Bolo de maçã com casca e Serra do Rio Rastro
Estive pela segunda vez na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina. A estrada lindíssima, sinuosa, de mão dupla, não permite ultrapassagens facilmente e a neblina é muito frequente.
A região da serra catarinense é de grande cultivo de maçãs, o que me levou à vontade de fazer algo com essa fruta, tão logo retornei de viagem. Foi de Bom Jardim da Serra (SC) que trouxe as maçãs para esse bolo aromático, macio e muito saboroso. É inevitável que o pensamento volte à origem, onde uma bela porção de maçãs estava sempre à disposição no local onde fiquei hospedada. Percorrer as estradas ladeadas por muitas macieiras em flor também ficou na memória. Entre lembranças, sabores, frio intenso e belas imagens, convido vocês a saborearem o bolo de maçã com casca acompanhado de chá, pra aquecer a alma!
Bolo de maçã com casca:
(No liquidificador)
2 ovos pequenos
1/2 xícara (chá) de óleo
Cascas de 2 maçãs
1/4 xícara (chá) de açúcar
(Na tigela)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar
2 maçãs em cubinhos*
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
(Cobertura)
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (café) de canela
Preparo:
Misture os ingredientes da tigela, reservando o fermento para colocar por último.
Bata bem os ingredientes do liquidificador, até triturar bem as cascas das maçãs. Verta na tigela, misture bem e, por último, acrescente o fermento.
Leve ao forno preaquecido a 180º, em forma de bolo inglês ou uma forma pequena de buraco no meio, untada e enfarinhada. No meu forno, assou em 35 minutos. Faça o teste do palito.
A receita foi uma adaptação que veio do blog da Paula, do Executiva de Panela. Ela recomendava colocar o açúcar com canela depois que retira-se o bolo do forno e assim o fiz da primeira vez, mas vai bem polvilhando antes de levar ao forno também. Esse bolo de maçã com casca, em miniatura, na foto acima foi feito dessa forma e cria essa crostinha açucarada.
*Usei a maçã tipo Fuji, que é uma variedade mais doce e suculenta do que a Gala.
A Serra do Rio do Rastro liga as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina. Subimos com muita neblina, o que prejudicou a visibilidade dos contornos de suas curvas acentuadas, que são um espetáculo à parte. É uma via de mão dupla, com tráfego de caminhões, o que exige cautela dos motoristas.
Basta a cerração se dissipar, para descortinar essas imagens maravilhosas. Tive que ir mais de uma vez ao mirante do alto da serra para conseguir ver essas imagens. Da primeira vez, estava completamente coberta pela neblina. Inclusive, filmei como ela chega de repente, a qualquer hora.
Foto noturna: daqui (enviada pelo Rio do Rastro Eco Resort)
O mirante da Serra do Rio do Rastro fica em Bom Jardim da Serra (SC), distante 55 km de São Joaquim (SC). Os quatis estão acostumados com a presença humana e me deixaram fotografar. Com 10° e serra encoberta, encontrá-los valeu a visita! Outro detalhe, é comum, durante todo o trajeto entre essas duas cidades, encontrarmos vendinhas que colocam as maçãs penduradas na porta, assim como os salames, que podem chegar a 1 metro.
Foi a caminho de São Joaquim que me deparei com as macieiras. A cidade é a maior produtora de maçãs do Brasil. Nessa época, os pés estão floridos, para minha satisfação. Nunca tinha visto sequer uma maçã no pé, que dirá suas flores!
38 Comentários
Cristina Lunardeli de Oliveira
Adoro esse bolo, é delicioso.
Marly
Oi, Gina,
Eu tinha visto “flashes” desta sua viagem, no Facebook. Gostei muito das imagens, do relato e do bolo. Este bolo, aliás, é do tipo prático e saboroso, bem do jeito que a gente gosta, rsrs. Agora, quem está viajando sou eu (desde o dia 7), através do litoral alagoano. Por isso mesmo tenho aportado em lugares remotos e sem conexão aa Internet (desculpe o meu teclado não tem todos os acentos). Isso me obrigou a desistir de participar do World bread Day deste ano, pois sequer estou conseguindo acessar as configurações do blog, uma pena. Obrigada por me lembrar deste evento bacana.
Um abraço
Gina
Esse Brasil é incrível e imagino que sua viagem também esteja de plena satisfação, pelo menos é o que desejo.
Pena não ter sua contribuição no WBD deste ano, mas é por uma boa causa.
Beijos, Marly!
Cucchiaio pieno
Querida Gina
Lindo passeio! Nào conheço o sul do Brasil, mas estào nos meus planos conhecer em breve.
Que maravilha ter maçàs fresquinha para preparar esse bolo maravilhoso!
Te desejo uma linda noite.
Bjim
Léia
P.S.: Desculpe-me, mas como o teu blog nào permite usar a tecla direita do mouse para usufruir do corretor ortogràfico e como o meu pc nào tem os acentos usados na lìngua portuguesa, nào poderei corrigir a acentuaçào.
Gina
Tem muitos lugares que merecem ser conhecidos no sul, assim nas outras regiões nesse nosso país gigantesco.
Gostei muito dessa viagem, principalmente porque pudemos estar com a “familinha” completa, inclusive nosso cachorrinho.
Beijos, Léia!
Flora Maria
OI, Gina, fiquei na dúvida se as 2 maçãs são com casca. Então seriam: 2 maçãs com casca e mais a casca de outras 2 maçãs, certo ?
Parece ser muito bom esse bolinho.
Beijo
Gina
Flora,
No total, são só 2 maçãs nessa receita. As cascas são batidas no liquidificador e a polpa em cubinhos colocada na massa.
Fica bem saboroso mesmo.
Bjs.
angela
Gina, que postagem linda. adoro bolo de maçãs, o local é lindo demais, imagino como deve ter sido uma viagem agradável, beijo enorme.
Gina
Angela,
É tão bom quando a gente pode aproveitar ao máximo o que as viagens têm a nos oferecer! Tem muita coisa bacana que ainda quero mostrar.
Bolo de maçã é sempre bom, mas esse teve sabor de boas lembranças.
Grata pelo incentivo!
Bjs.
Leila Mello
hummmm!
(via facebook)
Rosangela Nascimento
Inicio de novembro vou conhecer aquela região… Quero ir em todas as luuujinhas…rsrs..
(via facebook)
Gina
Rosangela, fotografei as macieiras ao lado de uma pousada. Na estrada fica mais difícil de fotografar. A serra é imperdível e espero que você tenha sorte de vê-la iluminada. Quando fui, não estava funcionando.
(via facebook)
Darci Garcia Melo
que delícia!
(via facebook)
Gina
É úmido e extremamente macio!
(via facebook)
Solange
Boa tarde! Que coisa linda de Deus!
(via facebook)
Ana Thereza
Regina, no carnaval de 2013, eu vi na cidade de Painel, em Santa Catarina, as macieiras lotadas… Lindo!!! Fiquei encantada!!! Bjks
(via facebook)
Gina
Pois é, só precisamos viajar na época certa pra ver isso. Mas já fiquei feliz em ver as flores!
(via facebook)
Mauro Pinhel
Por favor, qdo der frutos, enviem fotos pq eu tb nunca vi. Privilégio do sul.
(via facebook)
Gina
Mauro, esse é também um “sonho de consumo” meu.
(via facebook)
Graça Lima
Certamente uma emoção ímpar!
(via facebook)
Gina
Graça, coisas tão simples, que me encantam.
(via facebook)
Luci Cardinelli
(sobre as macieiras)
ah, eu nunca tinha visto!! <3
(via facebook)
Gina
Luci e Therezinha, meninas, paramos o carro quando vimos as árvores floridas e, de imediato, não reconheci. Mas logo me veio a impressão de que eram macieiras e aqui é o Estado das maçãs…
(via facebook)
Therezinha Incarnação
Nunca tinha visto uma macieira, que dirá com flor!!!!! Lindo!!!!!!!
(via facebook)
Sahda
O branco por tras da grade e neve??
(via facebook)
Gina
Sahda, é cerração, altitude de 1420 metros.
(via facebook)
Marly
aqui um calorão de verão, que bom estar no friozinho e ainda na companhia dos quatis, rsrs.
(via facebook)
Gina
Marly, estava 5 graus na última noite que passamos lá e a previsão era de que faria 0° no dia que saímos. Aqui em Curitiba está bem frio, considerando-se que é primavera. Sensação térmica de 10°.
(via facebook)
Ana Thereza
Eu ia perguntar se era na Serra do Rio do Rastro… Amei esse lugar, estivemos aí no verão, com temperaturas noturnas de 9° … lindos demais!
(via facebook)
Gina
Ana Thereza, é a segunda vez que vou lá e recomendo muito!! Conseguiu ver a serra iluminada?
(via facebook)
Ana Thereza
Sim, Regina, nós vimos. Parece lava de vulcão, uma língua flamejante belíssima! Vimos tb, à noite, uns lobinhos por aí… no dia em que estive lá de dia, tinha uma cerração densa, de repente um vento forte empurrou tudo pra cima e limpou dando uma visão maravilhosa!
(via facebook)
Gina
Fiquei frustada, mas não estava funcionando. Disseram que religariam em poucos dias…
(via facebook)
Ana Thereza
Nossa, sem iluminação deve ser perigosa! As curvas são complicadas e com cerração, pior… além da iluminação, a sinfonia das buzinas nas curvas é muito diferente!
(via facebook)
Gina
Quando fui ver a serra no mirante à noite, até que estava sem neblina, mas, infelizmente, não tinha iluminação e fiquei com pena do pessoal que trafegava nela…
(via facebook)
Solange
Bom dia! Imagem bárbara!
(via facebook)
Mineko Nakajima
Uwauhh!! Que lindinhos! Incrível poder ver quatis tão pertinho assim… 🙂
(via facebook)
Paula Mello
Ai que coisa mais linda!! Imagino o perfume de maçã no ar… a delicadeza das flores é realmente encantadora, Gina!! Infelizmente a minha pequena macieira não vingou, apesar de ter dado belíssimas flores e alguns frutos. Não desisti de ter uma ainda =)
E o bolo já está devidamente anotado, tem tudo o que eu gosto, maçã e canela com um chá, nem preciso do frio.
Um bom dia pra vc!!!
beijão
Gina
Paula,
Embora já tivesse ido lá há 25 anos, ficou marcado em minha memória a beleza daquela serra. Foi um grande prazer voltar àquele lugar.
Até macieira você tem? Que máximo! Veja que cuidados são necessários para conseguir frutificar, mas a temperatura faz muita diferença, né? Minha meta agora é ver as maçãs no pé! Acho que nunca comi maçãs tão doces quanto as do tipo Fuji, daquela região!
Fiz os bolos 2 dias seguidos, de tanto que gostei.
Um ótimo dia pra você!
Bjs.