Pamonha assada
Quem não conhece aqueles alto-falantes anunciando as famosas pamonhas fresquinhas? Já tentei fazer uma vez as pamonhas embrulhadas na palha de milho, mas as palhas não eram graúdas. O resultado foi quase um desastre, porque é claro que não ia perder um preparado tão gostoso como é a pamonha. Ficou feia, mas “comível”…rs! Tem uma amiga que as faz muito bem e me manda de presente.
Mas pamonha assada me pareceu bem mais fácil. Quando vi no blog da Patty, não resisti. Dá pra perceber como fica cremosa?
Pamonha assada
4 xícaras (chá) de milho verde (6 espigas)
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) generosa de manteiga
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
4 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
Preparo
Corte os grãos bem rentes ao sabugo, para aproveitamento do amido. Coloque no liquidificador junto com uma parte do leite (ou todo), a manteiga e bata. Coloque o conteúdo numa tigela e acrescente os demais ingredientes, misturando bem para agregar, sendo o fermento por último.
Unte e enfarinhe uma assadeira de aro removível. Preaqueça o forno a 200°, coloque o conteúdo na assadeira e leve ao forno coberta com papel alumínio. Deixe 45 minutos. Retire o papel e deixe mais alguns minutos até dourar um pouco.
Notas: Desenforme a pamonha depois de fria e, de preferência, deixe algumas horas na geladeira para facilitar o corte. Como meu forno é meio fraco (e cada um conhece o seu), liguei o grill para dourar. No dia seguinte, a pamonha estava bem melhor para cortar, mas eu não resisti e comi no mesmo dia, mesmo ficando ainda molinha. Uma delícia essa “pomonha”, como dizia meu pai.
Foto: Jenny Mealing
Além do milho amarelo e do branco, existe uma grande variedade de cores. Esses são peruanos e já tinha mostrado aqui um prato da gastronomia peruana chamado mazamorra morada, feito com milho roxo.
Pé-de-milho-assado
Foto: Marcelo Guerato.
Essa foto encontrei na net, pedi autorização de uso ao autor e aproveitei para perguntar se ele sabia o nome científico dela, mas desconhece. Como é interessante , não?
Não conseguindo encontrar em minhas pesquisas, dessa vez vou ficar devendo maiores detalhes. Se alguém souber, avise-me, por favor.
Adoro milho assado e faz anos que não como. No Rio e no nordeste encontrava facilmente em feirinhas típicas. Ô coisa boa!
39 Comentários
Elisa do valle
Tinha q sair pelo celular!!! Que aparência “gostosa”!!!😂
Os Sabores do Mundo
Que lindo! Amo o mês de junho. 😍❤️
Cristina Lunardeli
😍😍😋😋
Zait Gastronomia
Lindo!!!
Adriana
Muito bom,😊
Cristina Cardoso
Voltando para casa vou fazer!
Gina
@criscards. 👍
DIVINA VENÂNCIO
A receita original de “PAMONHA ASSADA” não leva ovos, nem amido nem fermento, é somente o milho ralado e temperado a gosto (doce ou salgada). Nasci na roça, interior de Goiás, terra da pamonha e sempre foi assim. Temos também a versõ frita, que segue a mesma linha. Tá na hora de pararmos de adulterar nossa cultura. Essa receira pode ser ótima mas jamais será uma PAMONHA.
Gina
Essa pamonha, em formato de bolo, ficou tão boa, mas tão boa, que mereceu estar aqui.
Depois de todos esses anos que tenho blog minha mente ficou muito mais aberta para os alimentos. Aprecio tanto as receitas originais quanto as modificadas.
Experimente essa versão!!
reginaldo a. tomé
muito boa receita, mas discordo em muito do nome pamonha, isso é um bolo de milho, esta receita leva ovos, amido, coisas que na pamonha não entram,
mas muito boa .
Gina
Olá, Reginaldo.
O nome não é atribuição minha. Concordo com você que, não só esse prato, mas vários que estão na internet recebem nomes pela semelhança, não necessariamente pela fidedignidade ao prato original.
Veja, por exemplo, o bolo de churros, que ficou famoso nos últimos anos. Não leva churros…
Vale a pena fazer essa “pamonha assada”, é bem saborosa.
zenaide
ola td bem? nossa minha mae fazinha muito essa receita eu naci em fazenda mg faz muito tempo hj minha mae ja e falicida a 32 anos . mais eu sempre fasso essa receita e muito boa . uma boa noite um bom fim de semana
Gina
Tudo bem. E com você?
Os pratos que nos trazem lembranças são sempre mais gostosos…
Bom final de semana pra você também!
ana lucia
muito obrigada pela receita, acabei de fazer e ficou maravilhosa. Uma dica acrescentei 3 colheres de queijo mineiro meia cura ralado ficou perfeito……
bjs
ana
Gina
Essa receita é muito boa mesmo! Obrigada pelo retorno.
roseli tomaz
estou fazendo o cheiro esta muito bom adorooo pratos feitos de milho parabèns amiga beijooss….
Gina
Bom saber. Obrigada!
Katia Bonfadini
Adoro milho e não sabia que existiam tantas variedades diferentes! Que surpresa boa! A aparência da pamonha assada é sensacional! Bjs!
Flora Maria
Não sou apaixonada por pamonha, preferindo o curau, mas essa assada está parecendo deliciosa !
O colorido “milho dos índios”, como é conhecido, é muito bonito, até para decorar.
E essa flor é mesmo intrigantemente fofa !
Beijo
PS: estarei participando do Fases da Vida !
Luciana Betenson
Gina, publiquei recentemente uma receita parecida, chamada pamonha de forno 🙂 Amo tudo com milho e vou anotar esta receita para fazer também! Lindas as fotos que você achou. Beijos,
Maria Clara
Pamonha assada pra mim é novidade 🙂
Gina
Olá, seja bem-vinda!
Vivendo e aprendendo, não é mesmo?
Fla
Gina, essa receita está na porta da minha geladeira…rs… vou fazer semana que vem.
Agora tô com mais vontade ainda!
=D
Bjs
Gina
Se o seu forno for meio manhoso, como o meu, não deixe de dar uma gratinada na pamonha, pra criar essa crostinha por cima. Dá um contraste legal com a cremosidade interna.
conceição
Adorei a receita. Eu só conhecia milho amarelo, essas espigas tem umas cores lindas.
Bjs
Gina
Essas cores de milho são tão fora da nossa realidade, que valem a pena mostrar, não é mesmo?
Josy
Gina querida até que enfim consegui passar por aqui, a atualização do seu blog não está aparecendo na minha lista de blogues preferidos, achei que vc estava ausente, e vim agradecer os comentários carinhosos, que tem feito em meu cantinho. Menina, essa ciabata está linda demais, ficou perfeita e a receita muito boa. Essa pamonha assada para mim foi um achado, pois como vc tentei fazer na palha mas nao deu certo. A receita é excelente, as fotos estão lindas,vou experimentar qualquer dia desses. Vim desejar um feliz dia dos pais e um excelente final de semana…bjos amiga
Gina
Será que você não está com o link do antigo blog?
Obrigada e desejo o mesmo pra você!
Quando tiver oportunidade, faça sim, você vai gostar.
Marly
Gina,
Eu também fiquei de olho nesta receita e ainda pretendo fazê-la. Eu tenho uma receita de bolo pamonha parecida com esta, que leva farinha, em vez de amido, resultando numa ‘pamonha’ menos cremosa. Mas quero testar esta receita também, a sua pamonha, tão cremosa, me deu água na boca! rsrs. Os milhos são um ‘show’ à parte, quisera poder usar outras variedades em minha cozinha, rsrs.
Beijoca e bom fim de semana!
Gina
Quando se acrescenta farinha, fica com jeito de bolo, mas essa é uma pamonha assada mesmo. O amido de milho (maisena) aqui é bem pouco, o restante fica por conta do milho em si.
Eu também gostaria de conhecer pessoalmente esses milhos, provar e usar!
Patty Martins - Aqui na Cozinha
Gina que linda que a sua ficou. É boa não é?
Beijos
patty
Gina
Tão boa que já foi feita 2 vezes!
Renata Boechat
Minha amiga, essa é imperdível!!!
Vai ser dificil achar as espigas…não tenho visto por aqui milho fresco…mas vale à pena, que coisa mais gostosa que fica isso hein?
Abraço pra voce,
Bom fim de semana!
Virginia Maria de Jesus Fassarella
Gina, fiquei encantada com a quantidade de milho existente, eu não conhecia. Nunca é tarde para aprender, não é? Suas postagens maravilhosas nos leva a muitos lugares e delicias. Beijos.
juju bombana
Também testei este bolo e adorei… dá uma olhadinha como ficou aqui… http://casinhadesonho.blogspot.com/2011/07/pamonha-assada.html
Beijinhos
Gina
Já conferi e tem carinha de deliciosa mesmo.
Apareça sempre!
Ana Karla Misturação-Misturão
Aff maria, pamonha é bom de todo jeito!
Uma aparência maravilhosa dessa aí.
Bom final de semana
Xeros
Carla Regina
Ai meu Deus, que delicia…sou doida por pamonha,cozida,assada,eu já fiz muitas vezes dos dois jeitos, adoro! Essa foto tá linda,tá dando brejinho na boca, assanhou as lombrigas,rsrsrsrsr. Acho que é a pamonha assada mais bonita que já vi 🙂
Beijos e um ótimo final de semana,coma muito por mim tá?!
Gina
Grata pela visita, Carla!
Uma gratinadinha na pamonha deu um ar apetitoso, não é?
Volte sempre!