Bacalhau com tapenade e purê de batatas
Tendo um bom bacalhau em mãos, os pratos resultantes são um deleite. Além do sabor único e muito apreciado, esse peixe é de fácil confecção, sobretudo quando vem dessalgado. Esse está na categoria nota 10! Experimente e depois me conte.
Bacalhau com tapenade e purê de batatas
600 g de bacalhau dessalgado (usei lombo de Bacalhau Dias)
250 ml de leite
250 ml de água
5 dentes de alho
1 folha de louro
2 galhos de tomilho
1 galho de alecrim
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
Purê de batatas
3 batatas médias
60 ml do leite de cozimento do bacalhau
90 ml de creme de leite
1 colher (sobremesa) de manteiga
Sal a gosto
Tapenade*
120 g de azeitonas pretas picadas
Alho do cozimento do bacalhau
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
1 colher (sobremesa) de suco de limão
Preparo
Numa panela, coloque leite, água, louro, tomilho, alecrim e deixe ferver. Adicione o bacalhau e desligue. Reserve tampado por 15 minutos.
Retire o bacalhau, retire peles e espinhas, desfaça-o em lascas. Pique o alho do cozimento. Leve ao fogo o azeite e refogue a metade do alho. Acrescente as lascas de bacalhau e refogue rapidamente. Prove o teor de sal do bacalhau. Se for bem dessalgado, acrescente um pouco de sal.
Corte as batatas em pedaços e leve ao fogo em água com sal. Cozinhe até ficarem macias. Coloque as batatas no liquidificador, juntamente com o leite, o creme de leite e a manteiga. Bata até formar um purê. Prove o sal e acrescente, se necessário.
Para a tapenade, basta picar bem as azeitonas, misturar o restante do alho picadinho, o azeite e o suco de limão.
Monte o prato, colocando o purê no fundo de um refratário, as lascas de bacalhau e cubra com a tapenade. Leve ao forno preaquecido a 200° por 15 minutos ou até começar a morenar. Salpique cebolinha a gosto. Se desejar, regue com mais azeite.
*Obs.: A autêntica tapenade é de origem francesa e leva azeitona e alcaparra.
Receita adaptada da Cacau.
Encontrei essas pimentas nas minhas caminhadas. São da variedade pimenta bode roxa, mas têm um formato semelhante a uma azeitona.
10 Comentários
sandra bylaardt
Excelente!
Uh-lá-lá!
Bjinhus..
Gina
Amanhã vou fazer novamente de tão bom!
Bjs.
angela
Gina, ficou sensacional, tapenade deu um frescor a prato, bjs
Gina
Achei uma combinação perfeita de texturas e sabores.
Bjs.
Lylia
Eu sou fã de bacalhau, Gina, principalmente pela versatilidade no preparo.Não conhecia esse receita, mas já imaginei o sabor. Mais uma para fazer.
Bj e ótima semana,
Lylia
Gina
Tenho uma outra receita de bacalhau na fila de espera de publicação. Tenho certeza que você vai gostar também. Esse peixe é muito especial!
Boa semana, Lylia!
Josy
Gina, um dos peixes que mais gosto é o bacalhau. Não conhecia essa receita, a forma como vc preparou o bacalhau gostei demais, ele ficou tão branquinho e suculento!! Essa ou esse, tapenade achei super interessante, fez bonito no prato e deixou um lindo visual. Já imaginei em fatias de pão italiano ou torradas hummm…delicia. Excelente receita Gina. Gostei demais. Ao primeiro olhar achei que fosse berinjelas kkkk, mas nunca tinha visto pimentas roxas. Lindas! Beijinhos, ótima semana
Gina
A tapenade fica ótima numa torradinha e você pode usar como molho para massas também.
Essas pimentas roxas fotografei há alguns anos num morador da vizinhança, que já não tem mais delas. Não cheguei a perguntar seu nome e tive um certo trabalho para descobrir. Ela é rara e parecem mesmo miniaturas de berinjelas.
Boa semana, Josy!
Rachel Azevedo
Que receita Gina… já copiei é claro… essa tapenade deve fazer toda diferença, também gostei do modo de preparo do bacalhau.
As fotos ficaram lindas!!!
Bjuss!!!
Gina
Azeitona e bacalhau formam uma dupla e tanto!
O espaço não permite muita variação, mas bem que tento um ângulo novo nas fotos…rs!
Bjs.