Queijo poronguinho
Vocês conhecem o queijo poronguinho? Quando vim morar no Paraná, fui logo apresentada a esse queijo da região dos Campos Gerais. Meu marido trazia de Palmeira. Caiu no agrado na família imediatamente.
Dizem que é produzido na região há mais de 50 anos. O poronguinho tem a consistência de muçarela. Mas o formato dele me trazia lembranças da infância/adolescência, quando meu pai vendia queijos. Não era esse o nome que ele tinha. Minha memória me dizia algo como “cavalo” e fui pesquisar. Voilá! Trata-se do queijo caccio cavalo, de origem italiana, que tem formato muito parecido com esse.
Porongo ou cabaça (Lagenaria siceraria) é um fruto da família das curcubitáceas, natural da África e da Índia.
Com o fruto seco se faz artesanatos e utensílios. Por conta da semelhança com o porongo, veio o apelido do queijo.
Outro nome pelo qual é conhecido é caxi.
10 Comentários
Tania
Aqui chamamos de Caccio Cavalo. No mercado de SP eles fazem um recheado com manteiga. Uma orgia calórica mas muito delicioso.
Vicentina
Gina, por aqui este queijo é chamado de “cabacinha” com certeza por causa tbm de parecer com o porongo que tbm chamamos de cabaça.
Gosto demais deste queijo.
Bjs e uma Boa Tarde
Gina
E nos tempos de venda de queijo do meu pai era queijo cavalo. Legal essa diversidade pelo Brasil afora.
Bjs.
Josy
Gina, quando bati o olho no título do seu post pensei comigo: Claro que conheço. Queijo Polenguinho quem não conhece. Isso é o que dá, querer ler sem prestar atenção. Nunca ouvi falar nesse queijo, pois então, viu só, além de aprender deliciosas receitas, adquiro mais cultura. Adorei o formato, idêntico a planta, que por sinal, parece mesmo uma cabaça. Linda essa abóbora. Beijinhos
Gina
Isso acontece muito, Josy!! Essa vida agitada faz a gente não atentar para os detalhes.
Bjs.
Marli Soares Borges
Regina, eu também adoro esse queijo. Aqui em casa todo mundo gosta. E também ganhei uma muda de cabaça e plantei. Estou esperando para ver se vai dar. Beijos. Marli
Gina
Esse queijo foi uma boa descoberta por aqui, que ainda me remeteu ao passado.
Então, queria encontrar alguém que tivesse essa planta em casa e foto da cabaça. Até pedi a uma amiga, que tem sítio, mas ela não tem. Boa sorte com ela.
Bjs.
Mineko Nakajima
Adoro esse queijo caccio cavalo…uma delicia!!
(via facebook)
Marisa Vlasic
Não conhecia esse queijo Gina, muito singular o formato dele, adorei !! Incrível como sempre temos algo novo a conhecer ou aprender e isso é muito bom, eu amo aprender coisas novas, estou até aprendendo alemão, quem diria…rsrs
Acabei de me inscrever no sorteio, como tenho o endereço dos meus pais, no Rio, se eu ganhar, eles podem guardar pra mim, agora é só torcer!!
Gina, estarei no Rio por dois meses, chegarei para o natal e ano novo e ficarei até o final de fevereiro, pois quero estar presente no aniversário de 30 anos do meu filho. Quem sabe até lá não pinta uma oportunidade de você viajar para o Rio, seria muito bom poder te encontrar pessoalmente!! Beijinhos
Gina
Marisa,
Nesses 5 anos de blog aprendi muito. Conheci muitos ingredientes, receitas de muitos lugares do mundo, temperos novos. Até mudei alguns hábitos. Isso tudo é muito bom.
Aprender línguas é outra coisa bacana.
Quem sabe dê certo um encontro até lá? Encontro é comigo mesma!
Bjs.