Fermento caseiro para bolos fácil e econômico
Fermento caseiro para bolos? Sim! Quem nunca se deparou em algum momento com vontade de fazer uma receita e se deu conta de que não dispunha de todos os ingredientes? No caso do fermento para bolos, pode acontecer de ficar um tempo aberto e perder a sua ativação. Por isso sempre é bom testá-lo antes de colocar na receita e ver o bolo sem aquela fofura que se espera dele. Eis que me deparei exatamente com essa situação, meu fermento não estava ativo e não queria sair para adquiri-lo. Mas tinha em casa os ingredientes necessários para substitui-lo. Desde então, meus bolos têm sido feitos com o caseiro.
Fermento caseiro para bolos:
4 colheres (chá) de cremor de tártaro*
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
Preparo:
Misture os dois ingredientes, guarde em recipiente bem fechado e dentro do armário. Essa quantidade deu para colocar num vidro pequeno e rende três bolos. Prefiro fazer pequena porção, do que preparar a mistura para período longo.
Para testar se o fermento ainda está ativo, coloque 1/2 colher (chá) de fermento em 1 xícara (chá) de água quente. Se borbulhar, está bom para uso.
*O cremor de tártaro é um subproduto da fabricação de vinho, quando o suco de uva cristaliza-se nos barris durante a fermentação, formando uma crosta, que é raspada e transformada em pó. Também recebe o nome de bitartarato de potássio. É um pó branco, embora o bicarbonato de sódio seja ainda mais branco. Gosto de usá-lo para fazer suspiros, porque deixa mais firmes e clarinhos.
Veja outras receitas publicadas onde usei o cremor de tártaro:
Costrada alcalaína
Silvanas
Sorvete assado
O Odontonema (Odontonema strictum) é oriundo da América Central.
A escolha dessa planta para associar à receita de hoje se deve ao fato de tártaro, em odontologia, ser uma crosta formada nos dentes e a palavra latina “odonto” ter o significado de “dente”. Pois é, aqui no blog, minha paixão por plantas está intimamente ligada à culinária… rs!
12 Comentários
Ademilson
Não consigo visualizar a impressora para poder salvar em PDF. achei a receita muito boa.
Gina
Ademilson,
Para visualizar a impressora, que está no menu suspenso à esquerda, é preciso clicar no título do post. Tente, se persistir a dúvida, deixe novo comentário.
Obrigada!
Adrianne Ferrer
gostei !!
(via facebook)
Graziela Blanch
@Camila Cafardo Acho que assim podemos fugir dos transgênicos!!
(via facebook)
Camila Cafardo
Que legal!! Vou estudar
(via facebook)
Bárbara Horn
Gostei guria!!! Onde vc encontra o tártaro??? Ea proporção depois de pronto é a mesma do fermento químico nas receitas???
(via facebook)
Gina
Encontro na Casa do Confeiteiro e a proporção é a mesma do fermento químico. O bolo fica fofinho.
(via facebook)
Bárbara Horn
Ah que bom… Sempre vou lá… Da próxima eu compro… Brigada Gina!!!!
(via facebook)
Gina
@Barbara, vou fazer uma observação quanto à proporção. Fiz um bolo de limão e usei o fermento caseiro, usando 1 colher (sopa). O bolo cresceu muuuuuiiito, mas tem outro detalhe, como o bolo era de limão, bastava eu colocar 1 colher (chá) de bicarbonato e nem usar o cremor. O ácido do limão com o bicarbonato já fermentam bastante!! Se vc usar 1 colher (chá) de cremor + 1/2 colher (chá) de bicarbonato creio que sejam suficientes, porque andei pesquisando que crescem bastante. Faça isso e me diga. Vamos trocando experiências!!
(via facebook)
Bárbara Horn
Beleza Guria!!!!
(via facebook)
flora maria
Eu tenho usado somente o bicarbonato de sódio para os bolos, e uso só uma colher de chá. Tem dado certo.
Eu queria uma receita de fermento caseiro para pães, pois vivo comprando e perdendo, por não usar no prazo dele, que é pequeno.
Gina
Oi, Flora.
Essa questão de reação química é para os entendidos, mas há quem diga que apenas o bicarbonato deixa um gosto metálico, que deve ser anulado com algo ácido. No caso de um bolo de limão e outros cítricos, acho que fica perfeito.
Nunca substituí o fermento de pães, mas você tem razão, se não usar logo, acaba perdendo a ativação. Vale a pena pesquisar, né?
Bjs.