
Sukiyaki à moda da casa
Adeptos de festas as mais variadas, de vez em quando alguns colegas se aventuravam na cozinha do nosso local de trabalho e tínhamos um bom momento de confraternização.
O prato de hoje remeteu-me à essa época, quando uma colega, descendente de japoneses, preparou para todos um belo sukiyaki. Foi com ela que aprendi o molho.
Sukiyaki
Molho
1 xícara (chá) de shoyu (molho de soja)
1 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de sake mirin
1 envelope de hondashi (molho de peixe)
Preparo
Misture tudo e reserve.
Nem todos os pratos exigem uma mise en place (organização prévia de utensílios e ingredientes, separados, medidos, lavados e cortados) rigorosa. Alguns, vamos preparando à medida que executamos. No caso do sukiyaki, vale a pena fazê-la. Por mais que não queiramos exagerar, um pouquinho de cada coisa e já vira um Sr. Prato!
A carne deve ser cortada em tiras finas. Cebola e pimentões em cubos. Cenoura em lâminas, couve-flor e brócolis em buquês cortados. Costumo cozinhar rapidamente os legumes no vapor, mantendo-os firmes.
Não apreciamos acelga, por isso não usei. Igualmente, omiti o tofu e os cogumelos (shitake e shimeji). Temos que adaptar ao gosto de casa, por isso coloquei repolho e escolhi o roxo, que é rico em antocianinas, substâncias boas para o coração.
Acabei de descobrir que o significado é “assar o que se gosta”, embora o prato não seja assado. Fui pesando os legumes para registrar na receita, mas isso também é relativo, de acordo com as preferências da família.
Sukiyaki
1 kg de alcatra (contra-filé ou coxão mole)
250 g de macarrão tipo lamen (ou udon)
250 g de cenoura
170 g de couve-flor
190 g de repolho
100 g de brócolis
2 cebolas
1/2 pimentão amarelo (opcional)
1/2 pimentão vermelho (opcional)
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal a gosto
Preparo
Numa wok, coloque a manteiga. Quando começar a dourar, acrescente a carne e um pouquinho de sal (cuidado que o molho já é salgado). À medida que ganhar cor, adicione a cebola, os pimentões (se gostar) e um pouco do molho. Deixe cozinhar. Nesse ponto, retirei para não endurecer a carne. Coloquei mais molho e adicionei os demais legumes. Por último, o macarrão cozido, misturei bem e voltei a carne ao fogo, para reaquecer. Sirva imediatamente.
Quando estive no Haru Matsuri de 2009, em Curitiba, recebi um folheto numa banca que servia esse prato. Segundo ele, o prato teve início com os camponeses assando batatas doces diretamente no fogo com auxílio do rastelo japonês (suki). Com o passar do tempo, foram agregando outros ingredientes e molho em panelas de ferro e todos se serviam na mesma panela. Assim, o sukiyaki ganhou um valor espiritual, típico do japonês, que é o de reafirmar os laços familiares, afetivos e de amizade através da mesa, mantendo a cultura e a tradição.
Couve-flor cheddar
Foto: Thjardins
Já tinha mostrado uma couve-flor roxa, que fiz numa salada, mas descobri que existe também essa versão laranja.


15 Comentários
Eu Mulher
Ai que comida apetitosa!! Eu amo comidas assim bem temperadas.
Beijão amiga e um ótimo domingo.
Angela
A roxa eu já plantei, essa laranjona ainda não vi não!
Katia Bonfadini
Gina, que curiosa essa couve-flor!!!! Não sabia que existia nesse tom! Hummm, já estou imaginando uma ver’são dela no forno com molho de queijo. Deve ficar linda!!!! Sua receita parece deliciosa e as fotos estáo ótimas, como sempre!!!! Bjs!!!!
Guloso e Saudável
Oi Gina, somos fãs da alimentação japonesa, é de sabor agradável e muito saudável.
O prato ficou muito colorido, lindo.
Jotta e Rosley
Embora não tenhamos alguns ingredientes do molho (hondashi e sake mirin), acho que vai valer a pena tentar fazer. Abraços Gina!
Renata
Minha amiga, não sou conhecedora dos pratos japoneses, mas adorei sua sugestão
Ficou um prato lindo, cheio de cor, meus parabéns pelo capricho da preparação!
Agora vem cá: couve flor laranja? Coisa mais fashion! rsss
Executiva de Panela
Oi Gina! Sukiyaki é um dos meus pratos favoritos da culinária japonesa. Sua receita parece saborosa! O repolho roxo deu um ‘tchan’ ao prato – ótima idéia! Gostei muito do seu blog! Beijos e bom feriado!
Josy
Gina, nunca provei esse prato, eu achava que a culinaria japonesa era sómente com alimentos crus, por conta disso, só provo a culinária chinesa, não sabia que tbém são assim, deve ser delicioso esse prato, tem ingredientes que aprecio muito, já que a maioria é legumes. Gostei muito dessa receita, ficou uma linda apresentação. Essa couve flor alaranjada, nunca tinha visto, adorei conhecê-la. Gina, não sei se vc sabe, mas por que será que no meu blogroll não aparece a foto do seu prato? Pergunto, por que não entendo muito. Se vc souber, e se for preciso que eu mude algo no meu blog, agradeceria… Bjokas
iliane
ah..eu amo um bom sukiyaky…e..faço sempre em casa..só quee esqueço de fotografar..é como yakysoba..a gente come sem oara..amei oseu..bjus
Sandra Bylaardt
Gina:
ficou coloridão, muito legal mesmo!
Mas a ideia dos cogumelos não é má para mim, hehe..
Bjinhus..
Cris
Um dos meus pratos orientais prediletos, delicia comer na feira este sukiyaki ..hum…..
Parabéns amiga…ficou de encher os olhos!!!!
bjs pra ti
Cris
laura lucia
Gina,
Não conhecia esta prato. Ficou lindão! Tem um colorido muito legal que desperta o paladar e o senso estético da gente. Parabéns pela receita!
Beijos. Que esta semana traga em seus dias muitos risos e amor, Laura Lucia
Marta
Adoro comida japonesa! Vou tentar fazer este prato, mas ao contrário, vou usar o tofu em vez da carne eheheh
beijinhos
FoodBrasil.net
Olá,
Visitamos agora teu blog e achamos muito simpático. Nós somos um portal de foodbloggers, e gostariamos de lhe convidar a nos visitar e fazer um cadastro,assim poderemos divulgar seus artigos em nosso site gratuitamente.
Ameixinha
Adoro os sabores orientais. Eu não sou fã de carne de vaca, prefiro os cogumelos 🙂