Bolo de canela e doce de leite
O bolo de churros virou uma febre na internet. Na verdade, o bolo assim chamado, é apenas uma alusão ao doce de origem espanhola, tão conhecido e apreciado, além do seu recheio mais tradicional, em versão abrasileirada.
Já fiz um naked cake de churros que foi um sucesso. A sugestão de hoje é um bolo de canela e doce de leite, que você pode decorar ao seu gosto.
Bolo de canela e doce de leite
(utilize xícara de 200 ml)
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de canela em pó
1 pitada de sal
3 ovos
3 colheres (sopa) de óleo
1/4 xícara (chá) de água
2 colheres (chá) de essência de baunilha
Cobertura:
150 g de doce de leite
Preparo:
Numa tigela, misture os ingredientes secos.
Bata as claras e reserve.
Em outra tigela, misture óleo, as gemas, água e baunilha. Junte aos secos e agregue bem. Acrescente as claras em neve e incorpore com delicadeza.
Leve ao forno preaquecido a 180° entre 15-18 minutos ou até corar.
Você pode cortar o bolo ao meio e rechear ou simplesmente fazer uma cobertura de doce de leite, como eu fiz. Se for rechear e cobrir, vai precisar de um pouco mais de doce do que o recomendado na receita.
Quem é que não aprecia um bolinho de vez em quando? É uma forma muito agradável de receber alguém, de colocar a conversa em dia com as pessoas queridas. Nem sempre as atribulações do dia a dia permitem esse tempo para confeccionar um bolo. Nessas horas, vale recorrer ao delivery, mas não perder a oportunidade de compartilhar com os amigos.
A Echeveria runyonii Topsy Turvy é oriunda do México. Fotografei-a em minhas caminhadas, no topo de uma cerca de bambu. Suas pétalas lembram o desenho do bico pitanga que contorna meu bolo de canela e doce de leite… Sutilezas que tanto aprecio…
2 Comentários
Bronilda
Não vai fermento neste bolo? Obrigada
Gina
Bronilda,
Não vai fermento, porque é um pão-de-ló. Ele cresce somente com os ovos, ok?
Um abraço.