Divagações,  Viagens

As coisas da roça

Ah, as coisas da roça…! O que suscita em você essa imagem? A lenha crepitando, a panela empretecida pelo fogo, a comidinha rústica, a simplicidade, enfim, coisas da roça

Como explicar tudo isso sem se deixar envolver pela emoção que a imagem causa? A panela aquece a água, que vai servir para coar o café, a ser adoçado com caldo de cana. Há quem goste ou não goste, mas não cabe julgar. De minha parte, ficou a admiração por cada cantinho desse lugar, onde a grande família se reúne e acolhe os que vão chegando. Foi assim a nossa visita aos amigos da pequena comunidade de Emboacica, em Anchieta (ES).

Quitungo
No improviso do local, ainda em construção, a gente chega, pega o finalzinho da tapioca, comemora o reencontro, é recebido com abraços e sorrisos, senta onde encontra um cantinho qualquer. E sai pensando na vida…
Conheci o quitungo nesse dia, esse moinho aquecido com lenha, onde a mandioca vai se transformando em farinha e dela vários alimentos são preparados. A tapioca é feita da fécula de mandioca, também conhecida como goma ou polvilho. Na estreia desse quitungo, a goma de tapioca veio pronta, mas foi assada ali e saboreada com coco.

Bolo invertido de banana caramelada

Minha mãe levou um bolo invertido de banana caramelada, que era do gosto da dona da casa que nos receberia. Não tem agradinho melhor do que chegar com algo feito com amor.
Veja também os bolinhos de fubá que minha mãe fez, para o deleite de todos!

Indaiá

A palmeira indaía (Attalea dubia) é natural do Brasil. Conhecida também por camarinha, coqueiro-indaiá e palmito-de-chão. Estava lá na casa esse exemplar. Ainda hei de falar mais sobre esse lugar e as coisas do interior, que tanto me agradam. Por ora, ficam as divagações e as boas lembranças.

Compartilhar:

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *