
Feijão-de-corda com carne seca
Esse é um prato bem nordestino, que me trouxe saudade do tempo que morei em Recife.
Não foi planejado, mas o acaso me levou ao feijão-de-corda. Estava fazendo minha caminhada diária, quando resolvi esticar até a horta orgânica do Sr. Osvaldo, que conheci recentemente. Estava roçando o feijão na calçada, esteve ausente nesses dias de festa de final de ano e, quando voltou, tinham levado boa parte do feijão-de-corda dele. Combinei de voltar no final do dia para pegar o que sobrou. Assim, nosso almoço do dia seguinte já tinha cardápio decidido, feijão-de-corda com carne seca, abóbora, couve (também da horta), arroz e farofa. Cardápio bem nordestino, para o almoço de despedida do filho, que nasceu em Recife, embora tenha saído tão pequeno de lá, que sequer chegou a me chamar de “mainha”.
Feijão-de-corda com carne seca:
500 g de feijão-de-corda
400 g de carne seca cozida, dessalgada e desfiada
200 g de bacon picadinho
2 cebolas picadinhas (usei 1 branca e 1 roxa)
3 dentes de alho
1/2 pimentão vermelho picadinho
2 pimentas dedo de moça picadinhas sem sementes
Cebolinha a gosto
Preparo:
Ponha o feijão na água com sal, leve ao fogo e marque 20 minutos para cozinhar. Não mais que isso, para mantê-lo inteiro. Não precisa panela de pressão, por se tratar de feijão verde.
Numa panela, coloque o bacon para derreter e fritar, em seguida acrescente a cebola, o alho, a pimenta e o pimentão. Mexa um pouco e acrescente a carne seca, deixando uns minutinhos. Agregue o feijão cozido e escorrido, deixe aquecer, ponha a cebolinha e mexa bem.
Esse é o feijão-de-corda, com vagem avermelhada. Seu nome científico é Vigna unguiculata, também conhecido como caupi ou feijão-vigna, natural da África.
Tive a sorte de fotografar há mais de um mês a flor do feijão-de-corda, quando conheci a horta orgânica do Sr. Osvaldo.


20 Comentários
kelly
Achei o maximo sua receita parabéns querida!!
Gina
Que bom, fico feliz por isso!
Um abraço.
Manuela
Olá Gina, adoro feijão de corda,até mesmo simples com um fio de azeite por cima e algumas gotas de limão….Quando voltar ao Nordeste não me posso esquecer de trazer umas sementes, para cultivar no meu jardim,para fazer companhia às pimentinhas de cheiro. Beijinhos até breve
Gina
Eu também acho o gosto do feijão-de-corda só cozido muito bom. Se você tem onde plantar e pode ter as sementes, não perca tempo!
Bjs.
Lylia
Querida Gina,
Como boa cearense adoro essas comidas. Mesmo morando em Brasília há mais de 20 anos não deixo de fazer esses pratos que , para mim, sempre trazem saudade.
Linda a flor do feijão.Não conhecia.
Feliz 2013 pra você, com muita saúde , sucesso, prosperidade e felicidade na nova casa.
E, que estejamos sempre juntas por aqui.
Bj,
Lylia
Gina
Isso que é mais importante, que estejamos sempre juntas.
Bjs.
Fê Dayrell
Regina eu adoro feijão de corda e este seu com carne seca me deixou com uma vontade… hum…
bjo
Gina
Hoje fiz baião-de-dois, outro prato que leva feijão-de-corda e que gosto muito.
Bjs.
Marly
Gina,
Minha avó, que era uma mineira-baiana, nascida na divisa dos dois estados, costumava fazer este feijão, bem como o guandu e outras coisas típicas daquelas bandas, rsrs. A sua refeição ficou mesmo bem nordestina, gostei!
Também ri do “mainha”, que o menino não chegou a adotar, rsrs.
Olha, desejo que vocês sejam muito felizes, na casa nova, mudar no início do ano é ótimo, pois nos permite definir um pouco a trajetória das coisas durante o ano, né?
Beijo e boa tarde!
Gina
Amanhã quero fazer outro prato com esse feijão. Assim, vou matando a saudade daqueles tempos, do sotaque peculiar, dos sabores, dos costumes, do linguajar, dos colegas de trabalho e tudo mais.
A filha pegou um pouquinho de sotaque, porque era mais velha, mas o mainha não…rs!
Obrigada pela força, Marly!
Bjs.
Guloso e Saudável
Bom dia Gina,
Gosto muito de feijão de corda, é uma refeição nutritiva, saborosa, saudável, para mim perfeita e prática, ótima sugestão.
Beijo, boa semana,
Vânia
Sandra Bylaardt
É uma delícia mesmo este feijão! Da última vez que fui à feira nordestina aqui no Rio, trouxe para casa. E o seu só faltou jogar um queijinho coalho por cima, hein, Gina!
Bjinhus..
Gina
Menina do céu, vou deixar o queijo coalho para o baião-de-dois!
Bjs.
Diana
Adoro pratos regionais. Inda mais dessa região do Brasil. São pratos com bastante personalidade
bjos
Gina
É verdade, Diana, são pratos substanciosos.
Bom 2013!
Teresa Newman
Iguaria muito consumida aqui no Nordeste, adoro! Bom 2013 querida.
Gina
Como filha de nordestino, adoro!
Feliz 2013!
Pedro
Acabei de colher esse feijão de corda, vou fazer a receita. 💯💯💯
Maria de Lourdes
Realmente este não é o feijão Guandu ou feijão andu, fiz confusão.
Sua receita parece muito gostosa, eu gosto muito de comidas regionais, nossa culinária é muito rica, pena que as pessoas não dão tanta importância como a comida que eles dizem ser alta gastronomia.
Bjs
Gina
Comigo não é assim, Lourdes. Gosto de experimentar de tudo, tenho raízes nordestinas, morei em muitos lugares e acho maravilhosa a diversidade culinária do Brasil!!!
Felizmente, existem alguns chefs que têm se preocupado em manter elementos da nossa culinária, ainda que apresentem com uma nova roupagem.
Isso é sabor, memória afetiva, prazer em sentar na mesa e saborear um bom prato brasileiro!!!
Tenha uma ótima semana!