Abrótea recheada com bacalhau e batatas confitadas
Esse saboroso prato foi elaborado pelo Claude Troigois, ensinado passo a passo. Ele empregou o linguado, que substituí pela abrótea, com sucesso. Faça e surpreenda-se!
Abrótea recheada com bacalhau confitado
Para o bacalhau confitado:
300 g de bacalhau dessalgado (usei Bacalhau Dias)
350 ml de azeite extravirgem
Alecrim, louro, manjericão e tomilho
1 pimenta dedo-de-moça
3 dentes de alho com casca
Pão de forma (quanto baste)
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Cebolinha picada
Suco de 1/4 de limão
Preparo:
Aqueça o azeite em fogo baixo junto com as ervas, a pimenta e o alho. Mantenha em fogo baixo e acrescente o bacalhau em postas, já dessalgado e sem espinhas. Se não ficar totalmente submerso, regue com o azeite de vez em quando. Cozinhe por 15 minutos. Separe em lascas.
Retire o alho, pique e refogue em 2 conchas do azeite, acrescente o bacalhau em lascas e mexa bem. Junte umas 3 fatias de pão de forma sem casca esfarelada, acrescente sal, pimenta-do-reino, cebolinha e suco de limão.
Batatas confitadas:
2 batatas
Azeitonas pretas (quanto baste)
Azeite do confit de bacalhau
Preparo:
Corte as batatas em rodelas de 1 cm e coloque-as no azeite onde foi confitado o bacalhau. Deixe cozinhar até ficarem macias, sempre em fogo baixo. Acrescente as azeitonas no final do cozimento e reserve.
Abrótea recheada:
3 filés de abrótea
Pão de forma ralado
Sal e pimenta-do-reino
Preparo:
Corte os filés no sentido transversal mais ou menos a cada 10 cm. Faça um corte no centro, sem dividir totalmente. Com uma faca afiada, faça uma bolsinha nas laterais para rechear com o bacalhau. Coloque em refratário, regue com o azeite confitado, polvilhe o pão de forma e leve ao forno preaquecido a 200° por 10-15 minutos ou até corar. Sirva a abrótea sobre as batatas, acrescente as azeitonas e regue com o azeite.
Foto: Francisco Clamote
A abrótea-fina (Asphodelus fistulosus) é natural do Mediterrâneo.
14 Comentários
Simone Nunes
Cozinha é isso, criatividade e beleza. Lindo prato! Bonito do preparo a mesa.
Adorei parabéns!
Gina
Obrigada!
sandra bylaardt
Gina:
adorei esse prato que vc fez do Claude!
Sabe que não conheço esse peixe que vc usou? Outro dia até assisti o programa do Rodrigo Hilbert, que pescou esse peixe e fez bacalhau dele (salgando, dessalgando e cozinhando). Ele disse que esse peixe é de Santa Catarina, e por incrível que pareça (pois morei lá!) não o conhecia!
Vou perguntar lá no mercado de Peixe daqui de Niterói se de vez em quando não pinta um peixinho desse pelas bandas de cá!
Bjinhus..
Gina
Nem sabia que esse peixe era de lá e realmente é saboroso. Sobrou um pouco dele e fiz com leite de coco. Recomendo muito!
Bjs.
Paula Mello
Você é muito chiiiiique!! Adoro bacalhau, peixes frescos sendo do mar, tb!!
Estive ausente dos seus comentários porque o bendito template do blog deu o que fazer. Mas como pra tudo tem solução, resolvi: contratei uma super mega blaster blogger personal e pronto, ela vai deixar meu blog lindo e funcionando e vai desfazer todas as cacas que eu fiz =)
beijosssss
Paula Mello
Ou talvez seja personal blogger, sei lá kkkk
essa hora já estou pra lá de bagdá, então releve as abobrinhas, ok?
beijo
Gina
Fique tranquila, Paulinha, abobrinhas nem estão fora do contexto para um blog de gastronomia…rs!
Bjs.
Gina
Essa junção de abrótea com seu parente, o bacalhau, ficou ótima.
Ih, essa parte de template deixei por conta do meu marido, assim como toda parte técnica. Meu negócio é ir pra cozinha, deixar os parentes saciados e felizes…rs!
Bjs.
Josy
Querida Gina, toda receita que leva bacalhau ou outro tipo de peixe me interessa muito, Adoro peixes e o bacalhau é meu preferido, Essa receita é maravilhosa, imagino a delicia que ficou, adorei o passo a passo, a crocância do pão por cima do peixe e as batatas confitadas, de fato uma receita digna de aplausos amiga. Adorei.A plantinha é muito delicada. Linda. Beijocas, ótima semana
Gina
Vinda do Claude só podia ser interessante, não é?
Você viu como consegui achar uma plantinha com nome de peixe?? Vivendo e aprendendo…
Bjs.
Cucchiao pieno
Querida Gina
Fez bem em substituir o linguado.
Teu passo-a-passo ficou excelente e achei a receita muito rica!
Te desejo uma linda semana.
Bjos
Léia
Gina
Obrigada, Léia!
Estou numa fase de bacalhaus, ainda mais tendo produtos de ótima qualidade.
Boa semana!!
Bjs.
Rachel Azevedo
Ulalá… que riqueza de preparação… adoro abrotéa, encontro com facilidade por aqui… é parente do legitimo bacalhau… muito saboroso.
Ficou linda sua foto, salivei aqui!!!
Bjuss!!!
Gina
Na falta do linguado, achei a abrótea fresquinha e nem pensei duas vezes. E vamos em busca de receitas com bacalhau, porque esse peixe é tudo de bom!!
Bjs.