As coisas da roça
Ah, as coisas da roça…! O que suscita em você essa imagem? A lenha crepitando, a panela empretecida pelo fogo, a comidinha rústica, a simplicidade, enfim, coisas da roça…
Como explicar tudo isso sem se deixar envolver pela emoção que a imagem causa? A panela aquece a água, que vai servir para coar o café, a ser adoçado com caldo de cana. Há quem goste ou não goste, mas não cabe julgar. De minha parte, ficou a admiração por cada cantinho desse lugar, onde a grande família se reúne e acolhe os que vão chegando. Foi assim a nossa visita aos amigos da pequena comunidade de Emboacica, em Anchieta (ES).
No improviso do local, ainda em construção, a gente chega, pega o finalzinho da tapioca, comemora o reencontro, é recebido com abraços e sorrisos, senta onde encontra um cantinho qualquer. E sai pensando na vida…
Conheci o quitungo nesse dia, esse moinho aquecido com lenha, onde a mandioca vai se transformando em farinha e dela vários alimentos são preparados. A tapioca é feita da fécula de mandioca, também conhecida como goma ou polvilho. Na estreia desse quitungo, a goma de tapioca veio pronta, mas foi assada ali e saboreada com coco.
Minha mãe levou um bolo invertido de banana caramelada, que era do gosto da dona da casa que nos receberia. Não tem agradinho melhor do que chegar com algo feito com amor.
Veja também os bolinhos de fubá que minha mãe fez, para o deleite de todos!
A palmeira indaía (Attalea dubia) é natural do Brasil. Conhecida também por camarinha, coqueiro-indaiá e palmito-de-chão. Estava lá na casa esse exemplar. Ainda hei de falar mais sobre esse lugar e as coisas do interior, que tanto me agradam. Por ora, ficam as divagações e as boas lembranças.
24 Comentários
Neide Rigo
@nacozinhabrasil , que bom! Lindo, né?
Gina
@neiderigo Lembrei de você!
Louise
Nada como uma comidinha caseira preparada à lenha. É realmente um sabor especial, sem igual!
Adorei o blog, bastante inspirador!
Deixo um convite caso queira conhecer um pouquinho do canal das Irmonstras.
Um beijo!
Gina
Obrigada, Louise! Já fui visitar o canal de vocês. Ainda não me animei a incrementar o meu canal, mas acho que os vídeos ajudam muito!
Beijo!
angela
pois é amiga…aprendi a cozinhar num fogão a lenha, fiz muitos bolos com “testo de brasa”, a imagem me traz lembranças boas e ruins, a ruins, dado todas as dificuldades para rachar lenha, demora, frio, sujeira, tudo muito pesado para uma cozinheira mirim, as boas, o sabor sem igual.
teve o seu tempo na minha vida, hoje não teria um fogão a lenha, o marido até pensou em fazer, eu disse não, acho lindo mas conheço o trabalho que dá. linda sua postagem, bjs
Gina
Nem conheço a expressão “testo de brasa”. Só mesmo a experiência para atestar os dois lados da questão. Para cozinheira mirim é bem complicado!! Mesmo para os adultos, analisando tudo isso, não é uma vida fácil…
Da minha infância, só lembro das viagens para o interior, onde nossas anfitriãs faziam a comida na lenha. Na nossa casa mesmo nunca teve um fogão à lenha oficial, só improviso para a falta de gás.
Obrigada por seu depoimento, Ângela! Bjs.
Reis Junk
Amazing!
(via instagram)
Graça Loures
Café
(via facebook)
Gina
Isso! E esse foi adoçado com caldo de cana!
(via facebook)
Samara Vieira
saudades!!
(via facebook)
Gina
Quem viveu essa experiência, não esquece!
(via facebook)
Fernando Caldas Soares
Focar naquilo que realmente importa: core values.
(ia facebook)
Gina
Sempre!
(via facebook)
Graça Lima
“Eita sardade.”
(via facebook)
Gina
Melhor do que isso, só colocando um punhado de pinhão nessa lenha aí.
(via facebook)
Paula Mello
Que linda imagem, Gina! Um fogão a lenha, simples, na beira do mato, ooohh sonho de consumo!! rsrs Excelente dia procê!!
(via facebook)
Gina
Não é? Já pensou a gente cozinhando num fogão à lenha? Aquelas panelas de barro, que conservam a quentura…aiai!
((via facebook)
Paula Mello
Pois é, a gente não ia fazer outra coisa na vida… Talvez pescar e colher umas frutas no pé… 🙂
(via facebook)
Mineko Nakajima
Lembro Gina, que as panelas ficavam pretas de fumaça, mas nem por isso não deixávamos assim, Sempre alejando, passávamos sbão feito em casa em volta da panela e assim ficava fácil de lavar e voltar ao brilho.. O Bom de tudo é que as comidas feita a lenha tem um outro sabor..! Inesquecível!
(via facebook)
Gina
Uma simples imagem e muitas lembranças…!
(via facebook)
Mineko Nakajima
Achei lindo Gina! Me levou no tempo da infância qdo minha mãe fazia comidas deliciosas no fogão a lenha… Simplicidade é tudo que quero viver… Um registro encantador… Obrigada por nos compartilhar. <3
(via facebook)
Gina
Vou divulgando aos poucos, mas ainda sairá um ou dois posts sobre essa viagem. Obrigada! 🙂
(via facebook)
João Batista
Então eu canto. Estou de volta pro meu aconchego. rs
(via facebook)
Gina
Faz muito bem!!
(via facebook)