Pães

Nó-de-sogra assado

Estava eu navegando no facebook, entre outras coisas que faço ao mesmo tempo, quando a amiga Zenaide perguntou se eu tinha a receita de um pão chamado nozinho. Conheço como nó-de-sogra e lembrei de uma das centenas de receitas que estão na lista por fazer . Ela aguçou a minha vontade e não só passei pra ela, como corri pra cozinha pra fazer o nó-de-sogra assado. E pensar que levei 9 anos para executar essa receita, que uma amiga me deu num curso de confeitaria que fizemos juntas!!

Nó-de-sogra assado:

1/3 xícara (chá) de leite morno
1 colher (sobremesa) de fermento biológico fresco
1/3 xícara (chá) de açúcar
1/3 xícara (chá) de óleo
2 ovos
1 pitada de sal
Farinha de trigo até dar o ponto (usei 1/3 de 1 kg – aproximadamente 340 g)

Preparo:
Faça uma esponja com o leite morno, o fermento, 1 colher (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de farinha de trigo e deixe levedar por 15 minutos.
Numa tigela, coloque os ovos levemente batidos, o restante do açúcar, óleo e o sal. Misture bem, acrescente o fermento levedado e vá acrescentando farinha de trigo aos poucos. Dependendo do tamanho dos ovos, pode ser que precise de mais farinha. Forme uma bola, cubra e deixe crescer até dobrar de volume, cerca de 30 minutos. Molde os nozinhos pegando uma porção de massa, fazendo um rolinho fino e dando um nó. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Deixe espaço para crescer. Espere novamente crescer, cerca de 20-30 minutos e leve ao forno preaquecido a 180° por 15-20 minutos, dependendo do forno. Fique atento.
Como aqui em casa a família é pequena, fiz a receita nessa proporção, que era originalmente 3 vezes maior, com 1 kg de trigo. Renderam 40 nozinhos.

Cobertura:
1/3 xícara (chá) de água
50 g de açúcar
Coco ralado (quanto baste)

Preparo:
Leve ao fogo água e açúcar, mexa até dissolver totalmente o açúcar. Deixe ferver em fogo médio por uns 2-3 minutos e desligue. Espere esfriar, passe a parte superior do nozinho na calda e no coco ralado.

Sansevieria cylindrica trançada
A lança-de-são-jorge (Sansevieria cylindrica trançada) é natural da África.

 

Compartilhar:

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *