Bolo de Gales
As frutas secas são ótimas em substituição às sobremesas, só para satisfazer a necessidade por algo doce, desde que consumidas em pequenas porções. Costumo tê-las sempre em casa e bem variadas. Foi assim que me veio a vontade de fazer esse bolo de Gales, cuja receita tenho há anos em meus arquivos. É o tipo do bolo apropriado para as festas de final de ano, mas comigo é quando tenho vontade mesmo.
Bolo de Gales:
Massa
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de canela
1 pitada de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 xícara (chá) de ameixas
1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas (usei damasco e figo turco)
1/4 xícara (chá) de passas claras
1/4 xícara (chá) de passas escuras
1/4 xícara (chá) de tâmaras
1 e 1/2 colher (sopa) de licor de cacau
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
50 g de manteiga
300 ml de água quente
1 ovo
1/2 xícara (chá) de castanhas (do Pará, de caju, nozes ou amêndoas)
Cobertura:
40 g de chocolate branco
40 g de chocolate meio amargo
Cerejas em calda
Nozes (ou amêndoas, etc.) – o mesmo que usar no recheio
Preparo:
Peneire os secos e reserve.
Misture as frutas picadinhas, exceto as passas, que são inteiras. Adicione o licor, a baunilha, a manteiga e a água quente. Mexa bem e vá adicionando os secos com delicadeza. Acrescente o ovo batido e as castanhas.
Leve ao forno preaquecido a 180º em forma untada e enfarinhada. Asse entre 30-40 minutos até ficar dourado. Faça o teste do palito. Depois de frio, decore com os chocolates derretidos, as cerejas e as nozes.
A receita é adaptada do Chef Álvaro Rodrigues. Rende um bolo grande.
Mais um pouquinho das minhas suculentas… Gosto muito!
12 Comentários
Maria da Conceição Barcelos
Que lindo! Amo fazer e comer bolos ,é claro ! Kkkk
Geni Gimenez
Bolo de frutas é sempre muito bom em qualquer época do ano, o seu bolo está muito bonito e com certeza deve ter ficado delicioso. Uma tentação! E que vasinhos lindinhos. Bjs!
Gina
Olá, Geni!
Esse é um bolo denso, muito saboroso e aromático.
Grata pela visita e já fui lá retribuir a visita ao seu cantinho.
Um abraço e volte sempre.
Alda Helena
Esse bolo é uma delícia! E esses vasinhos onde encontro?
Gina
O bolo é ótimo! Os vasinhos são de uma loja de artigos de casa de Curitiba. Eles têm um cantinho de floricultura. Não têm a marca, mas também acho lindos.
Josy
Querida Gina, que lindo seu bolo. Sou como vc, deu vontade, não me importa a época, o dia, desde que eu tenha os ingredientes, vou para a cozinha e faço. Nem estamos na época de festa junina e ontem me deu uma vontade enorme de comer canjica, foi o que fiz hehehe. Seu bolo tem uma explosão de sabores. Adorei a receita e a cobertura, e a apresentação ficou fantástica. Mimosos os vasinhos, lindos e delicados, tbém gosto muito de suculentas, fáceis de cuidar para quem é fácil de esquecer de aguar. Beijnhos
Gina
Josy,
Já que você falou em canjica, amanhã mesmo vou fazer. Aguçou a minha vontade! Canjica é coisa que como o ano todo, exceto nos dias mais quentes.
Esses vasinhos são os meus queridinhos.
Bjs.
Sil
Que bonito!
Lylia
Oi Gina,
Adoro esses bolos com frutas e , como você, não espero o Natal para faze-lo. Gostei da ideia da cobertura de chocolate branco com preto.Ficou linda!
Bj,
Lylia
Gina
Opa, mais adepta do fazer quando se tem vontade! Podendo fazer um charminho, sempre é melhor na apresentação, não é mesmo?
Bjs.
Marisa Vlasic Bajtalo
Comigo também é assim Gina, gosto de fazer coisas gostosas quando tenho vontade de comê-las…rsrs. Essa receita é fantástica, tem tudo que eu adoro!! O seu bolo ficou lindo demais, super bem decorado e o sabor já estou até imaginando e salivando. É claro que eu não poderia sair daqui desse cantinho hoje sem levar essa receita…hehe
Beijinhos
Gina
Marisa,
Além do sabor rico em frutas e aromatizantes, é um bolo denso, úmido e duradouro. Muito bom mesmo!
Bjs.