Suflê de queijo-reino
O suflê de queijo-reino tem história! Meu pai vendia queijos desde a década de 1960. Lembro bem dos queijos Minas, que vinham de Paracatu. O queijo prato vinha de Bom Jardim de Minas. Já contei como chegavam à nossa casa nesse post. Lembro do queijo lanche, “cavalo” (ou cabacinha) e do queijo-reino, que também conhecíamos como queijo de cuia. Eu era criança, mas não esqueço a chegada do caminhão que vinha de Minas, trazendo as encomendas. Quanto trabalho dava abrir os jacás, acondicionar, manter e entregar! Entre tantos produtos que ele vendia, os queijos foram os que mais deixaram marcas. Minha geladeira precisa deles ou meu lanchinho já não será o mesmo sem eles…
Consultei minha mãe para ver se lembrava das marcas de queijo e ela lembrou-se dos Queijos Palmyra, que tem esse nome porque começaram a ser produzidos na primeira fábrica de laticínios do Brasil, a Companhia de Laticínios da Mantiqueira, em Palmira (MG), hoje Santos Dumont. Aliás, escolhi publicar hoje esse post justamente por ser o Dia do Aviador .
Esse foi o estande dos Queijos Palmyra e Borboleta, no encontro de blogueiros em São Paulo (SP). Lá estava a simpática Ana Paula e toda equipe, que ainda preparou umas gostosuras pra nós. Veja aqui.
O queijo-do-reino é uma variedade de queijo semiduro e maturado, que tem a forma arrendondada e a casca vermelha, em função do uso de urucum.
Vem acondicionado numa embalagem de flandres. É o primeiro queijo curado, criado e industrializado no Brasil, inspirado no Edam da Holanda, que era importado pela corte portuguesa. A origem do nome se deve a isso, ele abastecia os nobres do reino de Portugal, que aqui se estabeleceram.
A fábrica dos queijos Palmyra foi fundada em 1888. De acordo com Leopoldo Costa, no livro “O Leite em Minas Gerais”, de José de Souza Castro, o proprietário da fábrica mandou vir da Holanda um técnico para produzir queijos finos. Mais tarde, esse técnico construiu sua própria fábrica, a Borboleta.
Ganhei esses dois queijos e me vem à memória detalhes da infância, o que acabou gerando esse post longo, recheado de motivos para me deixar divagar… Mas vamos à receita do suflê de queijo-reino!!
Suflê de queijo-reino
500 ml de leite
Sal e pimenta-do-reino a gosto
6 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fécula de batata (ou farinha de arroz)
4 ovos
1 1/2 xícara (chá) de queijo-do-reino ralado fino
Preparo:
Ferva 300 ml de leite com sal, pimenta-do-reino e manteiga, atentando para a quantidade sal, uma vez que o queijo já é salgado. Dissolva a farinha e a fécula nos 200 ml de leite restantes e verta na panela, em fogo baixo, sempre mexendo para não empelotar. Retire do fogo, acrescente as gemas, uma a uma, o queijo e, por último, as claras em neve, mexendo delicadamente. Leve ao forno preaquecido a 190°, em forma para suflê untada. Asse entre 20 a 25 minutos ou até corar. Sirva imediatamente.
Nota: Esse NÃO é um post patrocinado.
A asa-de-borboleta (Christia Obcordata ‘Stripe’) é natural da Ásia.
33 Comentários
Geisa Marsoa
Uau🤩
Tá Delícia
Hummmmm desejei😍
Mari Mallemont
Que tbt gostosa essa💖
Cozinha do Amor
Que souflé lindo! E se tem história não vou perder, vou já ao blog!!! ❤️❤️
Jorge Ferrer
Deve ser delicioso!!!
Roliçando
Tava na procura de uma receita de suflê, salvou!!
Elen Guimaraes
Nossas melhores lembranças unem família e comida 😍
Adriana Werneck Vane
Amei viajar nesta história e conhecer um pouco mais sobre os queijos….amo e aqui em casa tem queijo por todos os lados!!!
Gina
Oi, Adriana!
Não fico sem queijo e sempre algumas variedades.
Dá para imaginar sua casa como uma filial de Minas…rs!!
Gostei de ver você por aqui compartilhando as histórias do queijo e da nossa vida, coisas bem interligadas.
Bjs.
adriana
pode substituir o queijo do reino por outro queijo?
Gina
Uma boa substituição é por queijo parmesão, devido à textura e teor de sal.
Um abraço.
Marina Mott Ruggiero
delícia! boas lembranças … e ainda por cima com queijo!! bj!
(via facebook)
Gina
Beijo pra você também, Marina.
(via facebook)
Monica Furtado
E a manteiga, misturo em qual momento na receita?
Gina
Boa observação, Mônica!!
Ferve junto com o leite. Já corrigi no preparo. Obrigada!!
Boa semana pra você e volte sempre!
angela
suas postagens sempre perfeitas. é muito bom ter memórias, aliás adoro as gustativas. o suflê deve ter ficado um show. bj
Gina
Ângela,
Memórias carregadas de afeto, de um tempo que passa tão rápido e vai deixando marcas…
Esse suflê rende bastante. Perfeito pra sua família!
Bjs.
Ana Claudia
lindo Gina…
(via facebook)
Gina
Vicentina e Ana Cláudia, brasileiro tem uma forte ligação com queijo. Gosto tanto deles, que tenho um marcador no blog só para eles, dando ênfase aos queijos brasileiros!
(via facebook)
Vicentina
Que lindo ficou, tbm adoro queijo!
(via facebook)
Simone Frantzezos
adorei o post Gina, suflê de queijo era presença obrigatória na cozinha francesa da minha avó, também tenho lembranças maravilhosas…
(via facebook)
Gina
Simone, que bom que o post lhe sensibilizou também. 🙂
(via facebook)
Zenaide Storino
Bom, só me resta então ver se tenho os ingredientes, ver sua receita e preparar esse delicioso suflê,rsrs. Obrigada, querida.
(via facebook)
Gina
Se quiser e não tiver esse queijo, substitua por outro, que vale a pena. Fui longe nas minhas divagações, né…rs?!
(via facebook)
Zenaide Storino
Fui lá ver sua receita e adorei o estória, gosto muito de “causos” de família. Queijo cuia, esse também faz parte da minha infância. Não tenho queijo do reino em casa, mas tenho um bom parmesão (GRANA PADANO) e Gouda. Posso misturar os dois, né? deve ficar bom.
(via facebook)
Gina
Claro que pode e deve!! Já fiz com parmesão e prato.
(via facebook)
Nadja Oberg
Queijo tipo Reino! Desde pequena meu pai tinha o hábito de comprar toda sexta-feira saudades!!!
(via facebook)
Gina
É tão gostoso quando os alimentos guardam boas lembranças, né, Nadja Oberg?
(via facebook)
Ana Paula
ai que lindo, amo suflê, mais uma vez obrigada, Regina Castro
(via facebook)
Gina
Há meses venho ensaiando esse post, Ana. Consultei minha mãe, já que meu pai é falecido, e consegui as informações que queria. Queijos são marcantes pra mim. Por nada, foi um prazer!
(via facebook)
Ana Paula
Nossa acabei de ler, lindo post, e obrigada pelo simpática rsrs
(via facebook)
Executiva de Panela
Regina, postagem perfeita! Tem história, cultura, infância e comida! Amei! Quero muito fazer esta receita! Já favoritei. O queijo do reino é meu favorito e um suflê com ele… Hmmmm… Que delicia! Beijos, Paula
Gina
Faz sim! Como é seu favorito, pode até colocar um pouco a mais, desde que mantenha a leveza.
Obrigada, Paula! A gente tem um certo trabalho fazendo posts assim, mas fica feliz em colocar a alma junto com eles, não é mesmo?
Bjs.