Quiche de aspargo e tomate confit
O NacoZinha sempre teve uma forte relação com plantas e flores, ao longo dos seus mais de 6 anos de existência. De vez em quando, são elas que inspiram a execução de um prato. Dessa vez, a intenção era fazer apenas uma quiche de aspargo, por não resistir ao belo maço que encontrei no Mercado Municipal. Mas o tomate confit, que havia feito na véspera, era tentador demais. Decorei meus aspargos peruanos com “flores” de tomate e saiu essa quiche de aspargo e tomate confit.
Quiche de aspargo e tomate confit:
250 g de farinha de trigo
80 g de manteiga
2 colheres (sopa) de queijo parmesão
1 ovo
1 colher (sopa) de água gelada
Recheio:
450 g de aspargos frescos
250 g de ricota
100 g de queijo parmesão
3 ovos
1 xícara (chá) de leite
Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
Tomate confit (quanto baste)
Preparo:
Corte 5 cm da ponta mais grossa de cada aspargo, que é a parte fibrosa, e despreze. Cozinhe no vapor por 7 minutos e reserve.
Misture todos os ingredientes da massa e forme uma bola. Se necessário, acerte o ponto, acrescentando mais uma colher de água, pois depende do tamanho do ovo. Abra a massa num refratário, cubra com papel manteiga e coloque bolinhas de cerâmica (podem ser feijões) para fazer peso. Leve ao forno preaquecido a 190° por aproximadamente 15 minutos ou antes que comece a corar. Erga o papel e veja se o fundo não tem umidade. Se ainda tiver, volte mais uns minutinhos ao forno.
No liquidificador, bata ricota, parmesão, ovos, leite, sal, pimenta e noz-moscada. Verta o conteúdo sobre a massa morna ou fria, acomode os aspargos e os tomates. Leve ao forno preaquecido a 190° até corar.
A receita foi levemente adaptada da Kati, do blog Ajustando as Velas.
O Marumaru, para quem não conhece, é o nome batizado por três ceramistas para as bolinhas de cerâmica de alta temperatura, usadas para fazer peso em tortas e quiches. Encomendei as minhas da amiga Claudia Nishinaka.
O aspargo ornamental (Asparagus densiflorus ‘Sprengeri’) é natural da África.
10 Comentários
Verena
Que delicia, Gina!!! Hummmmmmmmmm!
(via facebook)
Zenaide Storino
Regina, onde encontro dessas bolinhas para vender
(via facebook)
Caroline
Também tem no blog como se faz o tomate confit?
(via facebook)
Gina
Vou publicar em breve, Caroline. Aguarde.
(via facebook)
Executiva de Panela
Que linda quiche!!!!
(via facebook)
Gina
Obrigada, Paula!
(via facebook)
Rebeca
Uau! Deve ser deliciosa, tô doida para experimentar.
Queria te perguntar uma coisa: vc quem fez aquele descanso de panelas da Cozinha do Quintal? Achei tão lindo!
Bjs
Gina
Obrigada, Rebeca!
Sim, o descanso foi feito por mim. Que bom que gostou.
Bjs.
Claudia
Uaau .Que delícia!!! Otima combinação de ingredientes. Muitos perguntam em q tamanho de forma. 25 cm forma redonda baixa ou 20cm forma redonda funda. Mas p falar em retangular como vc muito bem usou, quadrada ou oval, fica de acordo c a experiência. A massa tende a ficar mais crocante e seca dessa maneira que vc usou. Muito obrigada pela postagem. Estou colocando no face do marumarubrasil. Bj e interessados envie seu pedido no contato@marumaru.com.br
Gina
Cláudia,
Nem precisa falar que adorei o marumaru, né? Esse refratário tem 30 cm x 18 cm. Como foi a primeira vez que usei, deixei um tempo para testar, olhei como estava e coloquei mais para secar um pouco.
Achei muito prático e terei para sempre sem precisar usar feijões.
Bjs.