Batatas Hasselback
Não há dúvida que batatas são tubérculos muito versáteis, largamente empregados. Mas sempre se descobre uma forma diferente de fazê-las.
Batatas Hasselback devem seu nome ao Restaurante Hasselback, em Estocolmo, que a preparou pela primeira vez em 1955.
É muito rápida de preparar, mesclando micro-ondas e o grill do forno.
Batatas Hasselback
1 ou 2 batatas pequenas por pessoa
Sal e pimenta-do-reino
Azeite
Manteiga
Temperos a gosto (usei tomilho fresco, orégano, alecrim seco, alho em flocos e cebola em flocos)
Preparo
Pegue o alecrim e o tomilho e pique-os bem. Misture os outros temperos na proporção do gosto de cada um, suficiente para todas as batatas.
Espete um palito de churrasco a 1 cm do fundo, no sentido do comprimento, no centro da batata. Na hora de cortar o batata, será o limite para mantê-la unida.
Corte em fatias finas até o contato com o palito. Retire o palito, abra cada fatia e salpique o mix de ervas. Moa pimenta-do-reino, polvilhando cada batata. Coloque sal a gosto, ponha as batatas num refratário, cuidadosamente, e regue com um pouco de azeite.
Cubra e leve ao micro-ondas por 5 minutos na potência máxima.
Enquanto isso, ligue o grill do forno no máximo.
Retire o refratário do micro, coloque pequenas porções de manteiga sobre elas, que já estarão cozidas. Leve ao forno para grelhar, aproximadamente 5 minutos ou até ficar no ponto desejado.
As dicas da Lucia são intercalar as fatias com ingredientes ao gosto de cada um. Pode-se colocar queijo, presunto, alho amassado, junto com os temperos. Preferi deixar somente com o mix de especiarias e resultou num ótimo acompanhamento.
Veja, também, batatas rústicas.
O Mirabilis jalapa é natural da América Tropical. Alguns de seus nomes populares são maravilha, boa-noite, jalapa-do-mato.
Exala suave perfume e desabrocha em dias nublados ou à noite, até o período da manhã.
34 Comentários
Mayumi
Amei esta receita! Deliciosa e saudável!
http://cozinharcommenosgas.blogspot.pt
Priscila Beneducci (MG)
Essas suas batatas sao uma graça, Preciso faze-las
Elen
Adorei esta receita!! Vou fazer no findi! Amo batata!!!
Abs
Elen
noznamoscada.blogspot.com
Tati Campêlo
Nossa Gina a sua ficou super fininha!! linda! Acho que não teria dado na minha, porque o bacon ocupa muito espaço!
Mas adorei a dica do palitinho, eu fui fazendo no olhometro! hehe
Barbara Horn
Ahhhh Gina… finalmente alguém me explicou direito como fazer esta batata… tinha que ser você! Obrigada… só uma coisinha: não uso microondas, será que posso dar uma cozida na água no lugar? Será que dá pé?… rs… um abraço querida!
Gina
Laura, a dica do corte aprendi com a Lucia e estou repassando.
Katia, põe facilidade nisso! E rapidez também!
Paty e Rute, pra quem gosta de batata, essa não tem como não apreciar.
Beijos a todas!
RUTE
Óptima partilha Gina.
Estas batatas harmonio já estão na minha lista de MUST DO!
Dona Amélia
Ai Gina, que delícia, hem!!
Eu, como boa viciada em batatas que sou não vou perder a oportunidade de fazer essa delícia!! ;o)
Obrigada por postá-la.
Xêros e um ótimo domingo
Paty
Katia Bonfadini
Gina, que delícia de receita e simples de fazer, né? A aparência do prato também ficou ótima!!!!! Vou me aventurar e testar!!!! Bjs!
Laura Lucia
Gina,Quando vi a foto com as batatas em fatias superfinas e todas pregadinhas, perguntei-me: como é que ela conseguiu este milagre? Aí fui para a foto seguinte e descobri a mágica!Adoro estas coisas que nos surpreendem e aprecio demais o fato de você mostrar o segredinho. Acho extremamente generosa a sua atitude e fico-lhe muito grata por isto.Gostei muitíssimo de poder temperá-las com diversas ervas. Devem ficar deliciosas! E amei a versatilidade de poder variar os ingredientes e acrescentar o que tivermos em casa.Parabéns pela receita!Beijinhos
Gina
Monica, quando vi essa dica também gostei bastante, por isso estou compartilhando.Cristina, tudo bem, pode publicar.Zélia, maravilha também me lembra a infância.Sandra, fique fã e já fiz várias vezes.Marly, estou com vontade de experimentar com embutidos também. Acho que vale como um bom lanche.Paty, nada como aprender com os blogs. Aprendi com a Lucia e agora está sendo útil para outras pessoas.Renata, Vivian e ana, façam que vale a pena.Fla, não tinha visto na Verena, mas ela tem receitas ótimas sempre. Essas batatas fazem bonito na mesa.Ana, seja bem-vinda! Esse método da colher é prático também, gostei.Silvia, R. Correia e Renata, adoro especiarias, mas como tem muitas possibilidades de fazer, essas batatas já entraram para a lista do dia a dia.Bela, Angela e Cláudia, espero que vocês façam e me contem o resultado.Rose, acho que seu arroz com pinhão ficou delicioso com ou sem vinho branco.Odete, aprovadíssima!Flora, será que existe alguém que não goste de batata?Não cheguei a sentir o perfume dessas flores, que fotografei na rua. Mas você tem um flora inteira em casa!Bia, seja bem-vinda! Tomara que tenha feito mesmo, porque é impossível não gostar.Rachel, não me lembro de ter visto na Revista Nestlé. Também não tinha visto o desafio da Belinha, vou tentar participar, mas está corrido.Fabiana, faça sim, a família vai gostar. E o brigadeirão? Atendendo ao seu pedido está publicado!Beijos a todas!
Fabiana
Gina,Adorei essa receita.Adoro batatas, por isso, sempre fico caçando receitas diferentes para fazer, e essa sua receita é perfeita.Vou testar com certeza.beijos
Rachel
Gina, que legal, eu também fiz uma receita assim, a minha estava na Revista Nestlé Março/10.Elas ficam deliciosas né, e são tão fáceis de fazer, que nem parece.As minhas vão ser postadas dia 14/06 em homenagem à Belinha que estará fazendo 3 aninhos de blog, você viu o Desafio.SuaS batataS ficarão muito mais lindas que as minhas…rs!!!Bjuss!!!
Bia Szasz
Gina, já sei o que vou fazer de jantar hoje, amo batatas e essa parece ser muito boa! adorei, bjs
Flora Maria
…E ficou com excelente aparência !Batatas são “preferência-nacional”, não é mesmo ?As flores – Mirábilis – são encantadoras ! Tenho no meu jardim, e fico esperando o tempo das águas (verão) para poder usufruir do delicioso perfume que ela desprende quando anoitece.Beijo
Odete
Gina, adorei a dica do palito, facilita hein!Essas batatas sao mesmo versateis e deliciosas.Bjs
Rose
Oiii Gina, já vi essas batatas por ai menina são tão lindinhas e parece fácil de fazer…eu curiosa que sou também quero tentar…rsE sobre o risoto…uso vinho sim mas dessa vez fiz na hora do almoço e não tinha vinho branco (que é o que mais tomo) então não coloquei hihihihihi mas fiocu tão bom que o maridex já tá pedindo bis…Bjinhus e bom restinho de semana!!!
Magia na Cozinha
Eu adoro batata de todos os jeitos. Deliciosa e versátil!Esta ainda não experimente.Bjs 🙂
angela
adorei a dica,ficaram super apetitosas.bjs
Pratos da Bela
Um dia destes sai desta batata cá em casa miga, ai saí saiJnihos fofos
Renata
Gina, sempre achei muito curioso o preparo dessa batata.. Porque é cortada tão perfeitamente, parece coisa de máquina.. Hahahah.. Deve ser uma delícia mesmo!Beijos!
R.correia
que delicia, adorei…..bjs e boa semana
Silvia Arruda
Preciso dizer que eu ameeei essa receita? hehehe? Vou fazer, com certeza! Bjos!
Ana
Ah q bacana a ideia do palito! Eu coloco minhas batatas em uma colher de pau e vou cortando ate chegar na colher!Batata eh muito bom ne!Ana
Fla
Ai que delícia Gina.Vi umas assim lá na Verena também, e fiquei super curiosa com o resultado que deve ficar.Bjs
Ana Powell
Adorei esta tua sugestão. Uma maneira bem bonita e diferente de apresentar batatas. Adorei ♥
Vivian
essa batata fica linda. Até parece que vestiu roupa de festa !!!bj
Renata
Olá Gina,Bom dia!Tens razão, as possibilidades com batatas são infinitas…e essa modalidade ainda me era desconhecida!Gostei muito, fica bem bonita, além de muito gostosa, estou certa!Um abraço,Renata
Aqui na Cozinha
Eu ficava aqui imaginando como se conseguia cortar estas batatas sem estragar, pois são delicadas e os cortes tão fininhos. Aí vc deu a dica do palito, simplesmente AMEI.Parabéns a suas ficaram lindas.BeijosPatty Martins
Marly
Bom dia, Gina!Eu faço essas batatas! Inclusive costumo recheá-las, pondo lâminas de embutidos frios (salaminho, prosciutto, etc. e/ou de queijo entre os cortes). Mas eu não sabia da estória delas! No momento de fazer os cortes, costumo ‘prender’ a batata entre os cabos de duas colheres de pau idênticas, para evitar cortá-las até o fim, rsrs.As suas batatas ficaram com um ‘ar’ super apetitoso e gostei das dicas!Beijinho.
Sandra Peres
Essa batata é uma novidade para mim, adorei, vou ter que fazer urgente, deve ficar maravilhosa.òtima dica!!!Beijão
Mª Zélia
Adorei esta receita , prática e fácil e parace ser saborosa! Uso muito batatas na minha humilde culinária, e esta vou testá-la, será uma novidade!Também gostei de ver a Maravilha, quando criança, na frente da nossa casa havia vários pés desta plantinha, minha tia a usava como remédio caseiro. Um grande abraço!
VOVÓ CRISTINA
Amei essa receita, posso publicar em meu blog com suas referências, se vc permitir, aguardo seu contato. Bjs, Vovó Cristina.
Monica
Gina! Que ótima receita! O preparo ébem rápido e deve ser super saborosa. A dica do palito é ótima. Já tinha visto está batata outras vezes, mas sem o palito ela acabava desmanchando e não ficava tão bonita assim.