Museu do Amanhã e Café Fazenda Culinária
O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, é um museu de ciências com foco em conscientizar as pessoas quanto ao seu futuro, convivência e qualidade de vida.
Com arquitetura arrojada, a ideia do arquiteto espanhol Santiago Calatrava é que pareça flutuar como um barco.
O museu está dividido em cinco áreas: Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós.
No Cosmos há a projeção de um vídeo em 360° sobre a história do universo.
Na Terra há três cubos de 7 m de altura. O cubo da Matéria tem 180 fotos da Terra. O cubo da Vida tem o DNA por fora e, por dentro, organismos e ecossistemas.
O cubo do Pensamento tem o sistema nervoso por fora e, por dentro, centenas de imagens que representam os aspectos da vida, os sentimentos e ações. Ficou lindo esse cubo!
No Antropoceno (era dos humanos) há 6 totens de 10 m de altura com projeção audiovisual sobre as mudanças do mundo. Dados impressionantes.
Na área Amanhãs o foco são as tendências globais, refletir sobre a sustentabilidade e a convivência entre a Sociedade, o Planeta e o Humano.
A área Nós é um convite à reflexão sobre como nossas ações mudam o mundo. Há uma estrutura simbolizando uma oca, casa do conhecimento indígena e onde a família se reúne.
No centro, um artefato longo de madeira, chamado churinga, representa a continuidade do povo e sua cultura.
Há um Café Fazenda Culinária, cujo cardápio é assinado pela Chef Flávia Quaresma. O ambiente é aconchegante, com proposta sustentável e lanche saboroso, mas é um local pequeno para o fluxo de visitantes.
6 Comentários
Viaje Sim
👍
Lu DeOli
Ainda não conheço o Museu, mas as obras nas vizinhanças estão maravilhosas, Praça Mauá, Cais do Porto ….
Gina
@Lu DeOli, adorei voltar à minha terra e conhecer esse lugar por onde passava todos os dias, a caminho da faculdade. Que transformação! Gostaria de ter ficado até mais tempo, mas a visita ao museu leva algumas horas. Apesar de tudo que aconteceu com as obras, ficou lindo!
Norma Emiliano
Eu já fui, adorei.
Gina
Espetacular! A concepção e elaboração do projeto, tanto externa, quanto internamente, foram muito interessantes!
Norma Emiliano
Também achei.