Empanada de bacalhau
A primeira vez que fiz empanadas, deixei-me envolver pelas recordações do show de tango que assisti em Buenos Aires, onde as empanadas, levadas pelos espanhóis, tornaram-se famosas, ganhando características próprias de acordo com a região. É muito bom viajar pela cultura dos países através de seus alimentos. A empanada mais tradicional é a de carne, cortada em pedaços bem pequenos, mas hoje apelei para um recheio bem caprichado de bacalhau e fiz os repulgues corretamente. Confira as dicas.
Empanada de bacalhau:
Recheio:
400 g de bacalhau dessalgado em lascas (usei Bacalhau Dias)
3 colheres (sopa) de azeite
1 alho-poró
1 cebola pequena em cubinhos
2 dentes de alho
Pimentão amarelo e vermelho a gosto
8 azeitonas picadas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
2 ovos cozidos
1 colher (sopa) de amido de milho
1/2 xícara de água
Preparo:
Refogue no azeite de oliva a cebola e o alho-poró. Em seguida, o alho, o bacalhau, o pimentão, as azeitonas. Tempere com sal e pimenta. Acrescente os ovos cozidos picadinhos. Dissolva o amido de milho na água e junte ao recheio para unir, mexa bem e desligue.
Massa:
250 g de farinha de trigo
50 g de manteiga
1 colher (chá) de sal
90 ml de água morna
1 gema para pincelar
Preparo:
Misture farinha, manteiga e sal e vá acrescentando a água morna até tornar uma massa homogênea. Se necessário, acrescente um pouquinho mais.
Divida a massa em porções de 50 g, forme bolas e abra com rolo círculos de 13-14 cm. A massa rende 8 empanadas. Divida o recheio em 8 partes e coloque-o já frio no círculo, fechando como um pastel. Não é preciso passar nada nas bordas, apenas pressionar para fechar.
Agora vamos aos repulgues, que são as dobraduras da borda. A massa é bastante maleável. Pressione a massa num dos cantos, formando um bico, dobre-o para cima. Pressione novamente. Com isso, ao mesmo tempo que une a dobra à parte superior da empanada, forma um bico para baixo, como um triângulo. Siga o procedimento até o final. Pincele gema diluída com gotinhas de água (egg-wash) e leve ao forno preaquecido a 190° por aproximadamente 30 minutos, em assadeira untada.
A empanada de bacalhau fica generosamente recheada.
As suculentas tornaram-se minhas plantas companheiras em maior número, pela facilidade de manutenção, além da harmonia na composição das espécies. Em destaque, a planta-zebra( Haworthia fasciata ou attenuata) e a dedinho-de-moça (Sedum Pachuphyllum).
13 Comentários
ROSANE
AMEI
Lúcia Soares
Esta é minha massa preferida, minha mãe fazia um empadão de galinha com ela.
Lindo o trabalho da beirada. Boa para se fazer inteira tb, em tabuleiro, né?
Beijo, Gina.
Gina
Essa massa é muito boa de trabalhar. Por falar em empadão da galinha, isso lembra muito as refeições da minha infância, com a mesa cheia de gente.
Bjs.
Bárbara Cavalcante
Vou testar com franguinho, parece uma delícia mesmo!!
Gina
Um bom recheio já garante grande parte de aprovação. Aproveite!
Um abraço.
Josy
Acredita que nunca fiz empanadas Gina. Já provei, claro, são deliciosas, mas agora me pergunto por que ainda não fiz. Ficaram lindas as suas. Perfeccionista como é, o acabamento ficou perfeito. O recheio nem preciso falar que adoro. E que recheio generoso mesmo Gina, aposto que não sobrou pedra sobre pedra dessas delicinhas. Também gosto muito das suculentas, são fortes,não exigem muita água e para os esquecidos como eu, não correm o risco de morrerem antes que eu me lembre que elas também tem vida kkkkk. Beijocas
Gina
Josy,
Uma das características das empanadas é ser bem recheada, deixando-a altinha.
Com essas dicas, espero que não deixe de experimentar. Você verá que é bem fácil mesmo.
Bjs.
Beth Lilás
Simplesmente fantásticas suas empanadas, ficaram iguaizinhas as que comi também em Buenos Aires e numa outra cidade mais de interior da Argentina, que delícias!
Não sei se consigo dar este formato tão bem feito, mas juro que vou tentar qualquer dia desses, fiquei super entusiasmada com a facilidade da receita.
E, também, adoro suculentas, tenho-as no meu jardim aqui e lá em cima, são lindas e fáceis de cuidar.
beijinhos cariocas
Gina
Beth,
Você consegui sim. Quando fiz as primeiras, há anos não conhecia o jeitinho de dobrar e fiz de outra forma, mas essa é muito melhor. Não tem erro e mais rápido do que você imagina.
Bjs.
Bombom
Tenho uma prima espanhola que nas festas me trazia sempre uma Empanada de Bacalhau que eu adorava. So que se faz num tabuleiro e fica grande. Estas da Argentina em formato pequeno ficam muito bonitas e devem ser muito gostosas. Fica lindo o rendilhado do remate! Bjs, Bombom
Gina
Bombom,
Esse é o formato característico dos argentinos. Experimente fazer a receita com carne, que está no link, que é a mais tradicional e muito saborosa.
Bjs. e grata pela visita!
Cucchiao pieno
Querida Gina
Vocè é uma artista, pois as tua empanadas ficaram lindas – parabéns!
Bjim e tenha um lindo dia.
Léia
Gina
Menina, enquanto não refiz as empanadas como o acabamento correto, não sosseguei…rs! Sabemos que o mais importante é o sabor, mas gosto dos pratos com uma boa apresentação.
Um ótimo dia, Léia!!
Bjs.