Doces portugueses – retorno de viagem à Portugal e Itália
Retorno de viagem à Portugal e Itália
Voltando de viagem, demora um pouco para retornarmos à rotina, por isso só agora estou aqui para continuarmos nossas trocas de receitas e histórias. Viajar é muito bom, mas já estava com saudades de casa, dos amigos e do meu blog.
Muito bem guiada por minha filha, fomos à Portugal e Itália. Além de fotografar lugares lindos, também fizemos muitas fotos de pratos típicos, como os famosos pastéis de Belém; vitrines simpáticas, decoradas com doces, massas coloridas; comidas de rua e por aí afora. Só lamentei não ter registrado nossa última refeição em Lisboa, cujo prato principal era Choquinhos com batatas. Não conhecia esses choquinhos, que são semelhantes às lulas e estavam bem gostosos. Talvez as meninas dos blogs de Portugal possam me confirmar exatamente o que eles são.
Vejamos os tradicionais doces portugueses e outras curiosidades gastronômicas do país.
Doces portugueses
Os pastéis de Belém são deliciosos e servidos quentinhos, com açúcar e canela.
Aqui aparece a queijada, doce trazido pelos portugueses ao Brasil, sendo chamado de queijadinha, embora os sabores não sejam exatamente iguais. O outro doce é o jesuíta, folhado recheado com creme.
A castanha, que nós chamamos de portuguesa, sendo vendida assada nas ruas de Lisboa.
Aqui, o vendedor de castanha, em Roma, colocou um artesanato, mostrando como ela é produzida dentro do ouriço, que pode ter até 4 em cada. A árvore da castanha produz por mais de 500 anos.
25 Comentários
Gina
Neide, nem me fale em saudade! Sempre fica alguma coisa pendente, lugares por visitar, sabores a experimentar…
Esse pastelzinho de Belém é indispensável na visita à Lisboa.
Bjs.
Neide Rigo
Gina,
que graça o enfeite das castanhas em Roma. Dá uma saudade,né?
Tenho uma foto de pastel de Belem super parecida com a sua!
beijos, N
isabel lopes
Fico contente por saber que adorou Portugal e as nossas coisas boas como os deliciosos pasteis de Belém e as nossas castanhas assadas que são tão saborosas. Volte mais vezes temos muitas coisas bonitas para ver. Eu adoro as vossas praias com essas águas tão quentinhas e essas paisagens maravilhosas.
Bjs.
Gina
Cláudia Rumi, seja bem-vinda!
Passei 5 dias em Portugal e deu pra conhecer bastante coisa, imagino você que ficou tantos dias. Também adorei Portugal. Recomendo que vá à Itália. Se quiser acompanhar um pouco dessa viagem acesse: http://cucinaitalianabrasileira.blogspot.com/2008/10/consigli-per-il-viaggio-di-gina.html
Haverá um novo post dia 16 de novembro, no mesmo blog (Ragazze Brasiliane nella Cucina Italiana).
Obrigada pela visita!
Bjs.
Claudia Rumi
ENTREI NO SEU BLOG agora pela primeira vez, atraves do blog papos de anjo. Fui a Portugal e não conheço Itália. Ficou 15 dias conhecendo Portugal de cabo a rabo. Adorei e comi a castanha e essa decoração in natura da castanha achei formidável. Adorei Portugal!!!
bj
Gina
Cláudia,
Vale a pena conhecer esses lugares. Pretendo colocar outros posts sobre essa viagem, porque foram muitas coisas de culinária e flores interessantes e bonitas.
Obrigada pela visita.
Bjs.
Magia na Cozinha
Gina que delícia de viagem! E os quitutes de dar na boca!
Eu não conheço Portugal. Na Europa apenas visitei Paris até hoje, mas foi uma viagem rápida. Um dia espero ir de novo e aproveitar mais.
Bom retorno!
Bjs 🙂
Gina
Ameixa,
Ôps, desculpe mas nossa língua tem essas peculiaridades. Também chamamos castanha a cor amarronzada, mas não percebi que você se referia à cor e não ao ingrediente (risos!). Não sei lhe dizer se comi o jesuíta original, só sei que estava bom.
ameixa seca
Gina, o que eu queria dizer é que a casquinha é durinha e marrom (aqui dizemos cor castanha) 🙂
Gina
Ameixa,
Obrigada pela confirmação que os choquinhos são parentes das lulas.
Olhe, esse jesuíta tinha uma camada crocante por cima e estava bem gostoso, mas não identifiquei se eram castanhas ou amêndoas, não estava bem definido o sabor.
Não foram só os doces que me agradaram, em outro post falo dos salgados.
Bjs.
ameixa seca
Gina, ainda bem que gostaste da viagem a Portugal 🙂 Os choquinhos são moluscos como as lulas 😉
Esses jesuítas não levam um merengue durinho por cima pois não? Os originais levam uma casquinha durinha e castanha por cima… são deliciosos!!
Gina
Glau,
O equilíbrio dos doces e massas que comemos nessa viagem foi o fato de termos caminhado muuuuito e subirmos muitas escadas.
Não me pesei depois disso, mas se tiver engordado ainda assim, passo lá no Rita Palita pra ver as receitas lights…
Bjs.
Gina
Mari,
Grata pelo carinho.
Viagens dão um prazer muito grande, até pra quem não vai, mas recebe as informações dos outros, as dicas, a cultura, a gastronomia…
Quanto à água na boca, os pastéis de Belém só provando lá mesmo, já que é segredo deles (risos!)
Bjs.
Gina
Luciana,
Então, você viu que interessante, graças à criatividade desse vendedor, pude conhecer os ouriços da castanha e fotografar.
Bom estar de volta.
Bjs.
Gina
Filipa,
Adorei mesmo conhecer Portugal. Gostei do povo muito simpático, do transporte eficiente, das vistas maravilhosas, da história… Em Évora, o atendente da estaçao de trem fez questão de me corrigir, quando lhe pedi para confirmar se o horário de saída era 17:45. Ele disse: 17:44. E veio na hora mesmo!
Obrigada pela confirmação dos tais choquinhos.
Bjs.
Gina
Nana,
Vou passar lá no Ragazze e estou fazendo umas anotações de dicas pra mandar. Minha filha que preparou nosso roteiro de viagem e deu tudo certo.
Não perca oportunidade de comer essa castanha, é muito gostosa.
Bjs.
Gina
Odete,
A viagem foi muito boa mesmo. Vá a Portugal, você se encantará pelas pessoas, pelos bondinhos, pelo metrô eficiente, pelas belas vistas, pela história e pela culinária.
Bjs.
Gina
Neyma,
Obrigada pelo carinho.
Recomendo visitar Portugal sim, gostei de tudo. Dos doces que lá provei, os pastéis de Belém são os melhores.
Também estou feliz por voltar ao blog.
Bjs.
Glau
Gina, eu teria voltado 300quilos mais gorda! adoro os doces portugueses! Bom retorno e fico feliz que vc tenha aproveitado!
Bjo, glau
Mari Azevedo
Oi querida, muito bom tê-la de volta… fico feliz por vc ter feito uma viagem tão gostosa, que delícia, ler tudo o que vc contou… fiquei com água na boca e dei asas à imaginação!!
Beijos, linda.
Luciana Macêdo
Que bom que fez uma boa viagem, pelo visto aproveitou bastante e vamos ter muitas novidades.
Interessante o trabalho do vendedor de castanha, criatividade ajuda bastante neste mundo tão competitivo.
Bjs!
Filipa
Olá Gina!!
Que bom que correu tudo bem na viagem e fico contente por saber que gostou de conhecer o meu país. Já vi que a gastronomia foi o que mais lhe agradou 🙂 Realmente aqui temos especialidades muito boas.
Ao ver as suas fotos lembrei-me que já não como pastéis de belém há muito tempo…
E sim choquinhos são parentes das lulas, você não se enganou.
beijinhos
Nana
Gina!!!
Bem vinda querida!
Olha, o blog Ragazze é um espaço aberto tb para vc escrever sobre essa viagem história e deliciosa que realizou na Itália.
Caso queria deixar dicas de viagem e gastronomia por lá, manda um e-mail para nós viu.
Estava com saudades do seu blog atualizado, agora terá muitas delicias aqui no Naco Zinha.
Tu acredita que nunca comi a castanha portuguesa kkkk mas é linda né?!
Bjs
Odete
Gina querida, ja sentia sua falta. Que bom que ja estas de volta, muito bem-vinda. Fico feliz que a viagem tenha sido boa. Oba, agora vamos ter muitas novidades hein!
Menina eh ate vergonhoso dizer, ja rodei muito pela Europa, mas nunca fui a Portugal…ainda…quero ir..
Beijinhos e bom retorno
Neyma
BEM VINDA!!!Gina querida,
Vc estava fazendo falta. Que viagem deliciosa, tenho muita vontade de conhecer Portugal! E esses doces…hummm, que maravilha!
Muitos beijinhos