Naked cake (bolo pelado) de chocolate
Fiz um questionário sobre as preferências dos meus leitores há algum tempo e, baseada no resultado, algumas ideias foram reforçadas. Tenho um leitor muito especial, cuja preferência recai por um bom e aconchegante prato de feijão com arroz. Simples assim. Baseada nessa tônica, achei que o naked cake de chocolate seria o ideal para o aniversário desse leitor especial, conhecido como meu marido…rs! Sem cobertura, por favor. A decoração de frutas ele até dispensaria, mas gostou!
Naked cake de chocolate:
(xícara medidora 240 ml)
4 ovos
1/3 de xícara (chá) de óleo
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de chocolate em pó
200 ml de buttermilk ou leitelho (200 ml de leite + 2 colheres de sopa de suco de limão)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
Preparo:
Para o leitelho, coloque o suco de limão (pode ser vinagre branco) ao leite e deixe descansar 10 minutos.
Bata bem no liquidificador os ovos, óleo, açúcar e leitelho. Acrescente a farinha, o chocolate e o amido peneirados, batendo rapidamente. Por último, adicione fermento e bicarbonato, apenas pulsando.
Obs.: Com essa massa dá para fazer um bolo de 25 cm, em assadeira de fundo removível e forrada com papel manteiga. Corte em 3 partes e recheie. Como eu pretendia fazer um bolo de andar, fiz 1 receita e meia, dividi proporcionalmente em 2 assadeiras de 30 cm e 2 de 22 cm, todas forradas com papel manteiga. Se quiser um bolo mais alto, dobre a receita.
Para o recheio, usei creme de confeiteiro misturado com creme de manteiga. Usei cerejas, mirtilos, carambolas, uvas e morangos e polvilhei açúcar de confeiteiro.
A receita do bolo é da Ângela e fica muito saboroso e úmido na medida, sem necessidade de colocar calda.
22 Comentários
Cláudia Filardi
Gina
Obrigada pela atenção!
Vou fazer um Naked Cake, pode demorar um pouquinho, mas mando para vc uma foto.
Continuo por aqui, obrigada por compartilhar tantas coisinhas Delícias!!!!!
Beijos.
Cláudia Filardi.
Gina
Oba, manda sim!
Bjs.
sao33
Adoro este tipo de bolo,fica lindo e é perfeito para festas.
Este ficou maravilhoso
bj
Gina
Veja o que são as modas. Sempre fui a favor de bolos sem coberturas, dos mais simples, embora não se “enquadrassem” para festas. Hoje em dia, mudou radicalmente a tendência. O nacked deixa-nos livres para decorar sem preocupação demasiada com a perfeição e o resultado faz bonito.
Obrigada!
Bjs.
Cláudia Filardi
Olá Gina.
Adorei o bolo, parabéns ao aniversariante e a vc. tambem!
Tenho uma duvida, posso usar um copo de iogurte integral??
Quando colocamos o limão no leite ele talha e a coalhada ou iogurte é a mesma coisa, não é?
Tenho uma receita de bolo que pede o buttermilk e sugere a mesma coisa que vc.,usar leite com limão, eu sempre uso um copo de iogurte ou coalhada e completo com 30ml. de leite para dar, no caso, os 200ml.
O bolo fica super macio e bem fofinho!!! Já incrementei com maçã, banana e faz sucesso aqui em casa!
Posso fazer esta sua receita com o iogurte?
Agradeço sua atenção
Parabéns pelo blog, estou sempre por aqui.
Cláudia Filardi
Gina
Cláudia,
Não vejo problema algum na troca do buttermilk por coalhada ou iogurte. Na verdade, a reação química do limão no leite faz justamente isso, transforma-o num iogurte. Use o integral ou semidesnatado.
Um abraço e obrigada pelas visitas e elogios, só reforçam minha perseverança em manter o blog!
Lylia
OI Gina,
Digo o mesmo que a Sandra: não sei se dou os parabéns ao aniversariante ou a quem preparou o bolo. Com certeza ele deve ter adorado. Ficou lindo!
Bj,
Lylia
Gina
Mais uma fã dos bolos pelados…rs! Obrigada, Lylia!
sandra bylaardt
Gina:
nem sei pra quem dar os parabéns – pra quem fez ou pra quem ganhou, rsrs..
Tá lindo demais, menina! Show!
Sabe, esse fim de semana fiz uma receita de bolo daquele livro que ganhei em um sorteio seu (o da chef Morena Leite, Bem bolado). Foi a primeira receita que testei, um que levava abacaxi e coco na massa. Mas… não deu certo, ficou esfarelento. Talvez porque a receita dela era para um bolo enorme, e eu dividi a mesma para diminuir. Ai sabe o que eu fiz? Virou pavê, hahaha.. sim, porque a massa era gostosa! Mas não desistirei: o próximo que vou testar será o de goiabada – que vai pastosa na massa!
Outro dia minha vizinha fez uma receita minha de bolo que não deu certo para ela, solou, e eu não entendi pois tenho feito esse bolo direto – sabe esses que vc não consegue resistir?! Tai, tem dia que não dá certo o bolo – fazer o que? (Eu fiz pavê!).
Bju grande pra ti!
Gina
Obrigada, Sandra!!
Sei como são essas coisas sim. Quem é que nunca teve um prato que não deu certo? Ainda bem que nada se perde e você transformou o bolo em pavê. Se acontece conosco, é impossível saber o que acontece com quem reproduz, porque não temos certeza se seguiram todos os passos. Eu mesma às vezes me distraio na leitura de uma receita e, quando vejo, perdi um passo…rs!
Bjs!
darci garcia de melo
Olá Gina bom dia
suas receitas são as melhores que já vi.
não entendi bem o que seja leitelho , primeiro tem leite e depois não. por favor me explique.
gostaria muito de fazer um bolo nutritivo com frutas e sem muito doce para vender mini bolos.
tem uma receita assim ?
Parabéns pelo trabalho é fantástico todo muito lindo. dá gosto de ver e fazer.
um abraço
darci – Piumhi mg
Gina
Tem razão, Darci, na lista de ingredientes citei leite + suco de limão, mas na hora de descrever o preparo, esqueci de colocar o leite. Já corrigi, obrigada!!
Puxa, muito obrigada pelos elogios!
Vou procurar uma receita do jeito que você precisa, porque tenho que sair agora. Aguarde, por favor!
Um abraço!
Sil
Muito bom!
Gina
É sempre bom a opinião de quem provou!
Marly
Que bolo lindo e delicioso, Gina! Aposto que o aniversariante
já deu cabo dele né? rsrs.
Um beijo e boa semana!
Gina
Marly, com o meu preciosismo de querer tudo perfeitinho, quase não posto esse bolo, porque queria um recheio mais consistente, o que não aconteceu…rs!
O bolo, apesar de não ser muito grande, ainda é grande para o tamanho da família. A filha levou e já dei para mais três pessoas. Vou fazer um menorzinho da próxima vez.
Boa semana!
Josy
Olá querida Gina que lindo seu bolo. Adoro o naked cake, são mais fáceis de fazer e nem exigem cobertura. Para mim, o importante é a massa e o recheio, não sou muito fã de coberturas. Gostei muito da receita, ficou lindissimo e parabéns ao maridão, que ele tenha muitas felicidades, paz, saúde e alegrias a seu lado e da sua familia. Beijinhos, ótima semana
Gina
Aqui em casa nós também somos assim, dispensamos as coberturas muito doces, melhor nem tê-las. Obrigada por tudo, Josy! Agradeço em nome do marido.
Bjs.
Heloisa
Bonito e tentador. Bjs.
Gina
Fazia tempo que ensaiava fazer um desses. A ocasião chegou. Já vou pensar nas próximas decorações.
Bjs.
Lúcia Soares
Esse bolo é uma tentação, também prefiro o bolo “pelado”, estão exagerando muito nos recheios e cobertura e deixando só um pouquinho de massa, o que me descontenta. Este está na medida certa.
Beijo, Gina.
Gina
Bom saber, Lúcia! O bolo fica tão saboroso e úmido, que não vejo necessidade de exageros. Pretendo fazer outros, ajustando o recheio para consistência diferente. Ainda não saiu o naked perfeito, mas vou aperfeiçoando.
Beijos!