Bolo-vela – Dia do Vizinho
Você sabia que existe essa data comemorativa? Descobri no ano passado e achei bem interessante. Tive a ideia de preparar uns bolinhos, que aprendi com uma amiga, para presentear meus vizinhos mais chegados, mas aconteceu um imprevisto. Quando fui entregar a eles, na data alusiva, estavam TODOS viajando. Que decepção! Claro que depois de uma semana não entregaria ou faria outros, porque perderia o encanto da data. Escrevi um cartãozinho assim: “Você sabia que 23 de dezembro é Dia do Vizinho? Pois é, desejamos continuar compartilhando de uma boa vizinhança em 2008. Feliz Natal junto aos seus familiares e amigos!”
O bolo-vela foi feito dentro de latinhas de refrigerante, com uma receita que pode ter nozes ou castanha-do-pará. A de castanha fica bem mais gostosa e combina com o pavio.
Comece untando muito bem as latinhas que foram previamente cortadas na altura da curva da tampa.
Bolo-vela
6 ovos
220 g de açúcar
250 g de manteiga
400 g de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
150 g de castanha-do-pará (ou nozes, amêndoas)
Fondant
Preparo
Bata as claras em neve e reserve. Bata manteiga com açúcar e gemas. Reduza a velocidade e adicione o trigo.
Numa tigela, misture o creme com as claras, castanhas trituradas e fermento.
Coloque nas latinhas até 2/3 e ponha dentro de assadeira. Asse a 190° por 10 minutos, abaixe para 180° por 30 minutos ou mais (demora mais que um bolo comum para assar). Faça o teste do palito.
Depois de esfriar, desenforme cuidadosamente, cubra com fondant ou outra cobertura a seu gosto, desde que fique escorrida. Antes de secar, ponha uma castanha no topo, cortando a ponta para firmar bem.
Ponha os bolinhos sobre forminhas de papel grandes, forradas com celofane rendado. Guarde-os em saquinhos de polipropileno, amarre com um laço bacana, cole um adesivo e ponha o cartãozinho. Rendem 10 a 12 bolinhos.
A parte mais trabalhosa é untar bem as latinhas, pra evitar que não desenforme. E lavar depois para fazer nova remessa, mas o efeito compensa.
Desafio Dia do Vizinho
Gostaria de lançar um desafio diferente, onde todos são beneficiados. Você prepara algo de suas especialidades e entrega com antecedência, para não acontecer o que aconteceu comigo, a não ser que você tenha certeza que estarão em casa.
Pode ser para os vizinhos de residência ou de trabalho. É só usar a imaginação e surpreendê-los!
Gostaria que partilhasse sua ideia comigo, até 31 de dezembro, através dos comentários ou, se fizer um post sobre essa experiência do bem, terei prazer em mostrar aqui. É só mandar o link para o e-mail que está no blog. Use o selinho do desafio. Você provavelmente já presenteou com alguma guloseima feita por você mesmo, então conte-me a reação de quem recebeu. Mas fica lançada a ideia de aproveitarmos o Dia do Vizinho, uma data que não se tornou comercial.
O Plectranthus coleoides tem nome popular malva-de-cheiro ou planta-vela.
43 Comentários
Jack Maia
Ohhhh delicinha
Regina Cochito
Uma graça!
Regina De Castro
Que amor!!!
Gina
Martina, que bom ter vizinhos queridos, né? Na verdade, quando a gente se dá bem com eles, não precisa de data especial para presentear. Mesmo assim, já que vocês gosta, tente participar, agora que sabe dessa data. Vou gostar de ver suas dicas e a reação de seus vizinhos.
Bjs.
martina
ah, eu sou amiga de muitos vizinhos.
e já distribui bolachinas e outras coisinhas entre eles mesmo sem saber da data especial.
Gina
Rosélia, ter amigos é um grande ponto de apoio. A gente gosta de fazer uns agradinhos, né? Boa-vontade, um pouquinho de criatividade e pronto, dá pra fazer pequenas coisas pra adoçar ainda mais os relacionamentos.
Bjs.
Anonymous
Gina, q legal este post…vc sabe como dou valor também às amizades, tenho andado pelo mundo afora e concordo plenamente que dar uma PRESENÇA carinhosa é a melhor opção q exite…sempre faço cartõezinhos…lembrancinhas…e agora mesmo to preparando os bombons natalinos e os panetones tanto doces como salgados pros amigos do coração.
Vale à pena!
BJKSSSSSSSSS
Roselia
Gina
Mônica, estou esperando o resultado de sua empolgação!
Bjs.
Monica Loureiro
Que idéia ótima !
Vou preparar alguma coisa também para este ano !
Adorei , adorei e adorei !
rsrsrs
Gina
Débora, acho que será uma oportunidade de conhecer seus vizinhos. Se postar, é só me avisar.
Bjs.
De Cordeiro
Gostei da ideia… embora não conheça nenhum vizinho ainda… vou tentar participar e vou divugar no meu blog de qualquer forma… combinado? E vê se consegue participar do desafio que está lá: “sabores e sonhos de verão”… bjs!
Gina
Márcia, obrigada pela visita. Farei de novo esses bolinhos, mas ficarei atenta este ano para pegar os vizinhos antes de viajar.
Leonor, bom que você gostou. Tive que dar os bolinhos para outras essoas antes que se perdessem. Não dá para comer tudo… rsrsrs!
Laila, legal, fico feliz com sua adesão!
Rose, pense sim e faça o post. Obrigada pela dica do pequi.
Bjs e voltem sempre!
rose
Oiii Gina, afff…to sem net mal consigo ver e-mails da facul…a conexão vivi caindo…essa tecnologia que sempre nos deixa na mão…mas adorei a sua ideia não sabia que tinha o dia do vizinho…vou pensar em algo…ah e sobre o pequi sei que ai em curitiba tem o supermercado muffato o mesmo de cascavel e lá tem pequi em molho num vidro tipo molho de pimenta…aqui fica na sessão das verduras…grande beijo t+
laila
q bacana saber dessa data Gina. farei sim algo e preparo um post! bjs
Leonor de Sousa Bastos
Que pena os seus vizinhos não estarem em casa…o lado positivo é que assim pode comê-los todos sozinha!!!:)
Deviam estar deliciosos e estavam muito giros!!
Quem me dera ter vizinhas assim!…:)
Marcia
Bem, seus vizinhos estão viajando, sobrou bolo manda para cá.
Muito original o bolo feito na latinha.
Seu blog está delicioso por inteiro, voltarei com mais calma.
Gina
Laurinha, obrigada! Pra quem gosta de presentear, taí uma boa sugestão, né?
Rossana, seja bem-vinda! Obrigada e vou passar lá no seu bloguinho. Apetrechos de cozinha são com a gente mesmo! Apareça sempre.
Téia, que bom que você gostou. Pois é, vizinhos podem ser muito mais do que pessoas que moram ao nosso lado. Bacana a atitude dos seus antigos vizinhos
Vou aguardar seu post, lindona (rsrsrs)!
Cris, tenho certeza que esse simples gesto pode fortalecer sua amizade com a vizinha.
Bjs, queridas!
Cris
Gina, que idéia genial, é muito lindo este bolinho! Eu tenho uma vizinha fofa, isso é muito bom né. Bjs!
Téia
Gina querida, amei sua idéia. Menina, moro há 1 ano na casa atual e só conheço os vizinhos de oi.Tenho um monte de amigos que moram aqui por perto, no mesmo Condomínio, mas vizinho, vizinho, mesmo, não. Vou ter que providenciar logo porque aqui em Bsb todo mundo viaja em dezembro, fica deserto. Olha, mas já tive vizinhos antes de casar, que são grandes amigos, aliás são como irmãos até hoje. Já fomos até salvos de um assalto por vizinhos. Olha, adorei saber desta data e vou fazer alguma coisa, depois te conto e posto lá no banquetes. Bj LINDONA.
Rossana
Gina, adorei seu blog e essa idéia do dia do vizinho!
Dá uma olhadinha no meu bloguinho novo, estou colocando várias idéias de apetrechos para equipar a cozinha!
Beijos!
Laurinha
Adoro presentear com minhas ‘experiÊncias’! Com ou sem data comemorativa…
Estes bolinho vela ficaram uma graça!
Beijinhos
Gina
Dani, ficam bem originais feitos assim nas latinhas, né?
Flavinha, vejo que essa data ninguém conhecia. Faça mesmo e depois me conte.
Bjs e obrigada pela visita. Voltem sempre.
Gina
Mari, esses bolinhos são gostosos e sugestivos. Fiz no Natal passado e na Páscoa.
Você pode usar latinha de chá ou suco, se tiver hábito de consumir. Seus vizinhos vão adorar.
Luciana, vejo que você se empolgou com a idéia, vou aguardar.
Neyma, vou passar lá.
Luciana Macedo, obrigada, querida!
O importante é disseminar essa idéia.
Acho que não é só em Brasília que isso acontece, as pessoas têm se isolado em seu mundinho, em seus apartamentos. Nada que um quebra-gelo não mude…
A idéia de colocar nas latinhas não é minha, mas aderi porque também achei bacana.
Faça sim que a família vai adorar.
O rendimento tá lá na receita: 10 a 12 bolinhos. Se encher 2/3, rende 10, ok?
Ameixa, quando temos bons vizinhos, sempre nos lembramos deles ao longo do ano, né? Mas, com certeza, essa época é a que mais aproxima as pessoas.
Romicas, fequei feliz com sua visita e seus elogios. Realmente, depois da viagem que fiz à Portugal, passei a gostar ainda mais dessa terra, de sua culinária e tenho carinho pelas blogueiras portuguesas.
A Ana é uma graça mesmo, ontem contei a ela sobre a idéia do desafio. Ela gostou tanto que perguntou se podia divulgar.
Volte sempre, será um prazer.
Bjs a todas!!!
Flavinha
Não sabia da data! Adorei saber a já estou pensando em presentear meu melhores vizinhos: o casal proprietário do açougue em frente a minha casa! E acho que talvez seja com esta receita mesmo! Adorei a receita e o fato de ser feito em latinhas!
Beijocas
Dani
Gostei da idéia de assar usando latas de refri. E ficam em tamanho bom para presentear.
Parabéns pela receita.
Bjs
Romicas
Bom, e que tal arranjarmos um dia para o Blog do Amigo(a)? Há blogues que dá gosto visitar e voltar sempre. Esta é um deles, e que passarei a visitar com frequência, graças à amiga Ana do “Eu Mulher”, outro blog que também visito diariamente. Com todas as referencias a Portugal e às coisas boas que eu também gosto, adorei visitar o seu blog.
Um beijo
ameixa seca
Que engraçado que ficou… um bolo vela 🙂
Aqui temos a tradição de ir dando aos vizinhos mais chegados, parte do que fazemos para nós ao longo do ano 🙂 No Natal ainda mais!
Luciana Macêdo
Uma idéia que merece os meus parabéns.
Aqui em Brasília as pessoas são muito frias ao se tratar de vizinhos, ébom dia,boa tarde e boa noite. Esta é uma maneira de quebrar este “gelo”.
Quantos aos boinhos velas,simplesmente adorei sua criatividade. Ficaram perfeitos e com certeza deliciosos. Vou fazer para enfeitar a mesa do café da manhã do dia de Natal. Qual é o rendimento da receita?
Bjs!
Neyma
Amiga querida,
De uma passadinha no Vó Mindoca que tem um premio para vc!!
beijinhos
Luciana B.
Gina, que legal, vamos participar sim!!
Obrigada por lembrar da gente.
Um beijo,
Luciana
Mari Azevedo
Querida, que maravilha de idéia!! Esses bolinhos parecem maravilhosos, vou comprar refrigerante e jogar o conteúdo fora só para fazê-los (aqui nao tomamos refrigerante kkkkk)!! Adorei sua iniciativa de presentear os vizinhos!!! =D
Temos um casal de vizinhos bastante simpáticos, e com certeza vou ver algo mesmo para presenteá-los… adorei!!!
Gina
Emília, obrigada e espero que tenha dado um empurrãozinho para você preparar uma surpresa para os vizinhos.
Andrea, pois é, estamos tãããõ longe! Obrigada pelo carinho e incentivo. Veja se consegue participar.
Simone, obrigada pela visita! Estou curiosa pra saber o que você vai preparar de gostoso pros vizinhos e porteiros. Ficarei feliz em publicar seus quitutes e sua história, afinal a intenção é mais importante.
Foi um prazer compartilhar com você a vitória no desafio.
Volte sempre.
Bjs, meninas e mãos à massa!
Simone Izumi
Oiee, Gina!! Tudo jóia??
Parabéns também pelo concurso!!!!ahhahahah…que gostoso!
Muito legal esse desafio ! Vou tentar participar e beneficiar os meus vizinhos e porteiros!!!
Brigadao e um bjao,
si
Andrea Dohashi
Gina querida, agora me pensei pensando, porque será que não sou sua vizinha? rs
Quanto capricho, é um imenso prazer entrar na sua cozinha, sabia?
Vou fazer o possível para participar amiga, apesar de toda correria da viagem!
Ficaram lindos seus bolinhos, amei.
Beijos
Docestemperos
Gina estas sugestões de natal são fantásticas. Não tenho por hábito faze-las mas acho que são uma óptima ideia até porque o natal deve ser isto. Dar aquilo que fazemos com amor e carinho. Parabéns pela ideia.
docestemperos
Gina
Odete, obrigada, vou ficar ansiosa para ver o que você vai preparar e saber a sua história.
Ana, já vou lá.
Valéria, gostei bastante desses bolinhos feitos em latinhas, ficaram bem originais. Esse é um desafio que impulsiona as pessoas a se aproximarem, né? Tomara que tenha tempo de participar.
Nana, alguém precisa dar o primeiro passo para conhecer seus vizinhos. Quando morei em Campinas, uma vizinha veio se apresentar e se colocar à disposição. Nos tornamos amigas até hoje, mais de 20 anos. Vou adorar saber a sua história e aproveite para contar que foi desafiada, fale do Dia do Vizinho e essa idéia pode ser multiplicada.
Letícia, é tão bom fazer um agradinho e manter uma boa vizinhança, né? Vou aguardar.
Bjs a todas e estou feliz com a receptividade.
Letícia
Gina, amei sua idéia, eu ia fazer isso mesmo, mas usando a data do Natal, agora tem mais um motivo. Minha vizinha sempre se beneficia, eu vivo fazendo coisas e dando para ela. Pensei em fazer stolen ou panetone mesmo, mas estou em dúvida, vamos ver. Quando acontecer conto tudo. Bjos.
Nana
Gina,
vc me pegou, pq paulista não faz amizade com vizinho hahahaha
Acredita, que não conheço nenhum?!
Hum, vou pensar aqui :o)
Bjs querida
Valeria
Gina que original a sua receita na latinha e tb o desafio!!
Não sabia do dia do vizinho!!
Sabes que aqui quando nos mudamos para uma casa nova existe um costume de cumprimentar os novos vizinhos levando alguma coisinha de presente.É um costume bem japônico!!
Gostei do seu desafio e espero poder ter tempo de participar!
Beijos e boa semana
EU MULHER
Amiga, tenho um desafio para você lá no meu blog.
Bjus
Odete
Menina, que iniciativa bacana! Presentear vizinhos eh comigo. Acho que herdei isso de minha mãe. Vou ver alguma coisa bem gostosa pra participar.
Beijinhos e uma super semana p/ ti.
Gina
Ana, fico feliz que você tenha gostado da idéia. Se fizer você se aproximar de sua vizinha, já terá valido a pena!
Bjs.
EU MULHER
Gina, que idéia maravilhosa!
Acho que chegou a hora de eu fazer amizade com a minha vizinha (rsrsrs), que eu nunca consigo ver porque estamos sempre nos desencontrando. Vou procurar uma receita bem gostosinha e quando tiver tudo pronto postarei no meu blog e lhe enviarei o resultado.
Você está de parabéns! Ótima iniciativa!
Um beijão