Salgados

Alcachofra recheada

Na minha visita à Chácara das Alcachofras Hamasaki, trouxe as flores para experimentar essa receita da Tania, que é muito boa. Aliás, saudade da Tânia, que sempre foi uma blogueira presente, carinhosa e com várias receitas que já reproduzi. Pena ter desativado seu blog!
Fazia tempo que não preparava alcachofra e só o tinha feito uma vez na vida, mas o sabor dessa iguaria tinha ficado na memória.
Retirei as folhas mais externas. Cortei com tesoura as pontas das folhas, coloquei de molho em água com limão por 30 minutos. Cozinhei em panela de inox por 40 minutos, mergulhando-as até um pouco acima da metade. Pode ser cozida em panela de pressão por 15 a 20 minutos. Afastei as folhas internas e recheei.
Segui o conselho de retirar os pelinhos do centro e me arrependi…É muito pelinho, processo trabalhoso e acho que podia ter deixado, uma vez que o molho pode ser comido com colher, juntamente com a polpa das pétalas e sobrariam o coração com os pelinhos, para retirar depois…
Um recheio mais simples é fazer um vinagrete com tomate, cebola, cebolinha, salsa, vinagre balsâmico, sal, pimenta-do-reino e azeite. Coloque em potes individuais, para que cada pessoa possa retirar as folhas da alcachofra, mergulhar no molho, usando-a como colherzinha e comendo, de modo a retirar também a polpa da base da folha. Nesse caso, usei o recheio abaixo.

Alcachofra recheada

Molho 
1 alho-poró grande picado (só a parte branca)
1/2 xícara (chá) de tomate seco picado
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de manjericão fresco picado
300 g de queijo fresco cortado em cubinhos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (chá) de orégano

Preparo

Refogue o alho-poró no azeite, junte o tomate seco, o queijo e mexa bem. Desligue, adicione o manjericão, o orégano e misture. Coloque no interior da alcachofra, regue com azeite e leve ao forno micro-ondas apenas para aquecer, 2-3 minutos. Sirva a seguir.

Foto: Roger Noguti

Sabe-se que as alcachofras são flores, mas esse interessante alimento ainda possui uma belíssima inflorescência, de cor roxa. Quando ela é produzida, as brácteas da alcachofra já estão impróprias para o consumo.
A foto foi gentilmente enviada pela Suemi, da Chácara das Alcachofras. Fica aqui registrado meu agradecimento mais uma vez, já que ao vivo ainda não consegui ver essa flor. Conversando com ela sobre isso, ofereceu-se para enviar-me por e-mail. São pequenos gestos que fazem a diferença nesse mundo.

Compartilhar:

19 Comentários

  • Vicentina

    Ficaram lindas, acredita que comi alcachofras sómente uma vez? Assim mesmo na casa de uma amiga, eu mesma nunca fiz.
    Que a linda a flor da alcachofra.
    Gina tbm tenho sentido muita falta da Tânia, e estou com uma receita dela pra publicar.
    Bjs

  • laura lucia

    Gina,
    Belíssimas as suas flores de alcachofra. Devem ter ficado divinas! Pena que aqui em Fortaleza não se encontra alcachofras frescas e lindas como estas suas. Parabéns pela receita nota dez.
    Um grande beijo, Laura Lucia

  • Rachel Azevedo

    Eita fiz confusão aqui, não sei se acabei enviando ou não…mas dizia eu que aqui em casa sempre que as encontro não perco a oportunidade, adoramos.

    Estava até agora preparando uma postagem para atender ao desafio feito pela amiga Rute outro dia…relacionei frutas com cada fase da vida, estava um tanto insegura mas no final acho que ficou bem legal, vou publicar no dia 15, aguarde e depois me dê seu parecer, certo?!
    Vou ficar uns 10 dias fora, minha filha vai se mudar de estado novamente e a mamãe vai dar uma assistência a ela, estou adorando , estava com saudades.
    Bjuss e fique com Deus!!!

  • Fer Guimaraes Rosa

    Querida Gina, alcachofras são tão bonitas. As flores entao, sao realmente intrigantes. A primeira vez que vi as flores roxas foi na horta da casa de uma amiga. Fiquei perplexa.

    Preciso te dizer que tenho a maior dificuldade para acompanhar o seu blog, porque seu feed não esta mais completo. Pra mim so aparece um pequeno paragrafo, mais nada. Uma pena.. Se voce resolver mudar novamente para o feed completo vou ficar muito feliz! 🙂

    um beijo!

  • paula pacheco

    Amiga, fico pensando se algum dia conseguirei fazer uma alcachofra, uma certa vez quando saimos eu e o meu marido e uns amigos em um barzinho, um deles pediu alcachofra com um molho, mas estava tão bom que eu comia como uma condenada hahahahha
    bjs
    Paula

  • Heloisa Cunha

    Gina,
    Que flor maravilhosa. Nunca havia visto.
    Gosto bastante de alcachofra, mas ainda não a comi recheada.
    Realmente, tirar aquele mundo de penugem deve dar um trabalho imenso.
    Beijo.

  • Ana

    Gina,
    Confesso que nunca cozinhei alcachofras, compro já preparadas, que vergonha, mas mesmo agora estive a ver uma cozinheira na televisão a ensinar como limpar e preparar alcachofras e pensei que era desta que eu ganahva coragem e comprava umas.
    Adorei a sugestão, simples e a salientar o sabor da alcachofra que é o mais importante.

    bjs e boa semana

  • Luna

    Eu acho muito chique alcachofra servida dessa maneira! Sempre tive muito medo de preparar, até porque aqui é raro encontrar pra vender in natura. Parece delicioso! 🙂

  • tatiane

    Gina, que coincidência, hoje estava na feira, vi algumas alcachofras, fiquei com tanta vontade de comer e trouxe. Comi somente cozidas com sal. Minha mãe fazia um preparo recheada também, a base era miolo de pão, muito bom e nunca consegui reproduzir sozinha – bem comida de mãe! Este recheio com queijo deve ficar muito bom!

    beijos

  • Josy

    Gina querida nossa, faz muito tempo que não faço alcachofras, adoro , principalmente o coraçãozinho delas (nada boba né? hehe). Minha saudosa mãe fazia assim, do jeito que vc fez, e como vc, tbém tirava os espinhos, mas da forma que vc disse, fica realmente mais fácil. Gostei dessa receita, mesmo por que nunca fiz assim, mesmo sabendo o sabor delicioso que fica, por que era sempre minha máe que fazia. A flor da alcachofra é infinitamente linda, adorei a foto… Bjos…ótimo feriado

  • Washington Takeuchi

    Oi Gina!
    Minha sogra faz alcachofras recheadas com porpeta e cozidas em molho de tomates. Fica especial.
    Porpeta: para cada 500g de carne moída (bom que seja patinho moído com um pouquinho de bacon), uma cebola média ralada, 1 pão francês amanhecido umedecido e despedaçado, 1 dente de alho amassado, 50 g de parmezão ralado na hora, 1 ovo. Antes de misturar tudo com a carne, interessante bater tudo num processador. Sal à gosto e pronto! Fica loko de bom!

  • Guloso e Saudável

    Gina,
    Embora conheça bem a alcachofra devido as minhas andanças, nunca me acostumei a utilizá-la in natura na culinária, embora o sabor seja agradável.
    As fotos estão lindas, assim como as alcachofras devem estar deliciosas.
    Beijo
    Vânia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *