Bolo invertido de pêssego
Assim começou a história desse bolo invertido de pêssego… O marido chega em casa frequentemente com goiabas, enormes e maravilhosas, mas dessa vez o vendedor de frutas tinha pêssegos, deu uma provinha pra ele e, pronto, fisgou-o pelo paladar doce e suculento dessa fruta. Nunca foi costume nosso o consumo de pêssegos, talvez porque as terras fluminenses, onde passei a infância e parte da juventude, não serem as maiores produtoras dessas frutas, mais adequadas ao clima frio do sul do país.
Bolo invertido de pêssego:
50 g de manteiga
150 g de açúcar
4 pêssegos
200 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
2 ovos
200 ml de buttermilk ou leitelho (200 ml de leite + 2 colheres (sopa) de suco de limão)
75 ml de óleo
1 pitada de açafrão
Preparo:
Leve ao fogo a manteiga e, quando derreter, acrescente 50 g de açúcar até derreter, sem deixar dourar demais. Da próxima vez vou usar mascavo para dar uma cor mais intensa, como esse bolo invertido de nectarina. Espalhe no fundo de uma assadeira de aro removível, untada. Usei de 26 cm. Distribua os pêssegos cortados, decorando a gosto.
Numa tigela, coloque farinha peneirada, o restante do açúcar, fermento, bicarbonato, sal e açafrão. Na batedeira, bata as claras, acrescente as gemas uma a uma, reduza a velocidade e vá acrescentando o leitelho, intercalado com os secos e o óleo. Verta a massa sobre os pêssegos e leve ao forno preaquecido a 180° por 30-35 minutos ou até corar. Espere esfriar por 5 minutos antes de desenformar.
Receita adaptada daqui.
10 Comentários
Teresa Newman
Confesso que não sou fã numero 01 de pêssegos, acho que tem haver por não ser nativo de minha região acabei consumindo menos, mas gosto sim de fazer comidinhas com pêssego para mimar a sogra que adora pêssegos.
Gina
Tê, trouxemos os mesmos hábitos pelas mesmas razões. Acabamos consumindo somente os pêssegos em calda, não é mesmo? Ah, e a sogra merece o agradinho!
Bjs.
Vanderleia Andrade
hummmmm
(via facebook)
Vicentina
Adoro pêssegos.
Ficou lindo seu bolo Gina. Deve ter ficado delicioso.
Tenha um lindo dia
Bjs
Cibeli Lima
Delícia!
(via facebook)
Gina
Comprei pêssegos extremamente doces. Dá vontade de comer ao natural, nem fazer nada com eles. Mas a safra é agora, vamos aproveitar.
(via facebook)
Mineko Nakajima
Que delicia! Sempre faço com bananas. Nunca experimentei com outras frutas… Sera que com abacaxi tbm fica bom? Essa de pessego vou tentar fazer qdo chegar a epoca…
(via facebook)
Gina
Até hoje só fiz de nectarina e de pêssego, mas vejo muitas pessoas fazerem de abacaxi, que, além de gostoso, fica lindo!
(via facebook)
Josy
Olá Gina, desde pequena amo pêssegos, nas épocas de vacas gordas, meu pai sempre comprava uma caixa de pêssegos no Natal e eu me acabava comendo. Minha mãe costumava fazer, pavê de pessegos ou bolo, inclusive era o meu preferido nos aniversários. Bolos invertidos são muito versáteis, podemos optar por outros frutos e sempre resulta em um delicioso bolo. O seu não foi diferente. Com certeza ficou muto saboroso. Beijinhos
Gina
Quando morei aí, tinha uma vizinha com sítio que trazia um “mundo” de pêssegos. Talvez por falta de hábito e de saber a hora certa de consumi-los, na época não me atraia. Esses aqui do sul estão espetaculares, suculentos e muito doces!
Bjs.