Comidinhas para bebês – parte 2
Comidinhas para bebês não precisam ser apenas papinhas com consistência de creme
Já divulguei aqui, algumas orientações e opções saborosas de papinhas que a minha neta consumia a partir dos 6 meses.
Segundo orientação de nutricionistas, as comidinhas devem ser preparadas sem sal de 6 a 9 meses, mas nem por isso deixam de ter bastante sabor.
Trago hoje mais algumas sugestões, que não têm necessariamente receitas. A ideia é apresentar opções variadas, saudáveis e saborosas.
Todos os pratos foram feitos e fotografados pela filha para me enviar. 😊👏😍
Risoto de quinoa com caldo de frango caseiro (peito, cenoura, cebola, alho-poró, salsão e louro), cenoura, cebola, vagem, tomate e peito de frango desfiado. Acrescentar leguminosa a gosto.
Outras opções de papinhas:
Aipim cozido na pressão, ervilha fresca e couve-de-bruxelas + carne a gosto e leguminosa.
Batata ao vapor, berinjela em pedacinhos, refogada no azeite (deixar de molho na água com vinagre, antes de refogar, para tirar o amargor), acelga refogada no óleo de gergelim e tilápia feita ao papillote com limão siciliano e azeite. Acrescentar leguminosa a gosto.
Gente, fala se não dá vontade de comer essas comidinhas de bebê? Bom demais!
Vale ressaltar, novamente, algumas orientações de nutricionista
Até 6 meses, de preferência, só leite materno.
Aos 6 meses, introduzir novos alimentos a cada 2 dias, observando a reação do bebê, irritações na pele, problemas com intestino e respiração. Tudo sem sal, mas bem temperadinho. Não misturar dois alimentos novos na mesma refeição. Duas refeições de frutas e o almoço. Papinhas amassadas, sem bater. Em pedacinhos, à medida que o bebê vai aceitando. Misturar arroz cateto integral.
Aos 7 meses, introduzir peixe (arenque, congrio, linguado, merluza, pescada e sardinha); leguminosas como ervilha, feijão (alternar azuki, branco, carioca e vermelho), grão-de-bico e lentilha. Introduzir o jantar.
O feijão deve ser deixado de molho por 12 horas com 1/2 limão, por causa das toxinas. Jogar a água fora e lavar o feijão.
Aos 8 meses, ovo cozido amassadinho ou omelete. Macarrão até 2 vezes por semana.
Aos 9 meses, pode salgar os alimentos. Introduzir beterraba, espinafre, quinua e temperos como cominho e cúrcuma. Alternar a quinua (proteína vegetal) com as proteínas animais. Evitar açúcar, castanhas, laticínios, mel, nozes e soja antes de 1 ano.
A orquídea-bebê-no-berço (Anguloa uniflora) é nativa da América do Sul.
2 Comentários
Mineko Nakajima
Difícil encontrar sugestões… Comidinha de bebê da NacoZinha…
Gina
Sempre tem gente precisando, né? Pra variar o cardápio. Bjs.