Eventos,  Pães

6º World Bread Day – Pão sovado

Bake Bread for World Bread Day 2011
É a 2ª vez que participo desse evento promovido anualmente pela Zorra, do blog 1x Umrühren Bitte. Hoje também é considerado o Dia Mundial da Alimentação e nada melhor do que o pão para representar o alimento básico da humanidade há milênios.
Quando criança, costumávamos comprar um pão na padaria próxima de casa, que conhecíamos como provenciano ou “provêncio” e que hoje é conhecido como pão sovado. Especialmente para esse evento, resolvi fazer pela primeira vez, resgatando esse sabor tão especial e que me traz boas recordações da infância.
Esse pão é considerado como oriundo da Provence, daí seu nome.

Pão sovado (provence)

150 ml de água
25 g de fermento biológico fresco
500 g de farinha de trigo
1 ovo
60 g de açúcar
25 g de manteiga sem sal
25 g de leite em pó (3 1/2 colheres de sopa)
10 g de sal

Pincelar

1 gema
1 colher (chá) de água
1 colher (chá) de açúcar

Preparo

Na máquina de fazer pão, coloque todos os ingredientes líquidos primeiro e depois os secos. Escolha a opção amassar. Sugiro que desligue após a massa ser batida. Deixe descansar meia hora e bata novamente. Retire a massa e continue a confecção do pão manualmente.

Convencional

Dissolva o fermento da água morna e deixe levedar por 15 minutos.
Numa tigela, coloque 400 g de farinha, faça uma cova no centro e coloque ovo, açúcar, manteiga, leite em pó e mexa. Agregue o fermento levedado, mexa bem e, por último adicione o sal. Acrescente o restante da farinha de trigo aos poucos. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove bastante a massa, até que tenha absorvido toda a farinha.
Deixe descansar por 30 minutos e sove novamente. Deixe crescer por 1 hora.
Abra a massa com o rolo em formato de retângulo. Enrole como rocambole bem apertado para não entrar ar. Corte a cada 5 cm. Achate os círculos e una-os dois a dois, com a parte da abertura para dentro. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Deixe crescer 30 minutos. Preaqueça o forno a 200° C.
Bata a gema com água e açúcar e pincele bem os pães. Faça um corte no sentido longitudinal e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até ficar corado.
Nota: a receita é de um curso de panificação, que fiz há 6 anos.

Lavanda

Não há flor que melhor represente a Provence do que a lavanda. A Lavandula angustifolia é natural do Mediterrâneo, da África e da Índia.

Compartilhar:

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *