Arroz doce moreninho
Estamos iniciando hoje a ciranda de receitas, juntamente com mais 9 blogueiras. São formados pares, tal como nas cirandas juninas. A iniciativa é da amiga Lylia, do blog Simples Assim. Sabe aquela vizinha que a gente visita levando um prato feito com amor? É essa a proposta!
Minha parceira é a Leiliane, do Blog da Leili. Ela publica a minha receita e eu publico a dela. Olha só que foto linda e que prato mais comfort food, descrito com as doces recordações da Leiliane! Interessante que estamos com tanta sintonia, que até minha sobremesa de hoje é arroz doce branquinho, mas essa opção moreninha também me parece muito atraente!!
Hoje é aniversário do meu marido, que adora um feijãozinho bem temperado com arroz e uma sobremesa como essa, simples, mas carregada de memórias afetivas…
Arroz doce moreninho
Adoro a época de festas juninas: o clima é mais friozinho e aconchegante, o que nos inspira a preparar aquelas comidas típicas deliciosas e reconfortantes. Lembro-me de comer arroz doce na infância, preparado pela minha mãe. Ela sempre fez daquele arroz doce moreninho, cremoso, com sabor bem aromático. E para mim, essa é a melhor receita. Arroz doce é docinho fácil de fazer e generoso, pois rende bastante! Veja a receita:
Arroz doce moreninho (rende de 8 a 10 porções)
1 xícara (chá) de arroz branco
3 xícaras (chá) de água para cozinhar o arroz
1 xícara (chá) de açúcar (usei metade mascavo e metade cristal)
2 pedaços de canela em rama
4 cravos da índia
4 xícaras (chá) de leite integral
1/2 lata de leite condensado
Canela em pó a gosto
Preparo:
1. Coloque o arroz para cozinhar com 3 xícaras de água e 1 pedaço de canela em rama, em fogo médio. Assim que a água secar, desligue o fogo, com atenção para não criar rapa.
2. Coloque o leite para aquecer, com um pedaço de canela em rama e 4 cravos da índia. Enquanto isso, numa panela larga e alta, adicione o açúcar e leve ao fogo baixo para até formar um caramelo dourado.
3. Acrescente todo o leite quente ao caramelo e deixe atingir fervura novamente. Neste momento junte o arroz cozido e o leite condensado, misture bem e abaixe o fogo. Deixe cozinhando por meia hora, mexendo às vezes, até que o arroz esteja bem grande e macio, e o leite esteja cremoso. Se secar muito, acrescente um pouco mais de leite à mistura.
4. Desligue o fogo e deixe esfriar para levar à geladeira. Há quem goste de comer o arroz doce morno (é gostoso mesmo). Na hora de servir, polvilhe canela em pó e delicie-se!!!
Dica: Depois de gelado, o arroz doce pode ficar meio seco. Se isso acontecer, acrescente um pouco de leite puro e misture, para voltar a ficar mais úmido.
Não deixe de conferir os demais blogs que estão conosco, divulgando deliciosas receitas:
http://www.artenacozinha.com
http://www.artesdamel.com.br
http://www.brisandonacozinha.com
http://cozinharehpreciso.blogspot.com.br
http://www.nacozinhabrasil.com
http://ohhceuss.blogspot.com.br
http://orapitangas.blogspot.com.br
http://www.sosimplesassim.com.br
http://www.teretetenacozinha.com.br
19 Comentários
Marly
OI, Gina.
Eu adoro arroz doce, até nem faço muito para não comer demais, porque eu não resisto a uma cumbuquinha com este doce, rsrs. Esta receita é até parecida com a minha, embora eu a faça mais com o açúcar comum. A foto está mesmo linda!
Parabéns para o seu marido, que maravilhosos acontecimentos estejam vindo para ele nos próximos tempos!
Um abraço
Gina
Oi, Marly.
E como rende, né? A gente acaba comendo alguns dias, para quem tem família pequena… Moreninho nunca fiz, sou mais do branquinho e com açúcar controlado.
Obrigada!!
Bjs.
Fla - Arte na Cozinha
Arroz doce é arroz doce né Gina?
Amando participar deste projeto com pessoas tãoooo queridas!
Beijosss,
Fla
Gina
Oi, Flá!
Ainda não fui conferir sua postagem, vou agora lá. O niver do marido me deixou literalmente NacoZinha…rs!
Bjs.
Simone Furtado Bezerra
Em nossa casa o arroz doce e o mungunzá fazia-se com rapadura raspada para ficar escuro, meu pai gostava dele moreninho e minha mãe fazia tudo de seu gosto.Sou prima da Lylia Diógenes.Faço muitos pratos gostosos, só para a minha família.Falem de mim para ela, um beijo para todas.
Gina
Oi, Simone, seja bem-vinda!
Tenho familiares nordestinos (inclusive meu pai nasceu recifense), mas nunca tivemos o hábito de usar rapadura na canjica, mas acho bacana descobrir essas variações Brasil afora.
Beijos e grata pela visita!
Cintya Maria
Oi Gina!!!
Eu estava sumida da blogsfera, mas adorei poder voltar e poder participar dessa Ciranda. Adorei a iniciativa da Lylia, ainda mais participar com tanta gente querida! Que honra!
Que delícia de sobremesa, comfort mesmo, ainda mais nesses dias de temperaturas tão baixas… vai muito bem!
Parabéns ao seu marido. Espero que vocês tenham tido um dia magnífico!
Beijão
Gina
Oi, Cintya,
Foi uma ótima ideia da Lylia, que conseguiu mobilizar-nos, inclusive você que estava afastada.
Arroz doce é bem gostosinho e aconchegante.
Obrigadão!
Bjs.
Leiliane
Gina, muito obrigada pelo carinho da postagem! Adorei ser sua dupla nessa dança! Que venham muitas outras… Feliz aniversário para seu marido. Abração pra vcs e comemorem bastante!
Gina
Começamos bem nossa ciranda, né?
Obrigada por tudo!
Hoje teve bolinho especial de comemoração.
Bjs.
Carla
Que delícia de receita e foto maravilhosa da Leili, como sempre arrasando <3
Estou adorando a Ciranda e adorando cada uma das delícias que estão sendo postadas! Carinho puro em forma de comida! Estou no F5 aguardando sua receita lá no cantinho da Leili! hehe
Um beijo Gina! :*
Gina
Oi, Carla!
O F5 está funcionando aqui também, só aguardando as outras meninas que ainda não postaram. Isso agita a blogosfera, a gente conhece blogueiros e as delícias que saem de cada cozinha.
Beijos!!
Teresa Newman
Bla, bla, esqueci de desejar longos anos de vida do maridinho ao seu lado com muita paz e saúde. Parabéns para ele!
Teresa Newman
Gina bom dia!
Primeiro já digo que você arrasou com sua postagem no blog da Lylia, foto, receita, perfeitas! Sendo sincera vindo de você não poderia esperar menos. Sou fã de sua cozinha.
Agora a Leile também não ficou pra trás, a menina cozinha com amor. Quando chego lá que começo a vasculhar as receitas saio com fome.
Adorei a participação de vocês na ciranda.
Gina
Bom dia, Tê!
Adorei, de verdade, a visita da Leiliane aqui NacoZinha…!! Que bom que você também gostou!
Grata pelas felicitações!
Bjs.
Lylia
Parabéns para o seu marido, GIna!
Ficou ótima a postagem ! Que animada que está essa “ciranda”.Vou já “dançar” nos outros blogs.
Obrigada por sua participação.
Bj,
Lylia
Gina
Lylia,
Estou com minha agenda cheia, mas fiz questão de aderir. É sempre um prazer estar ao lado de tanta gente bacana, que se dedica aos seus blogs com tanto empenho!
Bjs.
angela
que delícia Gina, adoro o branquinho mas me deu uma vontade de igual a este, bem aproveitando desejo muita saúde e felicidades para o Zé, diz que intimo ele a aceitar meu beijo virtual. beijos amiga, me sinto feliz voltando aos velhos tempos das blogagens coletivas.
Gina
Ângela, muita coincidência mesmo o arroz doce justamente no dia postagem! Fiz pra agradar o aniversariante, claro.
Estou rindo aqui do seu recado e vou transmitir, pode deixar…rs!
Então, também me senti assim, apesar da correria, do trabalho, em prol de uma boa causa, a gente dá um jeito de participar. As blogagens eram demais e espero que a gente consiga reativá-las.
Bjs.