Torta de amora e maçã
Essa torta de amora e maçã me fez brincar com os cortadores e ouvir os elogios do marido, pra fechar com chave de ouro. De vez em quando é preciso dar uma geral na geladeira, na despensa, na fruteira, para ver o que nos inspira.
Torta de amora e maçã
Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
100 g de manteiga sem sal
1 pitada de sal
150 ml de creme de leite
1 gema para pincelar
Recheio:
4 maçãs
1 xícara (chá) de compota de amoras*
4 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de amido de milho
Preparo
Preaqueça o forno a 180°.
Misture farinha, açúcar, manteiga e sal e amasse. Acrescente creme de leite, forme uma bola. Guarde 1/3 na geladeira para cobrir. Com 2/3, abra um círculo suficiente para forrar fundo e laterais de forma untada. Deixe até a borda, porque ela encolhe. Corte o excesso, cubra com papel manteiga, preencha com esferas de cerâmica ou feijões. Leve ao forno por 10 minutos.
Bata 2 maçãs no liquidificador, acrescentando água até dar 1 xícara (chá). Corte em cubinhos as outras 2 maçãs. Numa parte do suco dissolva o amido de milho.
Leve ao fogo o suco com as maçãs e cozinhe em fogo médio por 6 minutos, acrescente a compota de amoras, o amido dissolvido e deixe cozinhar mais 1 minuto até engrossar. Deixe esfriar.
Sobre a massa preassada, ponha o recheio frio. Abra o restante da massa, cubra e decore a gosto. Não esqueça que é importante fazer um furo na cobertura para escapar o calor e não quebrar a massa. Pincele gema de ovo com 1 colher (chá) de água. Leve ao forno até corar bem, entre 25 a 35 minutos, dependendo do forno.
Notas
- Essa forma tem 19 cm de diâmetro e 9 cm de altura.
- *Usei a compota de amoras que ganhei da Paula, do blog Cozinha do Quintal, que tem pouco açúcar. Prove a compota e aumente ou reduza o açúcar do recheio, ajustando ao seu gosto.
- Um truque interessante, que já usei na torta de maçã (apple pie), é colocar 1/4 xícara (chá) de farinha de rosca sobre a massa preassada, antes de colocar o recheio, que vai ajudar a absorver a umidade e torná-la crocante.
- Você pode substitui a compota de amoras por 1 xícara (chá) de amoras frescas, ajustando o açúcar.
Esse foi o duplo presente que ganhei da Paula, uma bela compota de amoras, embrulhada com essa linda técnica japonesa, o furoshiki.
Essas amoras silvestres estão na calçada de um quarteirão próximo de casa, como muitas frutas que encontro pelo caminho, nos parques e praças. Acho fantástico!
18 Comentários
Zenaide Storino
Fiz geleia com as que colhi aqu em casa.
Selminha Ramos
Uau
Chica
Hmmm
Célia Cracco
Ano passado fiz muita geléia.
Lylia
Adoro 😋
angela
Que lindas!!
Gina
@orapitangas A julgar pela primeira colheita, vou ter que fazer muitos pratos com amora ou congelar. Essa torta é muito gostosa!
Minhas tuas nossas receitas
Uau, linda amiga e com certeza deliciosa huahuahua
(via facebook)
Vicentina
Nossa que maravilha!
(via facebook)
Alcina
faz lembrar as tortas da vovó Donalda 🙂
(via facebook)
Graça Lima
Hummmm salivei…
(via facebook)
Gina
Graça, pena que acabou…
(via facebook)
Graça Lima
Kkkkkk malvada!
(via facebook)
Gina
Graça, como não poderei ir ao próximo encontro, depois você me faz figa…rsrs!
(via facebook)
Paula Mello
Hum que delícia essa massinha podre!! E com creme de leite… afff…. perfeita!! Fico feliz que vc tenha gostado da compota, eu coloquei pouco açúcar porque sei que vc não é fã de coisas muito doces!! Obrigada pelo post, Gina, ficou lindo!!
beijossssss
Gina
Paula,
Para o meu paladar, é desse jeito que gosto, com pouco açúcar. Obrigada por isso também!!
Por nada, a compota e a gentileza mereciam esse agradinho.
Bjs.
Josy
Que lindamente decorada ficou sua torta Gina. Esse tipo de torta que lembra nossas avós e mães me conquistam de cara. A combinação maçã e compota de amoras deve ter tido um resultado delicioso. Adorei a receita. E a plantação de amoras está prometendo muitos frutos. Beijinhos, ótima semana miga
Gina
Josy,
É a minha cara ficar “brincando” com cortador de biscoitos…rs! Na apple pie, coloquei corações, agora foi a vez das estrelas. Que venha a próxima!
Por enquanto é um pequeno arbusto essa amoreira, mas posso imaginar como ficará com o tempo.
Boa semana!!
Bjs.