Bebidas

Iogurte grego de morango

Como fazer iogurte grego de morango. Sabe quando vem a motivação para confeccionar um alimento e você sai de casa rumo à padaria mais próxima, exclusivamente para adquirir um leite pasteurizado integral? No caminho, ainda novo para mim, que mudei recentemente, vou observando as plantas e o que a minha redondeza pode me proporcionar de bom. Já descobri que há uma feira verde às quartas-feiras bem pertinho! De quebra, essa caminhada me rende um bom exercício. Enfim, só coisa boa!
O pratinho com detalhes em relevo e a charmosa garrafinha com tampa de silicone são da JO Decor.
Já tinha feito iogurte grego, num processo diferente, com leite UHT semidesnatado, fervido e, depois, acrescido de leite em pó. Dessa vez, quis diversificar e adicionar fruta. Vamos à forma de preparo?

Iogurte grego de morango:

1 litro de leite pasteurizado integral
1 iogurte natural (160-170 g)
Morango a gosto (200-300 g)

Preparo:
É sempre interessante frisar que iogurte grego, também conhecido como coalhada seca, nada mais é do que o iogurte natural drenado num filtro de papel ou num pano, tipo gaze, por algumas horas ou de um dia para o outro. Pode ser o industrializado, mas, nesse caso, fiz o meu iogurte com 1 litro de leite pasteurizado, fervi, deixei amornar, acrescentei 1 potinho de iogurte natural de 170 ml, mexi bem e coloquei na iogurteira. Uma vez pronto o iogurte natural, deixei drenando de véspera na geladeira. A consistência fica bem firme e basta acrescentar morango bem batido no liquidificador. Vá acrescentando aos poucos até ficar com cor e textura desejados. Sirva adoçado a gosto.
Dicas: Dá para misturar uma banana bem madura e amassadinha para servir como adoçante natural. Quem não tem iogurteira, pode simplesmente abafar com toalha dobrada e colocar em local fechado, dentro do forno ou armário, por várias horas ou até de um dia para o outro.

Flor-de-maio (Schlumbergera truncata)
Essa foi a primeira flor-de-maio (Schlumbergera truncata) que nasceu aqui na nova residência e está me brindando com sua beleza. Ela é natural do Brasil.

Compartilhar:

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *