Doces

Mousse de manga e uma despedida…

Tantas receitas e fotos para publicar, mas o tempo, esse não estaciona, não acelera, não muda seu ritmo. Nós é que precisamos nos adequar a ele. Temos que priorizá-lo, em busca da qualidade de vida. Essa foto está em meus arquivos há cinco anos! Fui deixando e deixando…, até que um fato relevante, o bem mais precioso, a vida de uma pessoa querida, minha tia, me fez resgatá-la. Por mais de uma vez, ao visitá-la, estava lá a mousse de manga, uma sobremesa gelada e saborosa, no lugar extremamente quente em que vivia, mas ao mesmo tempo aconchegante. Ela sempre foi agregadora, gostava de receber as pessoas. Há quase 5 anos, nos reunimos em sua casa, cerca de 130 familiares, para comemorar seu 65º aniversário. Ela desejava muito completar 70 e queria festa, reunião, doces, muitos doces, como ela sabia fazer. Perdoem-me o saudosismo, mas ela acaba de partir para o plano espiritual e deixou-nos uma doce lembrança de seu jeito de ser.

Mousse de manga:

1 manga grande
1 lata de leite condensado (usei pouco mais de 1/2)*
1 lata de creme de leite
1 pacote de gelatina em pó sem sabor
1 xícara (chá) de água morna

Calda:
1 manga
1/4 xícara (chá) de açúcar (usei só 1/8)
1/2 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de amido de milho

Preparo:
Mousse – Hidrate a gelatina na água e leve ao micro-ondas por 15 segundos. Bata a manga com o leite condensado no liquidificador.  *Utilize a quantidade de leite condensado a gosto, sempre levando em consideração o teor de doçura da manga. Como não gosto de nada muito doce, usei menos de 1 lata. Peneire, misture o creme de leite e a gelatina hidratada. Mexa bem e leve à geladeira por algumas horas ou até o dia seguinte.
Calda – Leve ao fogo a manga batida no liquidificador e peneirada, junto com o açúcar e cozinhe uns minutinhos. Dissolva o amido na água e misture à manga. Deixe engrossar e desligue. Depois de desenformada a mousse, verta a calda fria sobre ela e sirva.

saudade-roxa-g
A saudade (Scabiosa atropurpurea) é natural da Ásia e da Europa

 

Compartilhar:

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *