Bolos e bolinhos,  Doces

Queijadas de Évora

Revendo as fotos de Évora, em Portugal, divaguei pelas lembranças e experiências que vivi por lá, dos sabores à arquitetura. Fui me envolvendo pela riqueza cultural, pesquisei as informações, busquei o roteiro da viagem, cuidadosamente feito pela filha e me transportei para esse lugar tão encantador. Mais do que isso, resolvi preparar as queijadas de Évora e fiquei muito satisfeita com o resultado.

Queijadas de Évora

Queijadas de Évora:

Massa:
125 de farinha de trigo
1 ovo pequeno
1 colher (sopa) de manteiga

Recheio:
200 g de queijo fresco
4 gemas
2 ovos inteiros
150 g de açúcar (usei o demerara)*
25 g de manteiga
1 colher (sopa) bem cheia de amido de milho

Preparo:

Misture os ingredientes da massa e vá acrescentando aos poucos 25-30 ml e água morna. Apenas o suficiente para ficar bem homogêneo. Talvez não precise de toda a água, dependendo do tamanho do ovo. Sove bem a massa e deixe descansar por 20 minutos.
Para o recheio, com um garfo amasse bem o queijo e junte os demais ingredientes. Não bati no liquidificador, mas é mais rápido e fica mais homogêneo se usar.
Abra a massa bem fina, de modo que dê para fazer aproximadamente 15. Corte em rodelas e forre as forminhas de alumínio untadas e polvilhadas com farinha. Recheie generosamente, até quase a borda, uma vez que cresce bastante, mas, quando esfria, abaixa. Leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 25 minutos ou até corar.
*Originalmente, a recomendação era usar 180 g de açúcar demerara, como é praxe nos doces portugueses serem bem docinhos, mas reduzi para ficar mais ao gosto de casa.
A receita foi levemente adaptada da Mariana, uma alentejana, que não perde oportunidade de divulgar suas receitas, para a nossa felicidade!

Évora e seus monumentos

Na sequência, Templo Romano, Aqueduto da Água de Prata, Igreja da Graça, Igreja de Santo Antão, Praça do Giraldo e Capela dos Ossos

Évora, capital do Alentejo, é Patrimônio Cultural da Humanidade e ajudou a criar algumas cidades portuguesas no Brasil, como Salvador, na Bahia.

O que em Évora nos embeleza e nos encanta, são os seus velhos mosteiros, as suas antigas igrejas… e talvez ainda a sua tradicional cozinha, a doçaria famosa dos seus conventos.” (Ramalho Ortigão)

Rua da Cozinha da Sua Alteza - Évora, Portugal
Algumas ruas de Évora têm nomes curiosos, como essa que é a Rua da Cozinha de Sua Alteza. Mas também há uma chamada Travessa do Pão Bolorento, que não sabia à época e perdi a oportunidade de fotografar.

Cerâmicas de Évora, Portugal

As cerâmicas nas lojas de Évora chamavam atenção para a delicadeza e o tradicional colorido azul e branco.

Crista-de-galo (Celosia cristata)

A crista-de-galo (Celosia cristata) é natural da Ásia e essa estava na Praça do Giraldo.

Compartilhar:

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *