachepô para uma suculenta.
24 Comentários
Josy
Olá Gina, mais uma vez parabéns pelas Bodas. Vim conferir esse lindo rocambole que vi lá no face, será que consigo fazer um parecido? rsrsrs. Precisa ter muito talento e habilidade e nesse quesito sou bem fraquinha. Não era de se duvidar que ficaria um lindo resultado. Adorei. O recheio delicioso, ovomaltine é muito saboroso. Ficou lindíssimo. E quanto a suculenta, ficou mais mimosa nesse vasinho tão lindo. Beijinhos
Gina
O próximo rocambole com padrões que eu fizer, vou colocar o passo a passo para ficar mais fácil. O importante é não inventar algo muito elaborado, com muitas cores, principalmente quando a gente está começando. Vale a tentativa para ocasiões especiais.
O vaso é um trabalho muito delicado pelo pela cunhada e a suculenta faz parte da minha coleção. Qualquer dia mostro a coleção completa.
Bjs.
Conceição Campos
Parabéns pelas bodas e que venham anos e anos só de felicidade.
Bjsssssssssssss
Ah!
O rocambole ficou demais viu?
Gina
Muito obrigada, Conceição!
Bjs.
Beth Q.
Parabéns pelas bodas, Gina!
Tô meio atrasada, mas sem tempo para internetar esta semana.
um super abraço carioca
Gina
Você é sempre bem-vinda, Beth!!
Beijos.
Fabiola
Gina, cheguei meio atrasada, mas estou aqui! Parabéns pelas suas bodas e principalmente parabéns pelos 5 anos de blog.
Autoras como você nos servem de exemplo. Exemplo de qualidade no trabalho e de uma imensa simpatia! Muito obrigada sempre por compartilhar um tantinho da sua vida conosco. Contando os dias para a gente se rever! Beijos mil
Fabiola
Gina
Fabíola, tem coisas que ficaram marcadas mesmo. Ter um blog e mantê-lo por tanto tempo nos trouxe experiências incríveis. Uma das melhores é esse contato ao vivo, que vai se repetir em breve.
Obrigada por tudo!
Bjs.
Rosa Santoa
Olá Gina!
Parabéns pelas bodas de Oliveira. Esta torta ficou linda, fofa e deliciosa. Vou experimentar.
Um beijinho
Lia
Parabéns Gina,
Ficou tão linda e fofa a tua torta!
Beijinhos,
Lia.
Paula Mello
Falar de casamento é sempre bom, né? Tantas coisas misturadas, como na cozinha. Alegrias, tristezas, esperanças, sonhos, tudo bem batido com o fermento do amor. E desse fogo sagrado, os filhos, para coroar de bênçãos o que já é lindo por si.
Vou para os 19 agorinha mesmo, no dia 17 e ver esse seu rocambole me encheu de vontade de comemorar como nunca.
Que venham muitos mais anos por aí!!
beijoooooo
sao33
Antes de mais parabéns pelo aniversário de casamento,continuação de muitos momentos felizes.
Achei a torta linda e com um recheio delicioso.
Boa semana
bjs
Gina
Amiga Gina.
Lindo bolo com corações tão meigos e românticos. Bela maneira de festejar esta data, este ano eu faço 45 anos de casada, acho que vou me inspirar nesse bolo e fazer algo parecido.
Parabéns e que venham muitos e muitos mais bolos assim tão fofinhos para muitos e muitos mais anos de casamento.
Beijinhos
Gina
São bodas de platina ou safira com 45 anos. É uma vida, né? Faz sim, também achei essa ideia bem bonitinha.
Obrigada!!
Bjs.
Lylia
Parabéns, Gina, muitas felicidades para vocês.
Bj,
Lylia
Gina
Valeu, Lylia!!
Bjs.
Claudia Lima
Gina felicidades pelas Bodas!
O rocambole ficou de dar água na boca. Faz 100 anos que não faço um. Adoro!
Bjs 🙂
Gina
Cláudia, comigo aconteceu o mesmo. Fazia uma “eternidade” que não preparava um rocambole!
Obrigada e tenha uma ótima semana.
Bjs.
Marisa Vlasic
Oi Gina, parabéns pelos 34 anos de casamento, que certamente é uma ocasião única e merece ser celebrada !! Amei o rocambole, ficou uma graça com os corações, e esse recheio com creme de ovomaltine, que delícia !!
Beijinhos e uma ótima semana!
Gina
Tanto merece, que todo ano faço um post nessa data.
Achei esse recheio mais saboroso do que o de creme de avelã com chocolate, mas gosto é algo pessoal. Cada um deve usar o que mais aprecia.
Boa semana pra você também!!
chica
Que lindo rocambole e desejo felicidades e muitos anos mais ao casal. Parabéns! beijos,chica
Gina
Que assim seja, Chica!!
Bjs.
Adriana
Gina, ficou uma graça esse rocambole, tudo a ver os coraçõezinhos com o romantismo do dia 🙂 Parabéns ao casal pela data, quero também um dia chegar lá! Rs. Beijos.
Gina
Obrigada, Adri!!
Sou muito exigente e queria que o primeiro tivesse dado certo, mas tudo bem…
Bom ter você comemorando comigo.
Bjs.