Peixes e frutos do mar

Abrótea recheada com bacalhau e batatas confitadas

Esse saboroso prato foi elaborado pelo Claude Troigois, ensinado passo a passo. Ele empregou o linguado, que substituí pela abrótea, com sucesso. Faça e surpreenda-se!

Abrótea recheada com bacalhau confitado

Para o bacalhau confitado:
300 g de bacalhau dessalgado (usei Bacalhau Dias)
350 ml de azeite extravirgem
Alecrim, louro, manjericão e tomilho
1 pimenta dedo-de-moça
3 dentes de alho com casca
Pão de forma (quanto baste)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Cebolinha picada
Suco de 1/4 de limão

Abrótea recheada com bacalhau - passo a passo

Preparo:
Aqueça o azeite em fogo baixo junto com as ervas, a pimenta e o alho. Mantenha em fogo baixo e acrescente o bacalhau em postas, já dessalgado e sem espinhas. Se não ficar totalmente submerso, regue com o azeite de vez em quando. Cozinhe por 15 minutos. Separe em lascas.
Retire o alho, pique e refogue em 2 conchas do azeite, acrescente o bacalhau em lascas e mexa bem. Junte umas 3 fatias de pão de forma sem casca esfarelada, acrescente sal, pimenta-do-reino, cebolinha e suco de limão.

Batatas confitadas:
2 batatas
Azeitonas pretas (quanto baste)
Azeite do confit de bacalhau

Preparo:
Corte as batatas em rodelas de 1 cm e coloque-as no azeite onde foi confitado o bacalhau. Deixe cozinhar até ficarem macias, sempre em fogo baixo. Acrescente as azeitonas no final do cozimento e reserve.

Abrótea recheada:
3 filés de abrótea
Pão de forma ralado
Sal e pimenta-do-reino

Preparo:
Corte os filés no sentido transversal  mais ou menos a cada 10 cm. Faça um corte no centro, sem dividir totalmente. Com uma faca afiada, faça uma bolsinha nas laterais para rechear com o bacalhau. Coloque em refratário, regue com o azeite confitado, polvilhe o pão de forma e leve ao forno preaquecido a 200° por 10-15 minutos ou até corar. Sirva a abrótea sobre as batatas, acrescente as azeitonas e regue com o azeite.

Abrótea-fina (Asphodelus fistulosus)Foto: Francisco Clamote

A abrótea-fina (Asphodelus fistulosus) é natural do Mediterrâneo.

Compartilhar:

14 Comentários

  • sandra bylaardt

    Gina:
    adorei esse prato que vc fez do Claude!
    Sabe que não conheço esse peixe que vc usou? Outro dia até assisti o programa do Rodrigo Hilbert, que pescou esse peixe e fez bacalhau dele (salgando, dessalgando e cozinhando). Ele disse que esse peixe é de Santa Catarina, e por incrível que pareça (pois morei lá!) não o conhecia!
    Vou perguntar lá no mercado de Peixe daqui de Niterói se de vez em quando não pinta um peixinho desse pelas bandas de cá!

    Bjinhus..

  • Paula Mello

    Você é muito chiiiiique!! Adoro bacalhau, peixes frescos sendo do mar, tb!!
    Estive ausente dos seus comentários porque o bendito template do blog deu o que fazer. Mas como pra tudo tem solução, resolvi: contratei uma super mega blaster blogger personal e pronto, ela vai deixar meu blog lindo e funcionando e vai desfazer todas as cacas que eu fiz =)

    beijosssss

  • Josy

    Querida Gina, toda receita que leva bacalhau ou outro tipo de peixe me interessa muito, Adoro peixes e o bacalhau é meu preferido, Essa receita é maravilhosa, imagino a delicia que ficou, adorei o passo a passo, a crocância do pão por cima do peixe e as batatas confitadas, de fato uma receita digna de aplausos amiga. Adorei.A plantinha é muito delicada. Linda. Beijocas, ótima semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *