Trufas de conhaque
Esses foram alguns dos presentes que ganhei na Feira Mundo Gastronômico. Acontece que a lata de ganache tem mais de 2,3 kg! Foi devidamente dividida com a filha. Ela fez um bolo para o aniversário do marido e resolvemos fazer trufas de conhaque. Como esse produto é da linha profissional, pode ser que você não consiga achar tão facilmente. Deixo a receita da trufa na íntegra, inclusive com o ganache.
Trufas de conhaque:
600 g de chocolate meio amargo
200 g de creme de leite
2 colheres (sopa) de conhaque
2 colheres (sopa) de xarope de milho (glucose)
Preparo:
Num refratário, aqueça o creme de leite em banho-maria ou no micro-ondas (potência 50%) por 2 minutos. Acrescente o chocolate picado em lascas pequenas. Mexa bem até derreter o chocolate. Se necessário, volte o refratário ao micro-ondas (potência 50%) por mais 30 segundos. Repita o procedimento, se ainda não for suficiente. Uma vez derretido, acrescente o conhaque e a glucose, mexendo bem. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 3 horas (deixei de um dia para o outro). Modele com o auxílio de 2 colheres (sobremesa), passando de uma colher para outra, sem contato com as mãos. Faça isso por 2-3 vezes até ficar uma trufa alta, porém pequena. Coloque sobre papel manteiga. Quando a temperatura ambiente estiver acima de 22°, ela tende a amolecer, portanto evite dias de muito calor para o preparo de trufas.
Cobertura:
200 g de chocolate meio amargo
Cacau em pó ou chocolate em pó (quanto baste)
Preparo da cobertura:
Num refratário pequeno, derreta o chocolate no banho-maria ou no micro-ondas em potência média (50%) por 1 minuto. Mexa e volte ao micro-ondas por 30 segundos, sempre em potência média. Volte a mexer para facilitar o derretimento. Repita o processo até que esteja quase totalmente derretido. Finalize o derretimento simplesmente mexendo bem, que o próprio calor se incumbirá disso. Para “temperar” o chocolate, nessa quantidade pequena, é possível chegar à temperatura ideal apenas colocando o refratário sobre outro com água (cuidado para não haver nenhum contato com respingos de água). Mexa o chocolate derretido e teste a temperatura, colocando uma pequena porção no pulso ou abaixo do lábio inferior. Se a sensação for de frio, estará no ponto. Retire cuidadosamente e comece a banhar as trufas, utilizando um garfinho próprio para isso, com os dentes finos. Retire o excesso de chocolate, batendo levemente na superfície do chocolate algumas vezes, até parar de escorrer. Coloque sobre papel manteiga, retirando o garfo delicadamente. Leve à geladeira para secar por 10 minutos. Envolva cada uma em chocolate ou cacau em pó.
Receita de um curso sobre trufas.
Notas:
- A utilização de refratário pequeno é para que a trufa possa ser mergulhada inteiramente no chocolate
- Evite bater a trufa banhada na borda do refratário, para que o garfinho não afunde na trufa e deforme-a
- É bom efetuar o banho de chocolate o mais rápido possível, para evitar o esfriamento demasiado da calda
- Se esfriar e engrossar a calda, volte por 20 segundos ao micro-ondas
- A glucose ajuda no brilho e elasticidade da trufa
- A bebida alcoólica ajuda na durabilidade do produto
- Para a trufa de cobertura meio amarga, você pode usar também rum, licor de laranja, vinho do Porto, whisky ou licor de menta
Foto: Poppy
As trufas negras (Tuber melanosporum) nascem sob a terra, entre 20 a 40 cm de profundidade. Foram essas trufas que acabaram cedendo o nome às trufas de chocolate.
12 Comentários
Andréa Santana
Eu quero! 😍😍😍
Artzan Festas
😱😱😱😱😱😱😱😱😱😱😱
Gina
@artzan_festas
Lar Canadense
Querooooo😍😍😍😍
Gina
l@larcanadense Gostar, até que gosto, mas é trabalhosinha…
Lylia
Lindas trufas, Gina! Eu já fiz uma vez, mas, como a Angela, o tempo não tem me ajudado a repetir coisas mais elaboradas, como essas deliciosas trufas.Quem sabe ano que vem? De qualquer forma estou levando a receita.Obrigada.
Bj,
Lylia
angela
ficaram lindas, minha mãe fazia trufas maravilhosas, eu nunca fiz, minha mão é muito quente, acho que só no inverno poderei arriscar. bjs
Gina
Penso que não me arrisco tão cedo a repetir.
Bjs.
Kati Monteiro
Gina, que lindas! Desde o ano passado que eu quero fazer trufas. Pelo jeito, vai ficar pro ano que vem, porque jà nao tenho mais tempo esse ano.
Uma pena.
Beijos
Gina
As trufas são muito queridinhas das pessoas, mas são tão temperamentais…
O tempo tem que ser bem administrado e o que não é essencial vai ficando, não tem jeito.
Bjs.
Teretete Na Cozinha
Ai Gina que delicia menina! Já fiz muitas trufas, hoje não tenho mais coragem, aqui é muito quente…
Gina
Tem razão, umidade e calor não combinam com chocolate.
Bjs.