Eventos,  Pães

9° World Bread Day – Kouglof

Kouglof é um pão oriundo da Alsácia, na fronteira Alemanha-França e recebe outros nomes, como Kugelhopf e Gugelhupf. É feito numa forma própria, alta e canelada. Decidi fazer o meu kouglof em miniatura.
Existem algumas lendas para a origem desse pão. Uma delas diz que os 3 Reis Magos, voltando de Belém pela Alsácia, foram recebidos com muita hospitalidade e, para agradecer, fizeram esse pão, modelado em forma de turbante.
O kouglof é a minha contribuição para o Dia Mundial do Pão.
O 9° World Bread Day é um evento promovido pela Zorra, do blog kochtopf.


KOUGLOF:

300 g de farinha de trigo
60 g de açúcar
10 g de fermento biológico fresco
150 ml de leite
1 ovo
3 colheres (sopa) de rum
5 g de sal
60 g de manteiga em pomada
50 g de passas
25 g de amêndoas*
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

kouglof

Preparo:
Coloque as passas de molho em água morna e reserve. Dissolva o fermento no leite morno e deixe levedar.
Na batedeira, com o batedor de gancho, coloque farinha de trigo, açúcar, fermento levedado, ovo, rum e bata por 8 minutos e velocidade média. Acrescente o sal, a manteiga em pomada e bata por mais 8 minutos. Em seguida, as passas escorridas e bata ligeiramente para mesclar bem. A massa fica bem elástica. Cubra com plástico e deixe crescer até dobrar de volume. Pressione a massa um pouco para retirar o ar. Unte bastante a assadeira. Coloque no fundo as amêndoas sem pele, cubra com a massa e deixe crescer até próximo da borda. Leve ao forno preaquecido a 180° até corar, aproximadamente 40 minutos. Nas formas pequenas, levou apenas 15 minutos. Deixe esfriar bem antes de desenformar e polvilhe com açúcar de confeiteiro.
*Fazendo numa assadeira grande e alta, bastam 25 g de amêndoas. Se fizer nas pequeninas, como eu, vai necessitar bem mais do que isso.
Receita adaptada daqui.

Veja como foram minhas participações anteriores:
8° World Bread Day – pão húngaro de frutas
7° World Bread Day – shakerbura
6° World Bread Day – Pão sovado
5° World Bread Day – Pão com ômega 3

Abutilon megapotamicum

Para harmonizar com esse pão, escolhi o chapéu-de-cardeal (Abutilon megapotamicum), que é originário do Brasil. Outros nomes populares são sininho, lanterna-chinesa e lanterninha-japonesa.

Compartilhar:

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *