Doces

Pamonha assada

Quem não conhece aqueles alto-falantes anunciando as famosas pamonhas fresquinhas? Já tentei fazer uma vez as pamonhas embrulhadas na palha de milho, mas as palhas não eram graúdas. O resultado foi quase um desastre, porque é claro que não ia perder um preparado tão gostoso como é a pamonha. Ficou feia, mas “comível”…rs! Tem uma amiga que as faz muito bem e me manda de presente.
Mas pamonha assada me pareceu bem mais fácil. Quando vi no blog da Patty, não resisti. Dá pra perceber como fica cremosa?

Pamonha assada

4 xícaras (chá) de milho verde (6 espigas)
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) generosa de manteiga
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
4 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo

Corte os grãos bem rentes ao sabugo, para aproveitamento do amido. Coloque no liquidificador junto com uma parte do leite (ou todo), a manteiga e bata. Coloque o conteúdo numa tigela e acrescente os demais ingredientes, misturando bem para agregar, sendo o fermento por último.
Unte e enfarinhe uma assadeira de aro removível. Preaqueça o forno a 200°, coloque o conteúdo na assadeira e leve ao forno coberta com papel alumínio. Deixe 45 minutos. Retire o papel e deixe mais alguns minutos até dourar um pouco.
Notas: Desenforme a pamonha depois de fria e, de preferência, deixe algumas horas na geladeira para facilitar o corte. Como meu forno é meio fraco (e cada um conhece o seu), liguei o grill para dourar. No dia seguinte, a pamonha estava bem melhor para cortar, mas eu não resisti e comi no mesmo dia, mesmo ficando ainda molinha. Uma delícia essa “pomonha”, como dizia meu pai.

Foto: Jenny Mealing
Além do milho amarelo e do branco, existe uma grande variedade de cores. Esses são peruanos e já tinha mostrado aqui um prato da gastronomia peruana chamado mazamorra morada, feito com milho roxo.

Pé-de-milho-assado


Foto: Marcelo Guerato.
Essa foto encontrei na net, pedi autorização de uso ao autor e aproveitei para perguntar se ele sabia o nome científico dela, mas desconhece. Como é interessante , não?
Não conseguindo encontrar em minhas pesquisas, dessa vez vou ficar devendo maiores detalhes. Se alguém souber, avise-me, por favor.
Adoro milho assado e faz anos que não como. No Rio e no nordeste encontrava facilmente em feirinhas típicas. Ô coisa boa!

Compartilhar:

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *