Bolo invertido de nectarina
Bolo invertido de nectarina, uma experiência pra lá de satisfatória! O bolo invertido ou tarte tatin já tem a sua atração natural, sem precisar de decoração alguma, mas reconheço que não tenho costume de fazê-lo. Essa é a primeira receita desse tipo de bolo que aparece por aqui em 5 anos!!
Bolo invertido de nectarina
Cobertura:
1/4 xícara (chá) de manteiga
3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 nectarinas com casca
Bolo:
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de fubá
1 pitada de sal
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
8 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar
4 ovos
1 1/2 colher (chá) de baunilha
2/3 xícara (chá) de leite (usei suco de laranja)
Preparo:
Corte as nectarinas em fatias. Derreta a manteiga em fogo médio, adicione o açúcar mascavo e deixe dissolver bem. Despeje numa forma redonda, untada e enfarinhada, espalhando pelo fundo. Arrume as fatias de nectarina ao seu gosto e reserve.
Numa tigela, misture farinha de trigo, fubá, sal e fermento.
Bata as claras em neve e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar em velocidade alta, vá acrescentando as gemas, uma a uma e a baunilha. Reduza a velocidade, acrescente os ingredientes secos, alternados com o suco até misturar bem. Fora da batedeira, acrescente as claras, envolvendo devagar. Despeje a massa cuidadosamente sobre as frutas e leve ao forno preaquecido a 180° até corar. Deixe esfriar 5 minutos e desenforme com cuidado.
A receita é do livro “Baking Illustrated – The Practical Kitchen Companion For The Home Baker“, mas veio lá do blog da Marisa Vlasic. O bolo dela ficou lindo e mais claro do que esse, por causa do tipo de açúcar mascavo, naturalmente.
O lisianto (Eustoma grandiflorum) é uma flor que aparece a partir de setembro. Ela é natural da América do Norte.
18 Comentários
Marisa Vlasic
Oi Gina, espero que não se importe, mas tomei a liberdade de pegar a sua foto e o seu link da receita para publicar hoje no meu cantinho a 2ª edição de “Sabores da Vida em Outros Sabores”. Mais uma vez muito obrigada pelo carinho!!
Beijocas
Gina
De maneira alguma, pelo contrário. Agradeço imensamente pela menção.
Beijos!
Nita
Mas que aspecto maravilhoso!
Beijinhos
Gina
Obrigada, Nita, e seja bem-vinda ao blog!
Guloso e Saudável
Olá Gina,
Os bolos invertidos encantam-me, pela beleza e delicioso sabor que é intenso da fruta, esse deve ter ficado também com aroma muito agradável.
Beijo,
Vânia
Gina
Você tem razão. Nem sei porque fiquei tanto tempo sem fazer um bolo invertido. Quem sabe agora engate num outro com fruta diferente?
Bjs.
Paula Mello
Várias coisas me chamaram a atenção nessa receita, a começar pela nectarina! Muito interessante… Nunca teria pensado em usar essa fruta. Outras foram o uso do fubá junto com a farinha de trigo e o suco no lugar do leite. Combinações que devem ter deixado o sabor muito bom, agora é “preciso” fazer pra comprovar =)
Beijoooooooo
Gina
Paula,
Que bom que você atentou para os detalhes. A nectarina é bem diferente, não muito doce (pelo menos as que comprei estavam maduras e não eram muito doces). Isso combina muito bem com o açúcar mascavo. O fubá não chega a influenciar no sabor, devido à pouca quantidade empregada. O suco de laranja, esse sim faz diferença e sugiro que use-o.
Bom domingo!
Maria Luiza Monteiro
Olá Gina
Muito bonito e muito prático, já vai ao forno, decorado, gostei muito.
Bom fim de semana
Beijos
Maria Luiza (Lulú)
Gina
É bem isso mesmo! Assou, tá decorada.
Um ótimo final de semana!
Marisa Vlasic
Lindo…lindo…lindo!! O seu bolo ficou um espetáculo Gina!! Me sinto imensamente feliz e honrada que o primeiro bolo invertido do seu maravilhoso blog tenha vindo lá do meu cantinho. Adorei a substituição que você fez pelo suco de laranja, com certeza deixou o bolo com um sabor todo especial, que combinando com a nectarina, o tornou ainda mais saboroso!! Você está certíssima quanto ao açúcar mascavo, realmente aqui na Alemanha ele é bem diferente do nosso. Parabéns pelo belíssimo bolo e muito obrigada pelo carinho!!
Beijinhos e um excelente fim de semana!!
Gina
Marisa, temos o melhor açúcar mascavo, mas vocês têm as melhores nectarinas!
Você me inspirou a fazer um tipo de bolo que, sem motivo algum, deixei de fazer por tanto tempo.
Tenha um ótimo final de semana também!
Heloisa
Deve ser uma delícia.
E a flor, Lisianto, é maravilhosa. A foto está linda.
Beijo.
Gina
Helô, há uma infinidade de flores nesse mundo e sou apaixonada por elas, mas tem algumas que entram na lista das melhores. Essa é uma delas.
Bom final de semana!
andrea
Que delícia Gina!!! Aceito um pedaço! Eu também não tenho o costume de fazer aqui em casa, já fiz uns 2 e de banana, pro blog ainda nada!
bjs
Gina
Por que será que não damos atenção para determinados pratos? Você e eu sabemos que é gostoso, mas talvez por preferirmos as novidades, vamos deixando de lado o consagrado…
Bjs.
Claudia Lima
O aspecto ficou maravilhoso.
Adoro bolos com frutas!
Bjs 🙂
Gina
Também gosto muito, mas geralmente uso as frutas dentro da massa. Os bolos invertidos fazia anos que não preparava um.
Bjs.